TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Definição Microlearning: Projeto Ordenação

Por:   •  13/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.119 Palavras (5 Páginas)  •  81 Visualizações

Página 1 de 5

Definição Microlearning

É notório que com o aumento das tecnologias, várias formas de aprendizado surgiram para que pudesse alavancar o conhecimento. Dentre esses modelos de ensino, vale ressaltar o microlearning. Esse termo vem sendo cada vez mais mencionado dentre as estratégias de gestão para a realização de treinamentos corporativos, já que o mesmo é uma abordagem de ensino que apresenta melhores resultados e, por isso, ocasiona em mais benefícios tanto para os funcionários quanto para os empregadores e instrutores. Por ser mais flexível e permitir que os usuários do método obtenham as habilidades necessárias e em pouco tempo, o microlearning agora é uma grande tendência para o treinamento corporativo.

Primeiramente, é de total importância esclarecer o que é o microlearning.

Microlearning é uma modalidade de aprendizagem cujo foco está direcionado para o nível micro, como microconteúdo ou micromídia. Tem como principal característica o tempo reduzido em que se é possível entender o conteúdo proposto. Desta forma, a produção de conteúdo no formato de microlearning tende a ser mais rápida e simples. Não é uma proposta de simplificação rápida, é um formato ágil o suficiente para apoiar novas habilidades, adequar-se a novos comportamentos e plataformas. Quando um novo problema surge, há uma forma rápida de se responder a demanda de informação e subsídio de argumentos, evitando que haja um espaçamento muito grande entre a necessidade e a capacidade de resposta, algo comum no desenvolvimento de aprendizagem de treinamentos longos.

Para Gabrielli et al. (2006, p. 45) Microlearning é uma nova área de pesquisa que visa explorar novas maneiras de responder à crescente necessidade de aprendizagem. Baseia-se na ideia de desenvolvimento de pequenos pedaços de conteúdo, de aprendizagem e no uso de tecnologias flexíveis permitindo que os alunos possam acessá-los mais facilmente, em condições e momentos específicos, por exemplo, durante os intervalos de tempo ou enquanto estão se deslocando, combinando demandas dos profissionais como mobilidade e rápido consumo.

Uma vez que estes intervalos podem incidir em diferentes lugares e momentos, microlearning é definitivamente a forma típica de aprendizagem em qualquer momento e em qualquer lugar (GABRIELLI et al., 2006). Microlearning é considerada particularmente apropriada à aprendizagem informal, em atividades específicas, nas quais os aprendizes estão mais interessados em conteúdo de informação curtos e específicos, do que em acesso a textos sobre determinada disciplina. Microlearning, portanto, significa “uma experiência de aprendizagem e um método efetivo de aprendizagem...” (HUG, 2006, p. 8), os quais requerem conteúdos e mídias apropriados.

Como resultado das observações de Theo Hug(2006), ele apresentou um esboço de uma estrutura com varias definições de microlearning apropriadas para descrever, analisar ou gerar versões do mesmo, são eles:

Tempo: Esforço relativamente curto, despesa operacional, grau de consumo de tempo, tempo mensurável, tempo subjetivo, etc;

Conteúdo: Unidades pequenas ou muito pequenas, tópicos restritos, questões bastante simples, entre outras;

Currículo: Parte da configuração do currículo, partes do currículo. módulos, elementos de aprendizagem informal;

Forma: Fragmentos, facetas, episódios, elementos de habilidade;

Processo: Atividades separadas, situadas ou integradas, método iterativo, gerenciamento de atenção, conscientização;

Medialidade: Face a face, mono-mídia vs. multimídia, objetos de informação ou objetos de aprendizado, valor simbólico, capital cultural;

Tipo de aprendizado : Repetitivo, ativista, reflexivo, pragmatista, concepcionalista, construtivista, conectivista, comportamentalista, aprendizado de ação, aprendizado em sala de aula, aprendizado corporativo, consciente versus inconsciente,etc.

Trata-se de um método de ensino a distância que cumpre o objetivo de proporcionar aprendizagem, mas em passos menores.

Formas de uso:

Ele leva o ensino de forma distribuída, mas isso não significa que um curso será menor ou que disponibilizará de menos conteúdo e sim que o curso será dividido em partes, por exemplo, caso uma empresa necessite de novas técnicas, ao invés de oferecer um curso completo, passar todas as informações precisas de uma única vez, ele divide esses assuntos em pequenos cursos. E por ser dividido

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (41.9 Kb)   docx (10.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com