TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DENSIDADE EXPERIMENTO REALIZADO

Por:   •  2/12/2018  •  Relatório de pesquisa  •  487 Palavras (2 Páginas)  •  303 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

Universidade São Judas Tadeu

QUÍMICA TECNOLOGICA

RELATÓRIO Nº. 01

DENSIDADE

EXPERIMENTO REALIZADO EM: 13/03/2018

Amanda da Silva

RA: 81725677

  • Introdução

A densidade existe para determinar a quantidade de matéria que está presente em certa quantidade de volume. Onde por meio de um cálculo de divisão, massa por volume, se encontrará a densidade de tal material. Existem algumas vidrarias de laboratório que são utilizadas para se medir volumes como proveta, bureta, seringa, pipeta e balão volumétrico, algumas vidrarias são mais precisas.

Podemos determinar a densidade de algumas substancias a partir de sua temperatura. Uma vez que a maioria das substancias varia o volume quando a temperatura e alterada, a densidade e dependente da Temperatura (BROWN,2005).

  • OBJETIVO

Determinar, experimentalmente, a densidade de dois líquidos e um sólido.

  • Materiais e Métodos

3.1- Matériais utilizados:

  1. 2 Proveta 50 ml
  2. 2 Balões Volumétrico de 50ml
  3. Balança Analítica
  4. Prego
  5. Picnômetro

3.2- Reagentes Utilizados:

  1. Álcool Etílico
  2. Água Destilada

3.3- Procedimento Experimental:

Em uma pratica de química experimental no laboratório sobre densidade, primeiramente utilizamos um balão volumétrico de 50 ml, após foi adicionado 50 ml de água destilada, e o mesmo procedimento foi feito com o álcool etílico.

Em outra etapa pesamos uma proveta vazia na balança analítica, onde sua massa foi de 47,6g. Depois pesamos o mesmo com água destilada, cuja sua massa foi de 87,4g∕ml. Em seguida foi repetido o mesmo procedimento, mas usando outra proveta vazia, pesando na balança analítica 47,5g. Após foi adicionado álcool etílico na proveta, novamente foi pesado contendo o liquido, sua massa foi de 86,1g.

Pesamos também um prego cuja massa foi de 0,190g logo em seguida utilizamos um picnômetro de 25 ml, para adicionarmos água destilada.

  • Resultados e Discursão:

Primeiramente verificou-se no primeiro experimento em que foi acrescentado 50 ml de água destilada no balão volumétrico, a sua densidade e de aproximadamente 0,996 g./ml e acrescentando álcool etílico no balão volumétrico, a sua densidade é aproximadamente 0,75 g./ml.

No procedimento seguinte calculou-se a diferença da massa da proveta vazia e a proveta contendo água, foi possível determinar sua densidade, relacionado sua massa dividida pelo volume e verificou-se que sua densidade foi 0,796g/ml.

Em outra etapa da pratica, em que foi utilizado álcool etílico foi repetido o mesmo processo da proveta anterior no qual verificou que sua densidade foi de 0,772 g/ml. Logo a após determinarmos a densidade da água e do álcool etílico, foi encontrado a densidade do prego que foi mergulhado no picnômetro que continha 25 ml de água, no entanto observou-se que ao colocar o parafuso na proveta o volume passou de 25ml para 25,1 ml, causando alteração no volume, através da formula da densidade verificou-se que a densidade do parafuso foi de 1,1454 g/ml.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (87.4 Kb)   docx (45.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com