TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DISCIPLINA: ESTRADAS E TRANSPORTES

Por:   •  9/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.022 Palavras (5 Páginas)  •  278 Visualizações

Página 1 de 5

CENTRO UNIVERSITÁRIO [pic 1][pic 2]

FUNDAÇÃO SANTO ANDRE

FACULDADE DE ENGENHARIA ENGENHEIRO CELSO DANIEL

 

 

 

DISCIPLINA:  ESTRADAS E TRANSPORTES

 

 

 

A

 X

B

 

TURMA 4° C

NOTURNO

   

 

ATIVIDADE Nº 1  

 

 

INDIVIDUAL

 X

GRUPO  

 2

TIPO: NUMERO DE COMPONENTES

 

IDENTIFICACAÇÃO DO AUTOR  

RA

NOME

1

725926

KAREN BONANCIM DE OLIVEIRA

2

727112

LARISSA PINHEIRO GARCIA

 

 

 

 

 

 

 

SUMÁRIO

 

  1. INTRODUÇÃO ............................................................................................... 1
  2. QUESTÕES ................................................................................................... 2 3.    CONCLUSÃO ................................................................................................ 4

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

1. INTRODUÇÃO 

Neste conteúdo contém questões com informações sobre a construção, vantagens e desvantagens das ferrovias. Esse sistema de locomoção traz diversos benefícios à população através da mobilidade de produtos e pessoas. Porém, a urbanização que ocorre com este tipo de construção pode trazer malefícios ao meio ambiente.  

A construção de uma ferrovia depende das etapas de projetos de execução e planejamento, assim fazendo com que a obra corra conforme planejado.  

As ferrovias dispõem de alta tecnologia, facilidade de manutenção, pode deslocar grande número de pessoas e cargas. Elas tendem a aumentar com o passar dos anos com o avanço da tecnologia.  

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

2. QUESTÕES  

  1.  Ao meu ver, nas horas de pico, o transporte geralmente não ocorre com conforto para o passageiro, isso deve-se ao fato da demanda em determinados horários serem muito maiores que em outros, e o projeto não suportar a quantidade de pessoas que utilizam nos horários de pico, por tanto há uma grande lotação, que faz com que não haja nenhum conforto para os usuários desse transporte quando cheios  
  2. As principais desvantagens da ferrovia são: em cidades que a ferrovia ajudou a se desenvolver e sem processo de planejamento urbano, as ligações entre partes envolventes da cidade têm de ser feitas com passagens superiores ou inferiores ou passagens em nível; no entorno de estação de passageiros existe um processo degradativo; promove poluição sonora e vibração, que podem ser danosas para construções próximas; e seu custo de implantação de sistemas ferroviários é muito alto quando comparado com o modal rodoviário.

Todas essas desvantagens podem ser solucionadas ou minimizadas aquelas que possíveis através de um novo planejamento estudando a área e aplicando novas tecnologias para isolamento acústico, e diminuição de vibração através de tecnologias com menos impacto e atrito entre, vagão, ferrovia e solo.

  1.  Na minha opinião, o tráfego dos trens turísticos aos finais de semana, assim como outros transportes ferroviários possuem custos altos, tanto para a construção, tanto para a manutenção dos mesmos, por tanto se faz necessário um valor que cubram esses gastos, porém, deve-se fazer um estudo e analise para ver se o projeto se torna ou não viável, tendo em vista os custos. Desta forma, acredito que o valor da passagem deve ser cobrado sim, para manter as condições de uso. No entanto, não há necessidade de preços abusivos.  
  2. Não acho correto que projetos de engenharia sejam desenvolvidos sem atingir a melhor eficiência operacional porque foram construídos com menor custo de implantação e apresentem alto custo de manutenção constante ao longo de sua vida útil, afinal os custos de manutenção também não são baixos, e ao diminuir os gastos para a construção do projeto compromete-se a qualidade operacional, isso faz com que hajam manutenções mais frequentes, ou quebras inesperadas, prejudicando seus usuários, gerando atrasos, e acúmulos de pessoas em outras linhas em caso de linhas ferroviárias.
  3. Projeto conceitual: é a fase inicial de um projeto de uma obra, onde acontece a validação de uma ideia e uma solução para atender à necessidade do processo da construção.  As fases desse projeto são: entendimento, informações, compreensão, elaboração, verificação.  

Projeto básico: é a fase que se define as etapas, elementos e serviços que constituirão a obra.  É caracterizado pelos estudos preliminares de viabilidade, levando em consideração impactos ambientais, sociais e humanos. Identifica com precisão as características do projeto. Alguns componentes deste projeto são: levantamento topográfico, sondagem, projeto arquitetônico, fundação, estrutural, elétrico, hidráulico, paisagismo, etc.  

Projeto executivo: Nessa fase, os elementos necessários e suficientes para execução da obra são detalhados com base no que foi definido no projeto básico. Sua elaboração pode ser realizada antes de sua licitação, mas desde que seja após a aprovação do projeto básico. Ele é mais detalhado que o projeto básico com plantas técnicas detalhadas, cronogramas, orçamentos e preços negociados com fornecedores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (120.5 Kb)   docx (35.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com