TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento de creme de resorcinol para tratamento de acne

Por:   •  24/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.222 Palavras (5 Páginas)  •  488 Visualizações

Página 1 de 5

TCC 2018

Farmácia UNIFRAN

Desenvolvimento de creme de resorcinol para tratamento de acne

Sara Souto Pimenta 1*, Doralice Oliveira dos Santos 1, Lara Gabriela Urbano Gimenes 1 e Erika Teodoro Rosa da Silva 1 

1        Universidade de Franca, Av. Dr. Armando Salles de Oliveira, 201 – Pq. Universitário – CEP 14404-600.

*        Sara Souto Pimenta; E-mail: sara.souto.p@hotmail.com

Resumo: 

Esse trabalho descreve o desenvolvimento da formulação de um creme de resorcinol. O produto é indicado para o tratamento de acne. O resorcinol tem ação antipruginosa, antisséptica e queratolítica. A fórmula foi executada sem problemas, em associação com ácido salicílico, que tem ação queratolítica e alfa bisabolol que tem ação calmante e anti-inflamatória.  

Palavras-chave: resorcinol; resorcina; tratamento; acne; creme

Abstract:

This paper describes the development of resorcinol cream formulation. The product is indicated acne treatment. Resorcinol has antipruginous, antiseptic and keratolytic action. The formula was performed smoothly in association with salicylic acid, which has keratolytic action and alpha bisabolol which has calming and anti-inflammatory action.

Keywords: resorcinol; resorcin; treatement, acne, cream

1. Introdução

1.1. Fórmula estrutural, características físico-químicas e organolépticas do fármaco: o resorcinol, também conhecido como resorcina, é um isômero do benzenodiol de fórmula C6H4(OH)2. Tem peso molecular 110,112 g/mol, ponto de fusão 110ºC e ponto de ebulição 280ºC. Sua densidade é 1,28 g/mL e tem pKa 9,30. É muito solúvel em água e tetracloreto de carbono; solúvel em etanol e éter etílico; ligeiramente solúvel em benzeno e clorofórmio. É um pó branco e inodoro que pode ficar levemente rosado em presença de luz dependendo do grau de pureza da matéria prima. [1]

[pic 1]

Figura 1: Fórmula estrutural do resorcinol

1.2. Formas farmacêuticas: foi realizada uma pesquisa via internet, visitas a distribuidores de produtos cosméticos e drogarias e não foram encontrados produtos contendo resorcinol no mercado brasileiro. Entretanto, algumas formas estão disponíveis no mercado internacional e estão descritas no quadro abaixo.

Quadro 1: Formas farmacêuticas contendo resorcinol disponíveis no mercado internacional

Forma farmacêutica

Concentração / Dose

Usos terapêuticos

Creme

1%

tratamento de acne

e dermatite seborreica

Creme

2%

tratamento de acne

solução hidroalcoólica

14%

peeling

Pomada

10%

tratamento de acne, dermatite seborreica, eczema, psoríase

Pasta

2%

tratamento de acne

Gel

2%

tratamento de acne

1.3. Informações farmacológicas: o resorcinol é um ativo utilizado de forma tópica por suas propriedades antipruriginosa, queratolítica e antisséptica. As doenças mais comumente tratadas com resorcinol são acne, dermatite seborreica, eczema, psoríase e outros [2, 3]. Por se tratar de um fármaco de uso tópico somente, informações farmacocinéticas não são relevantes. Entretanto é possível afirmar que sua absorção transdérmica (quando aplicado em pele saudável) é pequena (menor que 1%) [3].

Dados sobre os mecanismos específicos de ação do resorcinol não são encontrados na literatura. No entanto, acredita-se que sua eficácia no tratamento das doenças dermatológicas descritas acima, provocando ação antibacteriana e queratolítica, resulta da propensão do resorcinol para a precipitação de proteínas. [3]

1.4. Informações toxicológicas: o resorcinol é uma substância irritante para olhos, pele e mucosas, cáustica e corrosiva e não deve ser usada em altas concentrações. O resorcinol pode causar efeitos sistêmicos como surdez, hipersialorreia, metahemaglobinemia, hemólise, tonturas, salivação, sudorese e convulsões [4, 5]. Efeitos colaterais são possíveis, mas nem sempre ocorrem. Eles incluem hiperpigmentação cutânea e alterações da cor do cabelo e pele [6].

As reações adversas na fase inicial do tratamento podem provocar ligeira irritação, reações alérgicas (broncoesparmos, angioedema e urticária) [7]. Embora sua absorção sistêmica através da pele seja baixa, não deve ser utilizado por mulheres grávidas, lactantes e crianças. O uso de resorcinol é contraindicado em casos de hipersensibilidade ao fármaco [6].

1.5 Interações medicamentosas: os efeitos de alguns produtos podem sofrer alterações quando usados com outros produtos ao mesmo tempo. O risco de efeitos colaterais pode ser aumentado ou pode ser que o (os) produto (s) não haja (m) corretamente. Essa interação entre substâncias é possível, mas nem sempre ocorre. Pode ser necessário que o uso de dois ou mais fármacos ocorra em diferentes momentos do dia (por exemplo, um pela manhã e outro na hora de dormir), em dias alternados ou não seja recomendado o uso concomitante de forma alguma [4].

Caso haja uso de outros medicamentos ou produtos sem prescrição, ao mesmo tempo, os efeitos do resorcinol podem mudar. Isso pode aumentar o risco de efeitos colaterais ou fazer com que o medicamento não atue corretamente.  Resorcinol pode interagir com: álcool, peróxido de benzoíla, isotretinoina, ácido salicílico, enxofre, tretinoína, adapaleno, etc, tendo seu efeito potencializado por essas substâncias [4].

1.6. Descrição do produto proposto: a formulação proposta é de um creme com concentração de 5% de resorcinol em associação com 10% de ácido salicílico e 1% alfa bisabolol. O creme será branco e inodoro. A embalagem primária será uma bisnaga simples de plástico e embalagem secundária caixa de papel craft. O produto é indicado para qualquer indivíduo para tratamento da acne, especialmente adolescente entre 13-19 anos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)   pdf (179.1 Kb)   docx (30.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com