TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS ADAM SMITH

Por:   •  27/4/2017  •  Relatório de pesquisa  •  970 Palavras (4 Páginas)  •  246 Visualizações

Página 1 de 4

Projeto do Produto

Professor: Felipe

Alunos: Anne, Caio, Gleisiani, Landoaldo e Leonardo.

Relatório do Vídeo:

Gestão do Processo de Desenvolvimento do Produto – Professor Eduardo Zancul do Departamento de Engenharia de Produção da Escola Politécnica da USP

Introdução

        O vídeo discute sobre a gestão do processo de desenvolvimento de produtos, levando em conta duas abordagens: a tradicional e a atual. No início são apresentadas as tendências de mercado dos produtos atualmente, para que seja verificada a importância da gestão do desenvolvimento do produto para atingir as metas e superar os desafios enfrentados pelos profissionais dessa área. A abordagem atual é o foco principal, por isso os métodos e ferramentas são definidos ao decorrer da vídeo-aula.

Desenvolvimento

        Logo no início, o professor Eduardo cita as tendências do mercado atual e deixa claros os desafios que devem ser enfrentados pelos times de gestão de desenvolvimento de produtos, como:

  • A grande variedade de produtos;
  • A redução do tempo no mercado (por surgirem novos produtos ou tornarem-se obsoletos);
  • Diminuição do tempo para lançar produtos, pois se uma empresa demora muito para lançar um novo produto, seu concorrente pode lançar primeiro e obter todo o reconhecimento por isso;
  • Produtos estão cada vez mais difíceis de fabricar, pois envolvem muitas tecnologias;
  •  Muitas normas e procedimentos no mercado que precisam ser seguidos;

Com todos esses desafios, as equipes de desenvolvimento de produtos devem ter maior domínio dos processos de engenharia, aumentar a produtividade e melhorar a maneira como entregam o produto e por fim, tentar suprir as expectativas do cliente, entender o que ele precisa e os requisitos do mercado.

A abordagem atual, tem se mostrado mais eficaz no processo de desenvolvimento do produto, pois apresenta um desenvolvimento integrado, fazendo com que todas as áreas de empresa sejam incluídas no processo de desenvolvimento do produto, mesmo partes como o setor responsável pelo descarte dos produtos, assistência técnica e dos processos finais do produto são chamadas para opinarem no desenvolvimento, pois podem dar novas ideias ou verificar erros que muitas vezes só seriam vistos depois que o produto já estivesse sido produzido ou até mesmo vendido ao cliente. Através do processo atual, não existe uma sequência de processos do nível estratégico para os outros níveis da empresa. Nessa abordagem, todos os níveis da empresa são engajados no projeto ao mesmo tempo.

Entretanto, este é um novo conceito e não basta reunir as áreas e dizer que todos precisam trabalhar em equipe e trabalhar ao mesmo tempo. Sabemos que esta é uma mudança radical e que será necessário treinamento, convivência com tomadas de decisões nas resoluções de problemas e também utilizar ferramentas que proporcionem comunicação entre todos departamentos. Só então, sendo bem utilizado,  o desenvolvimento integrado obterá considerável redução de custo e tempo no desenvolvimento de produtos no mercado.

Os métodos do desenvolvimento integrado são:

Engenharia Simultânea – Envolve a realização de atividades ao mesmo tempo, porque além de diminuir o tempo de execução do projeto, uma área pode ajudar a outra no processo, permitindo adaptações ou melhorias antes de chegar na área subseqüente, levando muitas vezes até os fornecedores manifestar suas opiniões sobre o material utilizado,  antecipando assim, problemas futuros.

Stage-Gates – São as revisões formais de cada fase do desenvolvimento, vistas e revisadas por vários setores da empresa: nível técnico, nível estratégico e por pessoas familiarizadas com o desenvolvimento de projetos. Esses profissionais dão opiniões e verificam a viabilidade do processo a fim de tomar a decisão de continuidade ou correção no projeto. O objetivo desse método é evitar que um desenvolvimento prossiga por muitos meses sem obter o resultado esperado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (69.3 Kb)   docx (13.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com