TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Metodologia DMAIC Six Sigma e a ferramenta DMAIC

Por:   •  8/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  772 Palavras (4 Páginas)  •  308 Visualizações

Página 1 de 4

A metodologia DMAIC Six Sigma e a ferramenta DMAIC

A metodologia DMAIC é uma ferramenta composta por 5 fases: Define (ou definir), Measure (ou medir), Analyze (ou analisar), Improve (ou melhorar) e Control (ou controlar). Essas ferramentas têm como objetivo produzir melhorias nos processos dentro de uma organização, eliminando as falhas e defeitos nas produções e serviços melhorando a lucratividade da empresa e aumentando sua participação no mercado


[pic 1]

  • Define the problem: definição do problema a partir de opiniões de consumidores e objetivos do projeto;
  • Measure key aspects: mensurar e investigar relações de causa e efeito. Certificando que todos os fatores foram considerados, determinar quais são as relações. Dentro da investigação, procurar a causa principal dos defeitos;
  • Analyse: análise dos dados e o mapeamento para a identificação das causas-raiz dos defeitos e das oportunidades de melhoria;
  • Improve the process: melhorar e otimizar o processo baseada na análise dos dados usando técnicas como desenho de experimentos, poka-yoke ou prova de erros, e padronizar o trabalho para criar um novo estado de processo. Executar pilotos do processo para estabelecer capacidades;
  • Control: controlar o futuro estado de processo para se assegurar que quaisquer desvios do objetivo sejam corrigidos antes que se tornem em defeitos. Implementar sistemas de controle como um controle estatístico de processo ou quadro de produções, e continuamente monitorar os processos.

Metodologia Six Sigma ou, em português, Seis Sigma, é aplicada para melhorar processos utilizando análises estatísticas em vez de suposições. Esse método ficou conhecido por ter sido muito utilizado na década de 1980 pela  Motorola e posteriormente pela GE. A idéia principal do Seis Sigma é a utilização de estatísticas para prever e melhorar processos.

O Six Sigma tem como objetivo principal evitar que a variação em um processo cria desperdícios e erros, sendo assim, se eliminarmos as variações, os processos serão mais eficientes.

O objetivo fundamental da metodologia é a implementação de uma estratégia baseada em medições focadas na melhoria de processos e redução de variação através da aplicação dos submétodos DMAIC e DMADV. Neste artigo apresentaremos o DMAIC.

DMAIC é o acrônimo, em inglês, para define, measure, analyze, improve e control (definir, medir, analisar, melhorar e controlar).

Fonte: goleansixsigma.com

Ao resolver um problema, cada uma das fases é aplicada da seguinte forma:

Define: definir o problema

Nesta fase os líderes do projeto criam um documento chamado Project Charter (Termo de Abertura do Projeto) contendo o escopo, objetivos e participantes; além disso, devem-se identificar quais aspectos serão fundamentais para levar ao sucesso do projeto. Assim, uma visão de alto nível do processo é criada e as necessidades dos consumidores são mais bem entendidas.

Measure: mapear o processo atual

Aqui o processo atual deve ser documentado, as técnicas de medição devem ser validadas e o desempenho da linha de base deve ser avaliado. Algumas ferramentas que podem ser utilizadas nesta fase incluem gráficos de tendência, gráfico de Pareto, fluxogramas do processo, etc.

Analyze: identificar a causa do problema

Na fase de análise as principais causas do problema são isoladas. Na maioria dos casos não haverá mais de três causas que devem ser controladas a fim de alcançar o sucesso – se muitas causas são identificadas, então ou o time não isolou as causas primárias ou os objetivos do projeto são muito ambiciosos para serem atingidos em um único projeto (há exceções!). Existem várias ferramentas para coletar informações e conduzir experimentos objetivos para identificar ou confirmar as causas principais. Algumas comumente utilizadas são: Diagrama de Pareto, Diagrama Espinha de Peixe, 5-Why, Teste de Hipóteses, Análise de Regressão, Gráfico de Série Temporal, Análise Multivariável, Histograma e Diagramas de Dispersão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (178.6 Kb)   docx (671.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com