TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DEPOSIÇAO DE METAL POR LASER

Por:   •  28/8/2016  •  Seminário  •  626 Palavras (3 Páginas)  •  301 Visualizações

Página 1 de 3

 [pic 1]

CENTRO UNIVERSITÁRIO MAURÍCIO DE NASSAU

Alunos: Paulo Marlonne e Rogério Dassaevy.

DEPOSIÇAO DE METAL POR LASER

Recife-PE

17 de março de 2015

   

                    “DEPOSIÇAO DE METAL POR LASER”

 A alta potência de um laser de diodo direto e seu feixe único produz uma ferramenta altamente eficiente para uso em processos de revestimento de superfícies metálicas.    O revestimento a laser é realizado pela fusão de um pó aplicado sobre um substrato para garantir: fusão total do revestimento, adesão do revestimento com uma diluição mínima e uma pequena zona termicamente afetada. O laser é acoplado a um robô de 6 ou 7 eixos para garantir repetibilidade de processo e rapidez na deposição. Qualquer metal ou liga disponível na forma de pó pode ser aplicado por este processo. Podemos aplicar os seguintes materiais: Aços inoxidáveis, Ligas matriz cobalto como Stellite® 1,Stellite® 6,Stellite® 156,ligas Inconel® 625,Hastelloy® C22, Hastelloy® C 276 , Carbetos de Tungstênio e de Cromo. No processo Laser a diluição do metal base na poça de metal liquido é reduzida ao mínimo, na faixa de 0 a 0,02%. No que se refere à resistência à corrosão e resistência ao desgaste este processo é altamente vantajoso em comparação com os métodos de revestimento de concorrentes, como plasma spray, soldagem a arco e outras fontes de laser. As vantagens do processo Laser são: menor porosidade, redução ou eliminação de sobre metal para usinagem posterior e possibilidade de revestimento perfeito em bordas e regiões de pouca espessura em peças técnicas. Laser também tem várias vantagens sobre os processos de revestimento convencionais: as camadas aplicadas pelo processo laser são livres de micro trincas, apresentam uniformidade de camada e são livres de porosidades, aumenta da vida útil.

 De acordo com a IPT, a técnica possibilitou o aumento da vida útil de matrizes de aço inoxidável da Muhlhoff em 150% em média. Em um dos testes realizados, por exemplo, enquanto as matrizes sem esse tratamento produziam 61.800 peças, o ferramental com essa camada de reforço atingiu 210.000 peças sem a necessidade de reajuste e segundo o Martin Bock responsável pelo marketing do segmento ferramenteira do IPT, após o processo de tratamento da superfície por laser nos pontos críticos, a matriz deve passar pelo processo de fresamento para atingir as dimensões e especificações de projeto. No caso da matriz necessitar de uma superfície polida, ainda serão aplicados processos de acabamentos manuais para atingir esse resultado. Ao fim do nosso trabalho apresentaremos uma nova maquina que promete além após fazer a deposição, da o seu próprio acabamento na peça como veremos no vídeo.

 A imagem a seguir mostra alguns tipos de funções onde se utilizam desse tipo de peça tratada a lazer:

[pic 2]

LASERTEC 65 3D

[pic 3]

 Pela primeira vez, a DMG MORI integra a usinagem aditiva em um centro de usinagem 5 eixos de alta tecnologia. Esta solução híbrida e inovadora combina a flexibilidade do processo de deposição de metal a laser com a precisão do processo de usinagem, permitindo a manufatura aditiva com qualidade de fresamento. 

O processo usa a deposição de metal por meio de um bocal, que é até 10 vezes mais rápido do que via base de pó.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (178.9 Kb)   docx (110.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com