TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DIMENSIONAMENTO DE UM CANTEIRO DE OBRAS

Por:   •  18/5/2018  •  Ensaio  •  413 Palavras (2 Páginas)  •  525 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE PAULISTA

DIMENSIONAMENTO DE UM CANTEIRO DE OBRAS

A

GOIÂNIA

2017

CANTEIRO DE OBRAS

O canteiro de obras é um local de produção numa construção civil. Como qualquer local de trabalho, quanto mais limpo e organizado, melhor o rendimento, menor o desperdício de materiais e melhor a visão do cliente sobre o espaço, visto que com a organização pode-se ter um controle maior do que está dentro do lote da construção. Por esses fatores, torna-se fundamental planejar o canteiro de obras. A norma que regulamenta ao canteiro é a NR18.

A seguir está um exemplo de dimensionamento da área de vivência de um canteiro de obras conforme a seguinte descrição de obra:

Obra de multipavimentos: 4 andares, sem subsolo.

Área do lote: 1000m²

Área da construção: 1400m² distribuídos pelos 4 pavimentos.

[pic 1]

[pic 2]

  1. Desenvolvendo o canteiro

Existem regras para o desenvolvimento de um canteiro, bem como também existem certas convenções em relação às proximidades de cada área isso é necessário refletir sobre a logística do canteiro. A área de vivência ou área de apoio ao colaborador, é formada por: banheiros e chuveiros, armários, refeitório, lavanderia, ambulatório (se necessário), área de lazer, biblioteca e dormitórios (se necessário). Algumas normas são:

  • Vestiários: devem estar o mais próximo dos banheiros e do portão de saída, medindo em média 1m² por pessoa. Segundo a NR deveria medir 1,5m² por pessoa, mas segundo estudos, esse é um critério difícil a ser seguido, tendo em vista o espaço restrito destinado aos canteiros.
  • Banheiros: Devem ter lavatório, vaso sanitário e mictório na proporção de 1 para cada 20 pessoas ou fração, e 1 chuveiro para cada 10 ou fração.
  • Refeitório: espaço de em média 0.8m² por pessoa, 1 filtro de agua para cada 25 pessoas ou fração. A distância do posto de trabalho ao bebedouro não deve estar a mais de 100 metros no plano horizontal e 15 metros do plano vertical.

Para iniciar o dimensionamento, primeiramente deve-se descobrir qual a situação onde haverá mais funcionários na obra, podendo ser feito da seguinte forma:

[pic 3]

Com a tabela podemos perceber que os meses com maior número de funcionários atuando são setembro e outubro, com isso dimensionaremos nosso canteiro para 66 homens e 62 mulheres.

Dimensões e quantidades mínimas necessárias:

Banheiros:

Feminino- 4 vasos sanitários, 7 chuveiros, 4 lavatórios

Masculino – 4 vasos sanitários, 4 mictórios, 7 chuveiros, 4 lavatórios.

Vestiários:

Feminino- Pelo menos 62m²

Masculino- Pelo menos 66m²

Refeitório: Pelo menos 102,4m²

A seguir está representado o projeto final do canteiro dimensionado seguindo as normas.

[pic 4][pic 5]

REFERÊNCIAS

http://trabalho.gov.br/seguranca-e-saude-no-trabalho/normatizacao/normas-regulamentadoras/norma-regulamentadora-n-18-condicoes-e-meio-ambiente-de-trabalho-na-industria-da-construcao

https://www.sienge.com.br/blog/o-que-e-nr-18/

http://areasst.com/nr-18-pcmat/

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (300 Kb)   docx (392.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com