TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UTILIZAÇÃO E TRATAMENTO DE ÁGUAS PLUVIAIS: APLICAÇÃO E DESENVOLVIMENTO NA FACULDADE FEITEP

Por:   •  26/11/2017  •  Projeto de pesquisa  •  1.696 Palavras (7 Páginas)  •  389 Visualizações

Página 1 de 7

FEITEP – FACULDADE DE ENGENHARIAS E ARQUITETURA

FÁBIO ALEXANDRE CAJUEIRO

UTILIZAÇÃO E TRATAMENTO DE ÁGUAS PLUVIAIS: APLICAÇÃO E DESENVOLVIMENTO NA FACULDADE FEITEP

MARINGÁ - PR

2017


FÁBIO ALEXANDRE CAJUEIRO

UTILIZAÇÃO E TRATAMENTO DE ÁGUAS PLUVIAIS: APLICAÇÃO E DESENVOLVIMENTO NA FACULDADE FEITEP

Projeto de pesquisa apresentado a FEITEP – Faculdade de engenharias e arquitetura, como requisito parcial para a obtenção da nota da disciplina de TCC I

Profª Me Livia Fernanda

MARINGÁ

2017


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        3

1.1 TEMA        4

1.2 PROBLEMA DE PESQUISA        4

1.3 JUSTIFICATIVA        4

1.4 OBJETIVOS.        5

1.4.1 Objetivo geral        5

1.4.2 Objetivos específicos        5

2 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA        6

3 REFERÊNCIAS        8


1 INTRODUÇÃO

A água é um recurso natural presente na natureza e sua abundancia permite o desenvolvimento da vida em todos os locais. Embora esteja presente em grande quantidade, isso não significa que seja própria para consumo. Graças aos avanços da humanidade, e a falta de conscientização, a crescente poluição desse bem tão precioso continua a crescer.

Segundo dados da ONU (ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS), em 2025, cerca de dois terços da humanidade estará sujeita a problemas de abastecimento. Diante de tal cenário, é necessário que a população se conscientize que a água não é um bem inesgotável, e passe a adotar medidas de preservação e reuso da água.

Dentro desse contexto, é necessário buscar métodos alternativos para a utilização eficiente da água, um método que vem ganhando espaço é a captação de águas pluviais para fins não potáveis, pela facilidade de manutenção, manuseio e segurança.

A água reaproveitada pode ser utilizada na recarga do lençol freático, na geração de energia, na irrigação, na reabilitação de corpos d’água e industrial, na refrigeração de equipamentos, na lavagem de ruas e feiras livres, na limpeza de monumentos, em sistemas de controle de incêndio, na limpeza de banheiros e pátios, em descargas sanitárias, nas fontes luminosas, etc. Em vários países do mundo o reuso planejado da água já é uma solução adotada com sucesso em diversos processos (Aquastock, 2005).

Afim de buscar a realizar o uso da água de forma consciente e minimizar problemas ambientais, est projeto de pesquisa propõe estudar a viabilidade e dimensionamento de um sistema de captação de águas utilizando a instituição de ensino FEITEP.

Observando as situações acima, é possível compreender um pouco mais sobre o projeto, de modo a elaborar e colocar em prática. Sendo um modelo prático para aplicação em outras situações.

1.1 TEMA

Utilização e tratamento de águas pluviais: Aplicação e desenvolvimento na faculdade FEITEP.

1.2 PROBLEMA DE PESQUISA

A água é um bem abundante? Seu uso indiscriminado não causa nenhum tipo de problema ambiental? Os seres humanos terão água limpa para sempre? É o que buscaremos descobrir com este projeto de pesquisa.

1.3 JUSTIFICATIVA

Atualmente, o termo reciclar tem ganhado bastante destaque no mundo acadêmico, pois existem diversas situações das quais esse tempo pode ser empregado. Aqui, temos a água que vem das chuvas, e por estarmos em uma região onde chove boa parte do ano, podemos buscar métodos de captação e a implantação de um sistema onde essa água pode ser tratada de forma simples e utilizada a fim não potável.

A implantação deste sistema, se dará no ambiente acadêmico FEITEP. Analisando a instituição como um todo, compreende-se que utiliza muita água que poderia ser utilizada para consumo humano sendo desperdiçada em tarefas domésticas ou simplesmente descartada na eliminação de dejetos humanos e isso é muito preocupante.

Analisando este contexto, será elaborado um sistema que busca aproveitar a maior quantidade de água possível, água que seria absorvida pelo meio ambiente e voltaria para o ciclo natural de água.

Contará com um sistema complexo de cisternas e caixas d’agua para alimentar os aparelhos sanitários e afazeres domésticos, filtros simples com malhas finas irão realizar a separação dos detritos provenientes do ambiente tais como poeira e folhas e ainda o cloro para desinfecção e medidas constantes de PH, para que atenda as condições mínimas para o uso.

1.4 OBJETIVOS.

1.4.1 OBJETIVO GERAL

Realizar um estudo para a criação de um sistema de coleta de precipitação no campus da faculdade, afim de reutilizar a água para fins não potáveis.

1.4.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Abaixo, estão apontados os objetivos a serem atingidos com esta pesquisa:

  • Realizar os cálculos e dimensionamento do sistema para a captação de águas das chuvas na estrutura física já existente;
  • Desenvolver o sistema de filtragem;
  • Distribuir a água tratada para seus devidos fins.


2 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Robin Clarke e Janet King, pesquisadores norte-americanos, mapearam e projetaram o uso de recursos hídricos pela população mundial até o ano de 2050, onde grande parte da população mundial sofreria por conta da escassez de água. Seu estudo (CLARKE, KING 2006) compõe todo o tipo de uso da agua por parte da sociedade, dentre eles pode-se destacar o uso sanitário, o uso industrial e o uso para a irrigação. CLARKE e KING 2006 ressaltam que o volume de água presente no planeta é constante, no entanto, a população tende a aumentar em contrapartida o uso de água também. Com isso deve-se adotar medidas de reuso de recursos hídricos a fim de suprir as demandas populacionais. Em concordância com o quadro mundial exposto por CLARKE e KING 2006, está o Atlas Brasil, descrito pela Agência Nacional de Águas (ANA), expõe medidas de exploração dos mananciais, de tratamento de esgoto e reuso de águas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)   pdf (178.2 Kb)   docx (348.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com