TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Definição, história, aplicação, classificação de fazendas planas

Artigo: Definição, história, aplicação, classificação de fazendas planas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2014  •  Artigo  •  375 Palavras (2 Páginas)  •  300 Visualizações

Página 1 de 2

A maior parte das estruturas reticuladas rígidas são conhecidas como treliças, é denominada treliça a estrutura formada por barras articuladas em suas junções, estas junções são chamadas de nós de transição. Treliça é uma das principias modalidades de estruturas, sendo um tipo de solução estrutural prático e econômico para muitos problemas relacionados aos projetos de pontes e edificações. Há relatos históricos de sua existência a cerca de 4500 anos, no decorrer deste período até os tempos modernos uma infinidade de métodos, materiais e formas foram utilizados em sua construção, para atender inúmeros fins como o principio básico de proteção para o homem sendo construída com peles de animais e folhas, até sua construção com materiais altamente tecnológicos para atender elevados níveis de resistência. Dentro deste universo supracitado o presente trabalho abordará as treliças planas onde será apresentada sua definição, histórico, aplicação, classificação e métodos para seu dimensionamento, na qual se embasou para eleger a treliça a ser utilizada na construção de uma ponte de palitos de sorvete. O trabalho apresentará também todos os aspectos relacionados à construção da ponte de palitos de sorvete, bem como o memorial de cálculo e seus respectivos desenhos em CAD.

As treliças são sistemas articulados rígidos, formadas por estruturas lineares constituídas por barras retas, dispostas de modo a formar painéis triangulares, elas podem ser planas ou espaciais de acordo com a distribuição de seus elementos segundo um mesmo plano (coplanares) ou em planos distintos. No início da civilização as treliças eram geralmente constituídas de madeira ou até de ossos e utilizadas na construção das primeiras habitações, existem referências históricas comprovadas de sua existência a cerca de 4500 anos. O Homem provavelmente construiu as primeiras treliças como arcabouço coberto de peles ou fibras vegetais, folhas, para sua proteção. Já as primeiras treliças espaciais surgiram após o século XVIII, coincidindo com o início da utilização do ferro fundido como material estrutural.

A partir de avanços tecnológicos no desenvolvimento de materiais altamente resistentes e técnicas avançadas de construção, aliado ao fato das treliças figurarem como sistemas estruturais mais econômicos para vencer vãos maiores e suportar cargas mais pesadas, elas são amplamente utilizadas e tem sua aplicação em: torres de transmissão, coberturas, telhados, passarelas, pontes e edifícios. As figuras abaixo exemplificam algumas aplicações das treliças.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com