TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DEPARTAMENTO DE ARQUITETURA E URBANISMO

Por:   •  4/12/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.710 Palavras (7 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ

DEPARTAMENTO DE ARQUITETURA E URBANISMO

 

 

ANA CAROLINA NAOMI YOKOTA

CAETANO KÜSTER DOS SANTOS

CAMILA ALESSANDRA GARUS

FERNANDA DA CRUZ MARTINS

GABRIELLE HEVELIN STOCCO

GUILHERME CIRILO FEIJÓ

MATEUS DA ROCHA AMADO

 

 

 

TRABALHO PRÁTICO 02/2017 – TOPOGRAFIA II

LEVANTAMENTO ALTIMÉTRICO

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

CURITIBA

2017

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO…………………………………………..…………….………...….3
  2. MÉTODOS E EQUIPAMENTOS UTILIZADOS………...…………………….....4
  1. DESNÍVEIS ENTRE PONTOS DA POLIGONAL FECHADA……….….4
  2. TRANSPORTE DE ALTITUDE………………………………………….....5
  3. FECHAMENTO ALTIMÉTRICO……………………………………….......6
  4. CLASSIFICAÇÃO DO NIVELAMENTO……………………………...…...7
  1. PERÍODO DE EXECUÇÃO……………………………………………………......7
  2. LOCALIZAÇÃO………………………………………………………………….….8
  3. INFORMAÇÕES TÉCNICAS………………………………………………...…....9
  1. EQUIPE TÉCNICA…………………………………………………............9
  2. RESPONSÁVEIS TÉCNICOS………………………………...…...……...9
  1. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA……………………………………………………....9
  2. METODOLOGIA…………………………………………………………………...10
  3. REPRESENTAÇÃO GRÁFICA…………………………………………………....?
  4. ANEXOS……………………………………………………………………………..?

  1. INTRODUÇÃO

A Topografia tem por finalidade determinar o contorno, dimensão e posição relativa de uma porção limitada da superfície terrestre, sem levar em conta a curvatura resultante da esfericidade terrestre. Uma de suas subdivisões, a Topometria, estuda os processos clássicos de medição de distâncias, ângulos e desníveis, cujo objetivo é a determinação de posições relativas de pontos. Tradicionalmente, o levantamento topográfico pode ser dividido em duas partes: o levantamento planimétrico, onde se procura determinar a posição planimétrica dos pontos (coordenadas X e Y) e o levantamento altimétrico, onde o objetivo é determinar a cota ou altitude de um ponto (coordenada Z). Desta forma, durante o 1º semestre de 2017, os alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Paraná realizaram um trabalho prático de campo baseado no levantamento planimétrico, o qual teve sua continuidade no presente 2º semestre, utilizando-se a mesma área de trabalho com a perspectiva, entretanto, do levantamento altimétrico.

É ao estudo dos métodos e procedimentos que levam à representação do relevo que se refere a altimetria. Na arquitetura, considerar as nuances do relevo é imprescindível para a qualidade de execução de um projeto arquitetônico. Para tal, é necessário medir apropriadamente o terreno, determinando-se as diferenças de nível e realizando-se o cálculo das alturas (cotas ou altitudes) dos pontos de interesse e representá-los em planta mediante uma convenção altimétrica adequada. Sua representação pode ser dada por curvas de nível, que são linhas que unem pontos com a mesma altitude; por pontos cotados na própria planta; ou em 3D pela utilização de maquetes.

Sendo assim, o presente trabalho tem por objetivo determinar o relevo de uma área localizada no Centro Politécnico da UFPR a partir de levantamentos topográficos altimétricos. Esse processo contou com específicos métodos e equipamentos, informações técnicas, bibliografia e metodologia que serão apresentados detalhadamente a seguir, além da maquete das curvas de nível e da representação gráfica da planta altimétrica e do perfil longitudinal do polígono que acompanharão o trabalho.

  1. MÉTODOS E EQUIPAMENTOS UTILIZADOS

O levantamento altimétrico do polígono em questão foi realizado em duas etapas: Primeiramente, determinou-se os desníveis entre os pontos da poligonal fechada, percorrendo-se o sentido horário, sendo realizado apenas o nivelamento. Posteriormente, a partir de uma referência de nível, por meio de nivelamento e contranivelamento de uma poligonal aberta, foi calculado o desnível entre essa referência e um ponto do polígono, possibilitando descobrir as alturas de cada ponto em relação ao nível do mar.

  1. DESNÍVEIS ENTRE PONTOS DA POLIGONAL FECHADA

O método empregado para a determinação dos desníveis foi o nivelamento geométrico ou direto, que realiza a medida da diferença de nível entre pontos no terreno por intermédio de leituras correspondentes a visadas horizontais, obtidas com um nível, em miras colocadas verticalmente nos referidos pontos. Foram utilizados um nível LEICA e duas miras cuja leitura é feita da seguinte forma: o valor do metro é obtido através da observação dos pequenos círculos, a leitura do decímetro é realizada através dos algarismos, a do centímetro através da graduação existente na mira e, finalmente, a do milímetro é estimada visualmente. Estas devem estar verticalizadas, utilizando-se, para isso, níveis de cantoneira.

Figura 1 - Exemplo de leitura dos fios[pic 1]

        Fonte: Fundamentos de Topografia, 2012, p. 207

Inicialmente, foram posicionadas as miras sobre os pontos, e então, buscou-se através de contagem de passos, dividir a distância em duas partes iguais para posicionar o nível, a fim de que as miras se encontrassem à mesma distância do nível, método conhecido como Meio Caminho (Visadas Iguais).[pic 2]

Figura 2 - Método das visadas iguais

Fonte: Fundamentos de Topografia, 2012, p. 201

As leituras são realizadas primeiramente visando-se a Ré, e posteriormente a Vante. Obtêm-se os valores do fio nivelador (médio) e dos fios estadimétricos (superior e inferior). A leitura do fio médio deve corresponder à média aritmética dos outros dois, com uma tolerância de desvio de 2mm na leitura. Já para verificar a equidistância horizontal da Ré e Vante ao aparelho, subtrai-se do valor do fio superior, o valor do fio inferior e multiplica-se por 100 para conhecer as distâncias. Aceita-se uma diferença de até 2m, caso exceda, o nível deve ser reposicionado. Os desníveis entre os pontos se dão pela diferença entre os fios niveladores de Ré e de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.6 Kb)   pdf (233.2 Kb)   docx (2.2 Mb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com