TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio Profissional Do 1º BIMESTRE

Trabalho Universitário: Desafio Profissional Do 1º BIMESTRE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/10/2014  •  3.260 Palavras (14 Páginas)  •  554 Visualizações

Página 1 de 14

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

POLO DE JARDIM

CURSO TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA

Leonora Quadra Saracho, RA é 9749439111

DESAFIO PROFISSIONAL DO 1º BIMESTRE

Disciplinas de Matemática e Processos Gerenciais

TUTORES: Prof°. Carlos Eduardo Azevedo

Profª. Raquel de Oliveira Henrique

JARDIM / MS

2014

SUMÁRIO

Introdução 03

Desenvolvimento 04

Recomendações Finais 14

Referências 15

INTRODUÇÃO

Como recém-contratados para o cargo de diretores da empresa Supermercado Corrêias. Desenvolvi ao longo deste desafio a estrutura organizacional da empresa, junto com seus planos de gestão. Elaborando assim um planejamento estratégico e tático voltado para liderança e trabalho em equipe.

Trabalharemos também com um programa de capacitação, desenvolvimento e motivação para o grupo operacional.A função de recursos humanos no Supermercado Corrêias está amplamente ligada aos objetivos e metas da empresa, dando suporte a todas as áreas, fazendo com que os funcionários estejam sempre motivados e comprometidos. O setor de recursos humanos no Supermercado Corrêias busca atingir melhores níveis de desempenho para alcançar os objetivos da empresa, agindo no sentido de desenvolver um ambiente organizacional que estimule a motivação e liderança de equipes de trabalho

DESENVOLVIMENTO

Em Nioaque/MS encontra-se o Supermercado Corrêias, que a anos é gerenciado pela própria família. Sendo sócios majoritários dois irmãos mais velhos de uma renomada família Corrêia. Onde a três anos e meio o irmão mais velho Roney Corrêia resolveu abandonar a sociedade e cuidar apenas da sua fazendo. O segundo sócio majoritário assume total controle do supermercados, colocando assim seus três filhos para gerenciar a empresa. Porém em menos de dois anos pode ver seu império em sérios problemas.

Fazendo com isso que ele recorra a uma empresa de consultoria em gestão administrativa, firmando contrato logo em seguida com uma rede de varejistas de alimentos Rede Econômica com atividades no interior de Mato Grosso do Sul/MS. Foram realizadas varias reuniões e concluíram que era necessário realizar uma grande mudança na empresa para que a mesma pudesse ser salva e continuar levando o nome da renomada família para frente.

Todos os funcionários foram entrevistados, do presidente ao operacional. Encerrados os levantamentos foram constatados em relatoria que a anos o supermercado vinha sofrendo graves fraudes, a anos vinha se tirando dinheiro da fazendo e cobrindo rombos do mercado, porém com a perca do irmão mais velhos na sociedade foi que ficou visível o rombo.

Veja algumas conclusões;

O supermercado trabalhava sempre uma política de promoções internas, seguindo frequentemente indicações e familiares. O principal aparentemente é a competência técnica, tanto nos níveis superiores como inferiores. Não é raro encontrar diretores e gerentes de nível intermediário nas áreas operacionais examinando e comentando problemas técnicos. Desta forma, infelizmente, sobra pouco tempo para gerenciar. Na realidade, as funções gerenciais como planejamento, organização e controle praticamente não recebem atenção. O mercado necessita de um influxo de pessoas externas para a administração, que dêem menos atenção aos aspectos técnicos e mais ao lado gerencial.”

Destacando que se trata de uma empresa regional que iniciou suas atividades como um pequeno açougue, cresceu e após vinte anos detém 70% do mercado de sua cidade na venda de alimentos, eletrodomésticos e eletroeletrônicos(Supermercado). O objetivo de médio prazo é tornar-se uma rede com abrangência estadual, porém, a diretoria executiva entendeu, a partir do resultado da consultoria, que a profissionalização é primordial. Segue informações atualizadas da empresa:

• A estrutura da empresa² tem características funcionais, tendo por base a similaridade de tarefas, habilidades, recursos e conhecimentos necessários para o desempenho de cada função. Informando que:

o Presidência;

o Diretorias: Financeira (1), Compras (1), Operações (1);

o Gerências (7): Mercearia e Secos e Molhados (1); Hortifrutícola (1);Padaria (1); Linha Branca/Marrom (1); Armarinho e Textil (1); Açougue e Peixaria (1); Segurança (1).

o Total de colaboradores: 176 no total => Financeira (5); Compras (6) e Operações (155);

• Operações - Total de Colaboradores => Mercearia (15); Hortifrutícola (15);Padaria (10); Linha Branca/Marrom (30); Secos e Molhados (20); Armarinho(5); Textil (5), Açougue (20) e Peixaria (15) e Segurança (20).

• A estrutura política mobiliza poder - coalizações políticas entre departamentos é frequente. Em muitas situações a política se sobrepõe aos canais formais de autoridade e poder.

• Processo de contratação: aproveitamento interno via indicação e ligações políticas.

A partir dos resultados dessa consultoria, a diretoria executiva do Hipermercado (Rede Economica) abriu processo seletivo e contratou Ronald de Andréa como Diretor Administrativo e de Projetos para desenvolver:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.8 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com