TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DISCENTE DO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL

Por:   •  14/9/2019  •  Resenha  •  764 Palavras (4 Páginas)  •  177 Visualizações

Página 1 de 4

INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS – IFAL

CAMPUS PALMEIRA

PALMEIRA DOS ÍNDIOS – ALAGOAS

FILIPE SÁVIO FONTES RAMOS

JORGE SAMUEL DE OLIVEIRA JÚNIOR

DISCENTE DO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL

RELATÓRIO DO EXPERIMENTO DE JATOS LIVRES: MEDIÇÃO DAS VAZÕES E DOS ALCANCES HORIZONTAIS DOS JATOS

PALMEIRA DOS ÍNDIOS

2019

FILIPE SÁVIO FONTES RAMOS

JORGE SAMUEL DE OLIVEIRA JÚNIOR

DISCENTE DO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL

RELATÓRIO DO EXPERIMENTO DE JATOS LIVRES: MEDIÇÃO DAS VAZÕES E DOS ALCANCES HORIZONTAIS DOS JATOS

Este trabalho acadêmico foi solicitado pela disciplina de Hidráulica Experimental, com a finalidade de obtenção da pontuação para conclusão do curso.

Orientador: Prof. Mestre Fernando Antônio de Barros Nascimento

PALMEIRA DOS ÍNDIOS

2019

  1. OBJETIVO

Através da medição das vazões e do respectivo alcance dos jatos, busca-se analisar a relação diâmetro do bico, seus efeitos e seus coeficientes de velocidade (real X teórico).

  1. INTRODUÇÃO

Dentro dos estudos de hidráulica, um dos seus experimentos mais recorrentes é o de jatos livres, o qual permite a visualização de conceitos da física e da hidráulica em conjunto. Neste relatório consta-se um dos diversos usos deste experimento: a comparação entre os diâmetros dos jatos em relação ao diâmetro do orifício, bem como o cálculo do coeficiente de velocidade (real X teórico).

O experimento de jatos livres consiste no estudo dos fenômenos físicos que permeiam a situação na figura 1, a qual ilustra um fluído contido num reservatório e que passa a escoar por um orifício, gerando um jato através da energia que o mesmo armazenava pela relação de altura, pressão e velocidade descrita por Daniel Bernoulli em 1.738.

[pic 1]

Figura 1: Ilustração do escoamento de um fluído através de um orifício com diâmetro d.

O estudo da velocidade do jato ao atingir certa altura pode ser realizado experimentalmente através da equação de queda-livre:

[pic 2]

[1]

Em que, g é a aceleração da gravidade e H a diferença de altura entre o centro do orifício e a altura de medição do jato.

Através de diversos estudos, percebeu-se que, em dois pontos distintos no percurso de um fluído existe uma igualdade de suas vazões (volume por segundo - Q). Fato que pode ser explorado pela equação de Bernoulli através da relação entre a vazão (Q) com a velocidade de um fluído (v) e a área da seção transversal do fluxo.

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[2]

  1. DESCRIÇÃO DO EXPERIMENTO
  1. Materiais utilizados
  • Bancada HD87 (contendo uma bomba, um reservatório com dois orifícios de bocais com diâmetro de 60mm e 75mm, além de reservatório inferior acoplado para receber o fluído expelido pelos orifícios);
  • Vasilhame com volume conhecido;
  • Cronômetro;
  • Régua ou trena;
  • Folha e caneta (para anotações e cálculos);
  • Programa de planilhas da Microsoft (EXCELL).
  1. Procedimento

Inicialmente, mede-se os diâmetros internos dos bocais, enquanto o reservatório superior é alimentado com água por uma fonte externa ao equipamento da bancada HD87.

Ao preencher o reservatório superior completamente, para a sua alimentação e inicia o experimento com a abertura da válvula do bocal de 60 mm, ligando em sequencia a bomba que realimentará este reservatório com a água despejada pelo jato no reservatório inferior, calibrando a sua vazão gerada, a fim de deixar a altura da superfície do reservatório constante. Ao estabilizar sua altura, mede-a com o auxílio da trena a distância a horizontal percorrida pelo jato.

Em seguida, alimenta-se o vasilhame a água expelida pela jato, cronometrando o tempo até atingir o volume de um (1) litro. Feito isto, desliga-se a bomba, fecha a válvula do bocal e repete os passos para o bocal de 71,5 mm.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (351.9 Kb)   docx (560.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com