TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESENVOLVIMENTO APLICACOES WEB

Pesquisas Acadêmicas: DESENVOLVIMENTO APLICACOES WEB. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/11/2013  •  6.655 Palavras (27 Páginas)  •  445 Visualizações

Página 1 de 27

1. INTRODUÇÃO

Ao longo dos anos temos acompanhado, em muitas ocasiões deslumbrados ou estarrecidos, a evolução consideravelmente rápida da tecnologia nas mais diversas áreas.

Não desejando ir a um passado muito distante, nos reportamos ao tempo onde surgiam as primeiras operações computacionais. Naquela ocasião os computadores, utilizando-se de válvulas, eram instalados em ambientes físicos de dezenas de metros quadrados. Faziam o processamento Batch através de programas, que muito embora utilizando algumas técnicas científicas e matemáticas, eram elaborados praticamente de forma artesanal, servindo apenas àquela máquina e àquela empresa. Isto datava da década de 1940 aproximadamente.

Com o avançar dos anos, o mundo pode observar, de início timidamente e atualmente em uma velocidade quase inacreditável, a evolução dos computadores e de softwares. Vimos nascer novas gerações de mainframes, com toda a sua majestade e grandiosidade, aparentando serem eternos. Novas gerações de softwares (1ª, 2ª, 3ª e 4ª geração) também surgiam, já com a idéia de torná-los ao máximo independentes do hardware. Neste período se deu o início da era do Silício, onde surgiram os minúsculos transistores em substituições às gigantescas e quentes válvulas. Com isto houve condições de redução do tamanho de computadores, que levou na década de 1970 ao surgimento dos micros computadores, que pelo seu baixo custo, tornou-se acessível a um público pessoal, surgindo assim o que denominamos de Computador pessoal (PC).

A partir deste momento a evolução começa a ser acelerada. A cada dia novas aplicações surgem para os computadores pessoais. O foco principal agora seria interligar estes computadores, criando-se redes de transmissão de dados, inicialmente locais, com distâncias modestas, ou de longas distâncias considerando-se alguns quilômetros de distâncias.

Paralelo a este processo evolutivo, outras novas tecnologias foram também se desenvolvendo e se consolidando como alternativas de TI’s para as organizações. Dentre estas novas tecnologias destacamos banco de dados distribuídos, as redes locais e de longas distâncias, Internet, WEB, etc. Estamos acompanhando atualmente o desenvolvimento de tecnologias tipicamente orientadas a objetos, que adiciona uma melhor abstração do mundo real. Provavelmente, com o surgimento de novos negócios, todo este processo evolutivo persistirá, tendo como objetivo principal alcançar soluções viáveis financeira e tecnologica para os processos organizacionais.

Apresentaremos neste documento um pouco sobre o tema “Aplicações para a WEB” que se tornou nestes últimos anos foco de interesse de muitas empresas, dos mais diversos ramos de atividades.

2. HISTÓRICO

Para compreendemos melhor o tema de “Aplicações para a WEB”, devemos conhecer um pouco do que eram os sistemas antes do advento da Internet.

Antes de 1970, as aplicações ou sistemas tinham como característica processamentos locais efetuados em lote (batch) e em uma única máquina. Estas aplicações, inicialmente desenvolvidas para serem executadas em uma única máquina específica, ao final dos anos 60 / início dos anos 70, começam a ganhar portabilidade, podendo ser executadas em outras máquinas. Mesmo assim, os processos eram feitos de forma isolada.

Nesta época já se faziam algumas experiências com redes e a tecnologia de banco de dados começava a obter bons resultados e a ganhar apoio dos profissionais.

As aplicações eram desenvolvidas para serem usadas em um ambiente totalmente controlado, onde a compatibilidade dos elementos envolvidos (hardware e software) era fundamental ao sucesso do projeto.

A utilização de novas tecnologias começava a permitir o compartilhamento de dados entre os diversos usuários (banco de dados) e o processamento descentralizado (redes). Começávamos a observar o surgimento de uma nova arquitetura tecnológica, denominada cliente–servidor, entretanto, ainda necessitando de uma total compatibilidade entre os elementos componentes do sistema para que pudesse ser mantida a operabilidade do sistema, mesmo que estes elementos estivessem geograficamente a dezenas ou centenas de quilômetros de distância. Os custos de manutenção da estrutura de comunicação, feitos através da utilização de linhas dedicadas contratadas junto às concessionárias, eram bastante altos e críticos.

Na segunda metade dos anos 80 surge (na verdade é disponibilizada abertamente) a Internet, uma rede mundial de computadores caracterizada pelo baixo custo de conexão. Pelo tipo de organização desta rede (bastante desorganizada para muitos), as empresas investiram inicialmente em serviços de marketing, utilizando-se especialmente a editoração eletrônica com o uso do HTML.

Hoje, melhorados os níveis de segurança na internet e dos meios de comunicação, muitas organizações investem pesado em processos migratórios, com vistas a disponibilizar serviços na rede, que possibilitem vantagens estratégicas aos seus negócios. [1]

3. O QUE SÃO APLICAÇÕES PARA WEB

A dimensão mundial e livre de fronteiras da WEB, combinada com sua portabilidade e facilidade de uso, faz dela um importante elemento de impulso da sociedade de informações do futuro. A WEB cresceu exponencialmente, e o número e a diversidade de usuários (indivíduos, empresas, governos etc.) e aplicações (educação, publicação on-line, comércio eletrônico etc.) estão se expandindo de modo contínuo.

Diversas aplicações têm sido desenvolvidas para serem executadas na Internet. Sem dúvida, a World Wide Web ou simplesmente WEB, é a mais conhecida e utilizada.

Originalmente, a WEB foi idealizada através de conceitos consideravelmente básicos, fundamentando-se, por exemplo, em uma linguagem de representação de documentos muito simples e fácil de ser entendida e utilizada. Recursos mais complexos da tecnologia hipermídia, que já haviam sido amplamente explorados em projetos e produtos anteriores a WEB, não foram a ela incorporados.

Esta opção foi consciente e impulsionada pelo objetivo de tornar a WEB uma aplicação simples, para que fosse amplamente divulgada e utilizada – condição essencial para sua existência. Muito embora este objetivo tenha sido alcançado, observa-se que a WEB mostra-se, hoje, em sua versão original, incapaz de atender à demanda por novas aplicações.

Da simples facilidade de navegação, acesso e apresentação de informações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (46.5 Kb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com