TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DETERMINAÇÃO DA DENSIDADE E RAIO ATÔMICO

Por:   •  10/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.409 Palavras (10 Páginas)  •  758 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

CRISTINA APARECIDA DE ARAÚJO ASSIS

FERNANDA FREITAS GALOTE DE SOUZA

RELATÓRIO

EXPERIMENTO 2: PROPRIEDADES PERIÓDICAS

DETERMINAÇÃO DA DENSIDADE E RAIO ATÔMICO

Ibatiba – ES

Abril /2017

CRISTINA APARECIDA DE ARAÚJO ASSIS

FERNANDA FREITAS GALOTE DE SOUZA

RELATÓRIO

EXPERIMENTO 2: PROPRIEDADES PERIÓDICAS

DETERMINAÇÃO DA DENSIDADE E RAIO ATÔMICO

Relatório apresentado à disciplina de Química geral, como requisito parcial para obtenção de nota.

Prof: Abiney Lemos

Ibatiba – ES

Abril /2017

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        4

2. OBJETIVOS        5

3. MATERIAIS        5

4. MÉTODOS        5

4.1 Parte experimental        5

5. RESULTADOS        7

5.1 Questões para discussão        7

6. REFERÊNCIAS        14

INTRODUÇÃO

Apresenta-se aqui, o relatório da aula experimental realizada no dia 27 de março de 2017, com a presença do professor Abiney Lemos e da turma do 1º semestre do curso engenharia ambiental, no laboratório de Química do Instituto Federal do Espirito Santo-IFES campus Ibatiba. Em princípio, o objetivo deste relatório é de analisar e comentar as propriedades e resultados obtidos a partir das reações realizadas com alguns metais. Para que possamos compreender melhor os fenômenos aqui estudados e observados, iremos retomar algumas considerações importantes.        

Os elementos químicos são organizados de acordo com suas propriedades periódicas e tais propriedades são alteradas de acordo com o número atômico. As principais propriedades periódicas são: Raio atômico, Energia de Ionização, Afinidade eletrônica, Eletronegatividade, Eletropositividade e Potencial de Ionização. A Lei Periódica é a base da tabela periódica dos elementos, ela estabelece que as propriedades dos elementos são funções periódicas de seus números atômicos, e a organização da tabela periódica são consequências das configurações eletrônicas dos elementos.

As propriedades periódicas são tendências ou características que alguns elementos químicos seguem e que marca sua localização na mesma.

No ambiente temos gases, líquidos e sólidos. Dos elementos conhecidos, em condições normais, a grande maioria apresenta-se no estado sólido, poucos no estado gasoso e em menor número no estado liquido.

Os sólidos podem ser classificados em diferentes tipos: iônico, metálico, molecular, reticulado e amorfo. Nos sólidos, ás moléculas e os átomos não se deslocam, embora possam vibrar.

Todas as redes cristalinas de metais sólidos iônicos são constituídas por células unitárias. A aparência externa dos sólidos é reflexo das células unitárias, todo sólido cristalino tem um arranjo ordenado de empacotamento dos átomos, esta estrutura e chamada de reticulo cristalino. Na natureza existe 14 possíveis retículos cristalinos, os quais podem ser agrupados em 7 sistemas. Para este experimento foi utilizado o sistema cúbico, o qual possui três possíveis retículos.

Sendo eles: Sistema cúbico de simples, sistema cúbico de corpo centrado e sistema cubico de face centrada.  

2. OBJETIVOS

Determinar os raios atômicos dos metais alumínio, ferro e cobre com o intuito de deduzir seus arranjos cristalinos através determinação da densidade do sólido, de cálculos e das aplicações de regras simples de geometria e estequiometria e discutir algumas propriedades periódicas dos elementos.

3. MATERIAIS

3.1 Materiais utilizados

Amostras de três metais sendo eles:

Ferro (Fe)

Alumínio (Al)

Cobre (Pb)

Proveta de 100 ml

Proveta de 10 ml

Balança Analítica

Bequer de 10 ml

Água destilada

4. MÉTODOS

4.1 Parte Experimental

1ª parte: Determinar a massa, volume densidade dos metais.

Foram utilizadas três amostras metálicas no experimento sendo elas: um bloco de ferro, um pequeno cilindro de cobre e um pequeno cilindro de alumínio.

Para determinar a massa das amostras metálicas iniciando pelo elemento ferro, inicialmente utilizou-se uma proveta de 100 ml, colocou-se 60 ml de água na mesma (Vinicial). Em seguida utilizou-se um bloco metal de fero puro, e cuidadosamente colocou-se o bloco de metal dentro da proveta, observando o aumento do volume na proveta, anotamos o seu (Vfinal). E através da diferença de volume final foi possível calcular o volume do bloco de metal. Logo após a amostra foi pesada em uma balança analítica, todos os dados foram anotados, massa do metal (g), volume inicial em (ml), volume final em (ml). O procedimento foi realizado três vezes com a mesma amostra.

Com os valores obtidos foi realizado uma média dos dados experimentais, com isso foi possível calcular a densidade dos metais utilizando a formula:

d=m/v

Onde:

d= densidade (g/cm3)

m= massa (g)

v= volume (cm3)

Com o cilindro de alumínio foi realizado o mesmo procedimento do bloco de ferro.

Já com o cilindro de cobre foi utilizado uma proveta de 10 ml, onde foi adicionado 8 ml de água na proveta, logo após foi introduzido o objeto na mesma. Assim como nas amostras de ferro e cobre a mesma foi pesada três vezes e emergida em água na proveta pelo mesmo número de vezes. Alternando em emergir em água e pesar na balança analítica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.2 Kb)   pdf (200.4 Kb)   docx (447.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com