TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DETERMINAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO DOS TIPOS DE FUNDAÇÃO DA CONSTRUÇÃO CIVIL

Por:   •  1/2/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.344 Palavras (6 Páginas)  •  268 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 2]

UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI

ESCOLA DE ENGENHARIA CIVIL

PRÁTICA DAS CONSTRUÇÕES

  1. RELATÓRIO DE PESQUISA

Profa. Cynthia

2014

LUCAS PEDRO SILVA – RA 20476523

TÍTULO DA PESQUISA:

DETERMINAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO DOS TIPOS DE FUNDAÇÃO DA CONSTRUÇÃO CIVIL


1) OBJETIVO:

A pesquisa consiste em estudo e entendimento dos tipos de fundações presentes na construção civil, tal como seus métodos de execução, materiais e prazos, além de uma análise de pontos positivos e negativos de cada método construtivo. Feita a pesquisa, devemos saber encontrar a melhor solução para todos os tipos de edificações e terrenos.

2) INTRODUÇÃO

Fundações são estruturas responsáveis por transferir os esforços solicitados da edificação para o solo, deve ser determinada após estudos específicos, levando em consideração os esforços que essa estrutura vai ser aplicada, o solo em que essa estrutura está situada, orçamento disponível para execução de serviços de fundação e tempo disponível de obra. As fundações são divididas entre rasas ou diretas, que são fundações com menos de 3 metros de profundidade e normalmente usadas em terrenos firmes e estruturas com pouca carga como casas de pequeno porte, e fundações profundas, que por sua vez são estruturas mais profundas e que suportam maior carga, sendo utilizadas para construções de grande porte, como prédios, pontes entre outros.


3) FUNDAÇÕES RASAS

3.1) Viga Baldrame

Viga Baldrame é uma fundação do tipo rasa, constitui-se de vigas posicionadas na base na estrutura, transversalmente, normalmente usada em edificações pequenas em solo firme, muito comum em casas por usar trabalho manual. Os materiais normalmente usados são alvenaria, concreto simples ou armado e blocos estruturais. Método de execução é a abertura de uma vala e preenchimento da mesma com a estrutura escolhida!

        

Sapata desenvolvida em terreno plano para edifício de pavimento térreo!

3.2) Sapata de concreto armado

A sapata de concreto armado constitui-se de uma estrutura de concreto armado posicionado na base dos pilares que sustentam a estrutura, transferindo a carga aplicada nela pelos pilares para o solo através de uma área maior, por isso deve ter uma base alargada. Sua resistência pode ser alterada através da quantidade de ferragem aplicada. O método construtivo se inicia com a escavação da área da sapata, apilamento e concretagem do fundo com concreto magro para nivelamento, posicionamento das armaduras e depois a concretagem. As sapatas podem ser Isoladas, Alavancadas ou Contínuas.

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

Sapatas alavancadas

Sapatas Contínuas

Sapatas isoladas

3.3) Radier

As lajes radiers ou simplesmente radiers são lajes de concreto armado em contato direto com o solo que captam as cargas dos pilares e paredes e descarregam sobre uma grande área do solo, possui aproximadamente 10 cm de espessura e é utilizada em abras de pequeno porte, se limitando a casas térreas, uma vez que para fazer um radier para uma casa de mais de um andar, este seria inviabilizado pelo aumento da espessura, uma vez que uma grande vantagem da fundação rasa utilizando o método construtivo do radier é o baixo custo e a rápida execução.

[pic 6]

Radier executado

4) FUNDAÇÕES PROFUNDAS

4.1) Fundações por Estaca

A estaca é um elemento estrutural esbelto que, colocado no solo por cravação ou perfuração, tem a finalidade de transmitir as cargas da construção para o solo, seja pela resistência de ponta, seja pela resistência de atrito lateral ou pela combinação das duas. Fundações com estacas são geralmente usadas para obras de grande porte, pois demandam profissionais mais qualificados, maior prazo para execução e maior custo, além de suportar maiores cargas. Eis os tipos de estacas utilizadas na construção civil:

· Estacas Cravada por Vibração

· Estacas Cravada por Prensagem

· Estacas Cravada por Percussão

· Estaca Broca

· Estacas Escavada

· Estacas Tipo Franki

· Estacas Injetadas

· Estacas Mistas

· Estacas Pranchas

Escavadas e Cravadas são as mais comuns, sendo a diferença notada tendo em vista que a cravada é introduzida pronta no solo, e a escavada costuma ser concretada no local.

4.1) Fundações por Tubulão

Elemento de fundação profunda, cilíndrico, executado com ou sem revestimento, manual ou mecanicamente, em que, pelo menos na sua etapa final de escavação, há descida de operário. Pode ser feito a céu aberto ou sob ar comprimido (pneumático), e ter ou não base alargada.

Os poços são abertos com diâmetro mínimo de 50cm, e as profundidades podem variar até cerca de 30m.

Tubulão a céu aberto é um poço executado acima do nível d'água, ou abaixo caso seja possível bombeá-la sem risco de desabamento. A carga é transmitida até o solo resistente através do fuste ou através de uma base alargada tronco-cônica. Após a escavação é feita a limpeza ou esgotamento da água, procede-se a concretagem. Não há necessidade de utilização de vibrador, desde que o concreto tenha plasticidade adequada.

Para obras em que o terreno superior seja instável, ou dentro de lagos, rios etc.., os tubulões podem ser revestidos com camisas de concreto ou de aço. Neste caso, pode ser adaptado ao tubulão equipamento pneumático de forma a permitir que os trabalhos sejam executados a seco, com pressão de ar comprimido.

5) MÉTODOS CONSTRUTIVOS E ANÁLISE DE DESEMPENHO

5.1) Estaca tipo Franki

Estaca executada por meio da cravação no terreno de um tubo de ponta fechada, por meio da bucha, e execução de uma base alargada, que é obtida introduzindo-se no terreno certa quantidade de material granular por meio de golpes de um pilão. A estaca do tipo Franki foi introduzida como fundação há mais de 85 anos por Edgard  Frankignoul na Bélgica, sendo empregada pela primeira vez no Brasil em 1935, na Casa Publicadora Baptista no Rio de Janeiro (Hachich et al., 1998).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)   pdf (285.3 Kb)   docx (217.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com