TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO DA DISCIPLINA PLANEJAMENTO DE SISTEMAS DE TRANSPORTE

Por:   •  7/12/2020  •  Trabalho acadêmico  •  288 Palavras (2 Páginas)  •  465 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA – UVA

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA

POLO TIJUCA

TRABALHO DA DISCIPLINA

PLANEJAMENTO DE SISTEMAS DE TRANSPORTE

ALUNA: TIAGO GOMES DO NASCIMENTO

MATRÍCULA: 20201300683

RIO DE JANEIRO

2020

 Trabalho da Disciplina Planejamento de Sistemas de Transporte

Situação problema:

Uma empresa situada na região Sudeste, buscando ampliar seus negócios, procura um consultor para indicar uma possível solução. Para isso, fornece as informações a seguir: ela precisa fazer distribuição para quatro lojas situadas na região Centro-Oeste. Atualmente, não é possível enviar carretas, pois estas encontrariam dificuldades pelo tamanho, o que levaria ao aumento dos custos.

Seja o consultor da empresa e indique uma das ferramentas trabalhadas no conteúdo e justifique o porquê do seu uso e não o de outro.

Solução

Diante do cenário especificado, a utilização do TGN Logística é a ideal. Pois, uma característica básica desse sistema é que os produtos recebidos já têm seus destinos definidos. E esses produtos já estão previamente alocados aos clientes de forma que podem ser imediatamente expedidos para a entrega, evitando a espera pela colocação dos pedidos.

O TGN Logística é localizado de forma a atender uma determinada área de mercado distante dos armazéns centrais, como na situação problema e opera como uma instalação de passagem, recebendo carregamentos de carretas e separando-os em caminhões menores para entregas a clientes individuais.

Desconsidero para o caso a utilização do Centro de Distribuição, também conhecido como CD, pois trata-se de uma unidade construída por empresas industriais para armazenar os produtos produzidos ou comprados para revenda, com a finalidade de despachá-los para outras unidades. Pode ser definido como um espaço de armazenamento de mercadorias localizado em pontos estratégicos, destinado ao recebimento, à separação e ao envio de produtos. O mesmo não cabe no cenário, pois não há necessidade de armazenamento.

Referências :

https://www.ibccoaching.com.br/portal/qual-diferenca-entre-transit-point-e-crossdocking/

http://www.abreulogistica.com.br/index.php/distribuicao

https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Centro_de_distribuição

https://patrus.com.br/blog/como-funciona-um-centro-de-distribuicao-5-duvidas-comuns/amp/

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (83.5 Kb)   docx (213.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com