TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Deduçao Difusao

Por:   •  19/5/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  345 Palavras (2 Páginas)  •  152 Visualizações

Página 1 de 2

Vamos agora considerar um modelo simplificado para um reator catalítico, tal como o sistema ilustrado na Fig. 18.3-1a, no qual está ocorrendo a reação 2A —> B. Um exemplo de uma reação desse tipo seria a reação de dimerização do CH3CH=CH2 com catalisador sólido. Vamos imaginar que cada partícula de catalisador está envolvida por um filme de gasoso estagnado através do qual a espécie A tem que se difundir até alcançar a superfície do catalisador, como mostrado na Fig. 18.3- lb. Admitimos ainda que na superfície do catalisador a reação 2A —+ B ocorre instantaneamente e que os produtos da reação se difundem através do filme em sentido oposto para a corrente gasosa externa composta de A e B. Queremos obter uma expressão para a taxa local de conversão de A em B quando a espessura efetiva do filme e as concentrações x.40 e xso são conhecidas. Supomos ainda que o filme é isotérmico, embora em muitas reações catalíticas o calor gerado não possa ser desprezado. Para a situação ilustrada na Fig. 18.3- lb e da estequiometria da reação, sabemos que para um mol de B se movendo no sentido negativo da direção z, há dois moles de A se movendo em sentido positivo. Assim, no regime permanente.

[pic 1]

A grandeza NAz pode também ser interpretada como a taxa local de reação por unidade de área superficial da partícula de catalisador. Essa informação pode ser combinada com uma outra relacionada ao reator catalítico ilustrado na Fig. 18.3- 1(a) para obtermos a taxa global de conversão do reator.

Um ponto deve agora ser ressaltado. Embora a reação química ocorra instantaneamente na superfície do catalisador, a conversão de A em B se dá a uma taxa finita devida ao processo difusivo, o qual ocorre “em série” com a reação. Desse modo consideramos que a conversão de A em B é uma reação controlada pela difusão.

Nesse exemplo, admitimos que a reação ocorre instantaneamente na superfície do catalisador. No próximo exem- plo mostraremos como levar em conta as reações que são caracterizadas por uma cinética finita na superfície do catalisador.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (81.9 Kb)   docx (150.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com