TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UM ESTUDO DOS ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS: A INDÚSTRIA DE CERÂMICA DE REVESTIMENTO DE SANTA GERTRUDES SOB A PERSPECTIVA DA EXPORTAÇÃO, REPUTAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS

Por:   •  17/4/2017  •  Monografia  •  9.523 Palavras (39 Páginas)  •  395 Visualizações

Página 1 de 39

Universidade Presbiteriana Mackenzie

Programa de Pós-graduação em Administração de Empresas

UM ESTUDO DOS ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS:

A INDÚSTRIA DE CERÂMICA DE REVESTIMENTO DE SANTA GERTRUDES SOB A PERSPECTIVA DA EXPORTAÇÃO, REPUTAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS

Gislene Calore da Mota de Oliveira

São Paulo

2004

Gislene Calore da Mota de Oliveira

UM ESTUDO DOS ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS: A INDÚSTRIA DE CERÂMICA DE REVESTIMENTO DE SANTA GERTRUDES SOB A PERSPECTIVA DA EXPORTAÇÃO, REPUTAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS

Dissertação apresentada ao Programa de Pós-graduação em Administração de Empresas da Universidade Presbiteriana Mackenzie para obtenção do título de Mestre em Administração de Empresas.

Orientadora: Profa. Dra. Eliane Pereira Zamith Brito

São Paulo

2004

REITORIA DA UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

Professor Doutor Manassés Claudino Fonteles

DECANA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO

Professora Doutora Sandra Maria Dotto Stump

COORDENAÇÃO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS

Professora Doutora Eliane Pereira Zamith Brito

Aos meus pais e marido, uma homenagem como recompensa pela conclusão deste trabalho, diante da grandeza de suas pessoas.

AGRADECIMENTOS

O desenvolvimento de um trabalho de pesquisa desta natureza exige muito empenho e dedicação do autor. No entanto, o processo de sua elaboração não é individual.

Agradeço a todos que, direta ou indiretamente, colaboraram para a realização deste trabalho e participaram da conquista de mais um objetivo em minha vida. Algumas pessoas, no entanto, foram de fundamental importância para que esse sonho se concretizasse. Assim, manifesto profundos e sinceros agradecimentos:

À Deus em primeiro lugar, pela vida, saúde e vitória proporcionadas, afastando o desânimo nos momentos difíceis.

Aos meus amados pais, Vilma e Davi, pelo amor incondicional e ensinamentos dos verdadeiros valores da vida.

Ao meu querido marido, José Augusto. Seu carinho e compreensão suavizaram momentos que de outra forma poderiam ter sido insuportáveis.

Aos meus grandiosos irmãos Carina e Davilson, pelo carinho e credibilidade em meu trabalho.

À querida orientadora e amiga Eliane Pereira Zamith Brito, pelo permanente apoio, sábios conselhos, confiança, dedicação, segurança e atenção despendidos. A sua compreensão e paciência foram fundamentais nos inúmeros momentos de angústia, insegurança e ansiedade, próprios dos iniciantes.

Ao professor Sergio Bulgacov, da Universidade Federal do Paraná, pela bibliografia que me introduziu no universo dos arranjos produtivos locais e, sobretudo, pela gentileza em aceitar compor a banca examinadora.

Ao professor George Bedinelli, que aceitou participar da banca examinadora e contribuiu de forma relevante para o aprimoramento do trabalho, com sugestões e questionamentos.

Ao professor Reynaldo Cavalheiro Marcondes, pelas importantes sugestões ao trabalho e também aos professores do Programa de Pós-Graduação de Administração de Empresas, Silvio Popadiuk, Moisés Ari Zilber, Darcy Mitiko Mori Hanashiro, pelas contribuições.

À secretária Dagmar, pela sua doçura, competência e dedicação em responder a todas as dúvidas que surgiram no decorrer do curso.

Ao MackPesquisa pelo apoio e reserva técnica.

Às empresas produtoras de cerâmica de revestimento, associações, órgãos públicos e instituições participantes do estudo de caso, que disponibilizaram as informações necessárias e, especialmente a Emerson Luiz Filier, da ASPACER, por facilitar meu acesso às empresas entrevistadas na região de Santa Gertrudes.

Aos professores Anselmo Boschi (UFSCar), José Francisco Motta (IPT), Kátia Regina Ferrari e Antenor Zanardo (UNESP – Rio Claro), autoridades em cerâmica de revestimento, por receber-me tão carinhosamente.

Aos colegas de curso, pelo compartilhamento de experiências e em especial às amigas: Gislaine Fonseca e Vera Lúcia Rett, pelo carinho, amizade e incentivos recebidos (amigas para sempre!).

À CAPES, pela bolsa de estudos.

À Gerdau Açominas, empresa em que trabalho, pelas concessões recebidas.

Aos meus amigos de trabalho, Fabio, Christiane, Gisele e Djaniro, que sempre expressaram palavras de otimismo.

Aos meus familiares e amigos pessoais que de alguma forma contribuíram para a realização deste trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (69.3 Kb)   pdf (135.4 Kb)   docx (51.9 Kb)  
Continuar por mais 38 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com