TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DELINEAMENTO DE EXPERIMENTOS METODOLOGIA SIX SIGMA

Por:   •  23/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  573 Palavras (3 Páginas)  •  321 Visualizações

Página 1 de 3

ISCA – INSTITUTO SUPERIOR DE

CIÊNCIAS APLICADAS

4º SEMESTRE DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO ELÉTRICA

DELINEAMENTO DE EXPERIMENTOS

METODOLOGIA SIX SIGMA

 

DATA: 11/2013

NOME:        Anderson Luiz Ferreira                RA: 133641161

O QUE É SEIS SIGMA

É uma metodologia focada na eliminação dos defeitos de processos dentro de uma organização e que tem como objetivo proporcionar aos seus clientes um serviço ou produto, próximo da perfeição. A metodologia se baseia no desenvolvimento de projetos com forte aplicação estatística com coerente alinhamento no uso das ferramentas da qualidade e uso de métodos quantitativos em geral.

COMO SURGIU

Em meados da década de 1980, a Motorola decidiu levar a questão da qualidade a sério. Ficando para trás em relação aos concorrentes estrangeiros que conseguiam vender produtos de melhor qualidade e custos inferiores. Nessa época, a Motorola destinava cerca de 5% a 10% dos investimentos - as vezes até 20% - para corrigir defeitos em seus produtos, o que equivalia cerca de US$ 900 milhões por ano. Então a Motorola criou o programa Seis Sigma, cujo conceito estatístico é muito simples: reduzir a variabilidade de um processo de tal maneira que entre a sua média até o limite da especificação (superior ou inferior) contenha seis vezes o desvio padrão.

QUEM CRIOU

De modo simplificado, o 6-Sigma é um programa de redução de defeitos que nasceu na Motorola sob influência das idéias de Joseph M. Juran e W. Edwards Deming. Com o objetivo de reduzir a taxa de falhas em seus produtos eletrônicos manufaturados. O programa foi elaborado com o severo desafio do “desempenho livre de defeitos”, e tinha como principais objetivos o aprimoramento da confiabilidade do produto final e a redução de sucata. No entanto, ele é muito mais do que isso, como explica o criador do conceito de seis sigmas Gary Cone. Cone diz que, na verdade, não se trata de um simples esforço para aumentar a qualidade, é um processo para aperfeiçoar processos empresariais. No nível mais elevado, é um programa de melhoria do negócio como um todo que utiliza ferramentas diversas. O importante garante Cone, é que isso pode ter grande impacto nos resultados financeiros da companhia, aumentar a satisfação de seus clientes e ampliar a participação no mercado, tudo o que significa mais valor para os acionistas.

FINALIDADE

Chegar muito próximo de zero defeito, erro ou falha. Medir elementos do processo de gerenciamento pela qualidade. Forma quantitativa de medir os esforços de qualidade. Melhorar a qualidade da gestão. Redução de custos. Ampliar a qualidade do produto ou serviço.

O QUE DETERMINA O SUCESSO DO SEIS SIGMA

Mudança da cultura da empresa. Conhecimento. Comprometimento da alta administração. Seleção das pessoas certas para treinamento. Alinhamento dos projetos. Adequar os investimentos iniciais às expectativas da empresa. Incentivo dos funcionários. Trabalho em equipe.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (151 Kb)   docx (123.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com