TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESENVOLVIMENTO DE MASSAS DE REVESTIMENTO CERÂMICO COM RESÍDUO DE TRATAMENTO DE EFLUENTES

Por:   •  9/3/2017  •  Artigo  •  803 Palavras (4 Páginas)  •  345 Visualizações

Página 1 de 4

DESENVOLVIMENTO DE MASSAS DE REVESTIMENTO CERÂMICO COM RESÍDUO DE TRATAMENTO DE EFLUENTES

V.A.de Souza; C. Leal; J. Duarte; R.J. Simas

Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI

RESUMO

Este trabalho tem como objetivo avaliar e interpretar de forma técnica o comportamento e as propriedades das várias composições utilizadas, de pó atomizado de uma massa de porcelanato esmaltado produzida em escala industrial (Cerâmica de Santa Catarina) e resíduo de lodo de ETE. Ensaios de caracterização de absorção de água, perda ao fogo, retração linear de queima, resistência mecânica à flexão (queimado) foram empregados, para determinar quais das composições caracterizadas é a mais apropriada para uma produção em escala industrial, de forma a conseguir estabilidade no processo e custo.

  1. INTRODUÇÃO

Neste trabalho experimental, onde apresentaremos os resultados de cinco formulações com pó atomizado e a torta ETE, adicionando diferentes percentuais e uma padrão sem utilização de resíduo, onde o pó atomizado e a torta ETE, adquiridos em uma Cerâmica de Santa Catarina foram submetidos à secagem, homogeneização, prensagem, sinterização e demais ensaios descritos abaixo por meio de fluxograma. Resíduo este, gerado pela própria cerâmica, que à algum tempo atrás era destinado para indústria do cimento, hoje é reutilizado na própria massa de porcelanatos esmaltados quase 99,50% do resíduo gerado, minimizando o custo de matérias-primas e dando destino ao resíduo gerado de forma sustentável.

  1. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL

[pic 1]

Fluxograma 1- Atividades realizadas neste estudo

Torta ETE – este resíduo foi colocado em estufa para secagem a 100°C durante 24 horas, posteriormente feito moagem no moinho periquito durante 2 minutos para (Determinação do Tamanho de Partículas e Tamanho Médio de Partículas), apresentados nas tabelas e gráficos abaixo. Separamos os percentuais das cinco formulações a serem adicionadas ao Pó Atomizado.

Pó Atomizado – determinado a umidade da matéria-prima, homogeneizado as cinco formulações junto à Torta ETE, prensado a 350 kgf/cm², feito tiragem de medidas da área e pesagem de cada peça, após secagem novamente efetuamos medições das áreas e pesagem das peças.

[pic 2]

Tabela 1 – Formulações Utilizadas (Pó atomizado e torta ETE)

Observação: foram prensadas seis peças de cada formulação, onde na tabela acima temos nas duas primeiras colunas os percentuais das matérias-primas para cada formulação, nas seguintes pesos individuais e acumulados para cada formulação.

  1. RESULTADOS E DISCUSSÃO

Abaixo, temos uma tabela com a composição de abertura das peneiras, utilizadas para determinar o tamanho médio de partículas (T.M.P.), distribuição de tamanho de partículas (D.T.P.) e percentual de material retido em cada peneira.

[pic 3]

Tabela 2 - Composição de Abertura de Peneiras

[pic 4]

Tabela 3 - Determinação do Tamanho de Partículas e Tamanho Médio de Partículas (Pó Atomizado Seco e Úmido)

[pic 5]

Com relação ao Pó atomizado, formulação de porcelanato esmaltado, podemos perceber no gráfico abaixo que os percentuais de materiais retidos na composição de peneiras tiveram pouca diferença entre o pó seco e úmido, o pó úmido ficou mais material na # 500 e um pouco menos no fundo.

Gráfico Comparativo 1- Pó Atomizado úmido e seco (Material Retido)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (921.6 Kb)   docx (304.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com