TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Defeito nos Cristais

Tese: Defeito nos Cristais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2013  •  Tese  •  1.543 Palavras (7 Páginas)  •  322 Visualizações

Página 1 de 7

Introdução

Nem sempre vale a pena consertar uma placa-mãe, visto que, a reposição de suas peças se torna cada vez mais impossível devido à falta delas no mercado.

Atualmente, as placas-mãe já vem projetadas de fabrica para serem descartadas quando vier a ocorrer algum defeito em suas peças. Com isso, se torna inviável o seu conserto.

Entretanto, aconselharei o seguinte: se a placa-mãe estiver com pouco tempo de uso, então, é vantagem e possível o seu conserto. Mas caso a placa-mãe for antiga, o correto será comprar outra nova, pois se mandar consertar terá pondo seus custos financeiros ``jogados pro ar``.

Todavia, possui alguns requisitos e determinados reparos que devem ser verificados antes de condená-la (a placa-mãe):

Iniciação dos Reparos: A localização dos defeitos na placa-mãe é realizada mediante testes e com isso, utilizando o mínimo de periféricos possível conectados a ela. Ponha a placa-mãe sobre uma mesa limpa e seca; conecte a fonte de energia, o processador, a memória, o cabo do monitor e o alto-falante da placa-mãe. Dessa maneira, ela emitirá sons pelo alto-falante ou então, exibir mensagens na tela do monitor que servirão de base para orientar o técnico durante os procedimentos.

Checagem dos Jumpers: Com a ajuda do manual da placa-mãe confira todas as configurações e a devida posição de cada jumper. Verifique também os clocks e a voltagem do processador. Por fim, realize as correções necessárias.

Defeitos no Chipset: Caso a placa-mãe nao esteja funcionando normalmente, ainda assim, mediante a uma placa de diagnóstico, alguns códigos de POST serão exibidos nessa placa, facilitando a identificação do erro. Pórem, se estes códigos exibidos fizerem menção ou referência a uma falha nos timers, em controladores DMA ou de interrupção, todavia, a solução será jogar fora a placa-mãe, pois a substituição do chipset será inviável nessa situação.

Defeito na BIOS: Utilizando uma placa POST será possível a identificação desse defeito, pois o display estaria apagado. É inviável a substituição do BIOS de outra placa e de outro modelo. O correta será a substituição de outra placa mas do mesmo modelo. De modo, se ocorrer de a placa de diagnóstico começar a exibir valores no display, o BIOS original está danificado ou apagado.

Defeito no Capacitor: Geralmente apresentarão uma temperatura alta ou estarão estufados. Nesse caso, a sua identificação será tranquila e simples. A substituição deste componente por um novo deverá ser feita por um do mesmo modelo ou então, por um que possua valor de tensão e de capacitância maior do que o original.

Defeito nos Cristais:

Reguladores de Voltagem: Geralmente, os reguladores de voltagem recebem cerca de 3,3 e 5 V. Eles possuem a função de gerar as tensões que são necessárias aos processadores, de maneira a depender das voltagens interna e externa exigidas pelos processadores. Estes reguladores poderão ser testados por um multímetro e se ocorrer dos mesmos estiverem frio e sem nenhuma voltagem de saída, ele estará danificado e sua reposição deverá ser feita por um mesmo modelo.

Interface de Teclado: placas-mãe mais antigas utilizam interface de teclado constituídas de chip 8042. Este chip segue um padrão que permite que seja substituído por outro retirado de uma outra placa-mãe e funcione normalmente.

Troca do Processador: Quando um processador estiver danificadoo computador poderá apresentar travamentos ou desligamentos constantes. Para testá-lo, basta instalar em seu lugar um processador do mesmo tipo ou outro modelo que a placa-mãe possa suportar. Para este procedimento não será necessário configurar a voltagem do processador e nem os jumpers que definem o clock antes de ligá-lo.

Instalar Interface Auxiliar: Pode ocorrer de, ás vezes, a placa-mãe entrar em curto-circuito ou ter uma de suas interfaces danificadas. Essas interfaces, por sua vez, se encontram no interior dos chips VLSI. De modo, seu conserto será inviável. A provável solução será acessar o setup e desabilitar a interface afetada, pois sendo assim, será possível continuar utilizando a placa-mãe normalmente sem esta interface e não precisará descartá-la apenas por este motivo.

Vazamento da Bateria: Quando a bateria de niquel-cádmio apresentar vazamento, um ácido será liberado e causará a corrosão das trilhas de circuito que estiverem ao seu redor. A reação entre o cobre das trilhas de circuito e o ácido da bateria produz uma crosta azul, o que de alguma forma acaba tornando fácil a identificação do vazamento. Quando a área afetada for grande, será necessário descartar a placa-mãe, caso contrário, sua recuperação é possível. Para inciar a recuperação da placa-mãe, retire a bateria da placa, aplique o spray limpador de contatos com o auxílio de um algodão para remover toda a parte afetada e, em seguida, raspe os terminais dos componentes e reforce a soldagem. Quando for preciso reconstruir as trilhas de circuito afetadas pelo ácido, utilize um pedaço de lixa para fazer a raspagem do cobre das trilhas corroídas, e depois de tudo limpo, aplique uma camada de solda sobre estes terminais. Faça a reposição da bateria por uma nova, soldando-a e mantenha o computador ligado para que ela seja carregada. Confira se as funções do computador estão todas funcionando corretamente e, então, aplique uma camada de esmalte para unhas sobre a área que foi afetada pelo ácido da bateria.O esmalte tem a função de proteger o cobre da área soldada de eventuais oxidações. Para finalizar, aconselho a aplicarem uma camada de cola plástica em torno da bateria e aguardar sua total secagem para ligar o computador. Diante disso, estará se prevenindo contra vazamentos.

Meus caros alunos... se a montagem de um respectivo computador não for feita de modo correto, consequentemente, ocasionará em erros inesperados, travamentos, reinicio do pc constantes, exibição de tela azul, dentre outros.

Portanto,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com