TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Dimensionamento de canteiro de obras

Por:   •  9/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.692 Palavras (11 Páginas)  •  340 Visualizações

Página 1 de 11

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES[pic 1]

CURSO DE ENGENHARIA CIVIL

ESTUDO SOBRE DIMENSIONAMENTO DE CANTEIRO DE OBRA

Luiz Felipe da Silva

Marina Schneider

Michel Castoldi

Lajeado, junho de 2017

Luiz Felipe da Silva[pic 2]

Marina Schneider

Michel Castoldi

ESTUDO SOBRE DIMENSIONAMENTO DE CANTEIRO DE OBRA

Dimensionamento de canteiro de obra em um prédio e dados fornecidos pelo professor. Realizado para a disciplina de Construção Civil.

Professor orientador: Rafael Mascolo

Lajeado, junho de 2017

Sumário[pic 3]

1 INTRODUÇÃO        3

2 DIMENSIONAMENTO SUPRAESTRUTURA        4

3 FECHAMENTO VERTICAL        7

3.1 Argamassa pronta ensacada        8

3.2 Argamassa estabilizada        9

3.3 Argamassa convencional produzida em obra        9

4 REVESTIMENTO INTERNO        11

4.1 Argamassa pronta ensacada        11

4.2 Argamassa estabilizada        12

4.3 Argamassa convencional produzida em obra        13

5 INSTALAÇÕES        15

6 ÁREAS DE VIVÊNCIA        16

7 CONCLUSÃO        17

REFERÊNCIAS        19

1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho foi desenvolvido com o objetivo de dimensionar um canteiro de obras para a construção de um prédio genérico a partir de dados e plantas disponibilizados pelo professor. Foram dimensionadas as quantidades de materiais juntamente com a quantidade necessária de mão de obra para desenvolve-las no mês pico da construção.

O mês pico dessa obra é o mês 8, de um total de 18 meses, e todas as atividades realizadas nesse mês tiveram que ser dimensionadas, citando a supraestrutura como exemplo, onde calculou-se as quantidades de formas, armaduras e concreto necessárias para tal período. Foi dimensionado também as áreas de vivências e operacionais do canteiro com o objetivo de suprir a necessidade de todos os trabalhadores envolvidos na obra.

Com a utilização das plantas, representou-se a distribuição das áreas do canteiro da forma que se julgou adequada visando maximizar a logística e a produção dos funcionários.

Os cálculos utilizados para o desenvolvimento do trabalho foram apresentados em formas de tabelas ao longo do mesmo.

2 DIMENSIONAMENTO SUPRAESTRUTURA

A partir dos dados disponibilizados pelo professor, sendo estes de m³ de concreto na parte estrutural da Supra estrutura e tendo em vista que a taxa de armadura para m³ de concreto é de 80kg e a taxa de formas por m³ de estrutura de concreto em m² é de 8, calculou-se a quantidade total necessária de formas, armaduras e concreto para 450,3 m³ - 22,1 m³ (descontados do subsolo) igual a 428,2. Este resultado, multiplicado pelas taxas, traz os dados de quantidade da Tabela 1. Na Tabela 2 tem-se a equipe necessária para demanda. Esta fase será realizada em 5 meses, portanto cada quantidade foi dividida pela quantidade de meses de construção, resultando na quantidade necessária para cada mês. Desta forma, é possível estimar a frequência de entregas e a área necessária para armazenar os materiais.  

A Tabela 3 estima esses dados. A quantidade de mão de obra é calculada a partir de parâmetros estabelecidos pelo TCPO13 para produtividade de cada operário em determinada função. Assim, estima-se a quantidade de horas necessária por mês. Considerando 180 horas mensais trabalhadas por cada funcionário, tem-se a quantidade de trabalhadores suficientes para atender a demanda de produção. Os funcionários fixos são as duas equipes de formas e armadura, para dias de concretagem essas equipes trabalham junto e ainda é preciso contratar mais 1 serventes e 4 ajudantes.

Tabela 1 – Dimensionamento quantitativo da supraestrutura

[pic 4]

Fonte: dos autores

Tabela 2 – Quantidade de funcionários para atender a demanda

Horas trabalhadas no mês

Observação

Oficial

Ajudante

Formas h/mês

164

180 horas/mês - 16 horas concretagem

4

1

Armadura h/mês

164

180 horas/mês - 16 horas concretagem

4

4

Concreto h/mês

16

2 Ciclos

9

9

Fonte: dos autores

Para as fôrmas temos necessidade de estoque para manutenções e reparos no local para corte e montagem. Neste momento as fôrmas já aparecem pré montadas e ficando nos andares onde serão executadas. Na planta (ANEXO 1), podemos observar a área em que estas fôrmas ficarão no andar a ser executado. Considerando neste local também estoque de aproximadamente 10 chapas de compensado utilizadas para execução dos serviços, neste mesmo local estar instalada serra com área cercada para segurança dos colaboradores.

Quanto ao concreto, ele será recebido no dia da concretagem e já descarregado no local em definitivo. Os trabalhos serão realizados com caminhão betoneira com capacidade de até 7m³ de concreto e caminhão bomba lança.

As armaduras terão como estoque, pelo menos, um pavimento a ser construído com local para estoque conforme planta apresentada com localizações de estoques e locais para armazenamento de materiais e áreas de vivência. As barras de aço possuem comprimento de 12 metros e podemos considerar pilhas com 0,2 metros de altura, e separação por bitola dispostas ao lado. Para isso utilizaremos área mínima de 12 x 5m (60m²), área de corte de 12 x 2m (24m²) e montagem com área de 12 x 4m (48m²).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.3 Kb)   pdf (345 Kb)   docx (71.5 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com