TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Deformação dos materiais

Por:   •  9/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  799 Palavras (4 Páginas)  •  203 Visualizações

Página 1 de 4

Etapa 1

Passo 1:

Definir quais serão os dados que a equipe irá utilizar para calcular todo o projeto do guindaste. Somar os últimos algarismos dos RA´s dos integrantes do grupo e identificar os dados na tabela abaixo:

[pic 1]

Nome

RA

Carga

Total

Luiz

7

3500 lbf 

 

Bruno

8

 2750 lbf

José Bruno

1

 6000 lbf

Carlos

2

 3000 lbf

Deivison

7

 3500 lbf

 

 

 

 

 

 

Passo 2

Fazer uma pesquisa dos tópicos abaixo, de modo a entender quais as possíveis falhas que podem ocorrer dentro de um projeto mecânico:

1 Deformação Elástica

2 Escoamento

3 Indentação

4 Fratura Frágil

5 Fadiga

6 Corrosão

7 Desgaste

8 Flambagem

1 Deformação Elastica:

 Deformação reversível, sem deslocamentos permanentes de átomos ou moléculas. Após o esforço mecânico, o metal volta à forma e às dimensões originais.

Ou seja, após um deformação elástica de um material ele volta a sua forma original.

Exemplo:

[pic 2]

Em um projeto mecânica uma falha que pode ocorrer na deformação elástica se a deformação sofrida por uma mola tiver uma intensidade de uma força muito grande ela pode a vir-se a romper também pode sofrer essa ruptura dependendo da varração térmica.

2 Escoamento

Esta cituado logo após o limite de elasticidade  produz um alongamento muito rápido sem que varie a tensão aplicada em um ensaio de tração.

Escoamento ocorre quando a deformação plástica (não recuperável) de um componente dúctil, devido á carregamentos ou movimento, se tornam elevada o suficiente para interferir no desempenho.

O limite de escoamento é a tensão máxima que um material consegue suportar. Essa tensão é a que separa o comportamento elástico do plástico. É difícil determinar a tensão máxima para a não ha deformação residual plástica, define-se o limite de escoamento para uma deformação permanente.

[pic 3]

3 Indentação

Quando forças estáticas entre duas superfícies acabam por promover o escamento de uma delas ou de ambas.

4 Fratura Fragil

Fratura dos materiais é a separação de um corpo de um material em duas ou mais partes quando este é submetido a um esforço mecânico, como a tensão.

A fratura frágil ocorre pela propagação mais rápidas de trincas, com uma deformação plástica. Pode-se considerar pequena ou ate nula no material que sofre a fratura.

Nos materiais cristalinos ocorre em determinados planos cristalinos chamados planos de clivagem ou ao longo dos contornos de grão.

Os materiais que sofrem fraturas frágeis são ditos materiais frágeis, como as rochas, o vidro e os materiais cerâmicos.

[pic 4]

5 Fadiga

Fadiga mecânica é a degradação das propriedades mecânicas levando à falha do material ou de um componente sob carregamento cíclico é o fenômeno de ruptura progressiva de materiais sujeitos a ciclos repetidos de tensão ou deformação. 

A fadiga normalmente ocorre através da propagação de um trinca, resultante da aplicação de cargas ou deformações variáveis por um período de tempo.

Ou seja, é um problema que afeta qualquer compenente estrutural ou parte que se move.


[pic 5]

Em um projeto mecânico Inicialmente as tensões cisalhantes provocam um escoamento localizado gerando intrusões e extrusões na superfície isto é descontinuidade inicial. À medida que esta descontinuidade vai ficando mais "aguda" a mesma pode começar a propagar gerando uma "trinca de fadiga" cujo tamanho aumentará progressivamente até a fratura do componente.

6 Corrosão

A corrosão é a deterioração dos materiais pela ação química ou eletroquímica num determinado meio de exposição, que ocorre a corrosão e na liberação de energia podendo estar ou não associados a esforços mecânicos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (481.2 Kb)   docx (1.4 Mb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com