TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenho Basico

Monografias: Desenho Basico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/8/2014  •  1.057 Palavras (5 Páginas)  •  282 Visualizações

Página 1 de 5

Perspectiva Isométrica

A Perspectiva isométrica ocorre quando o observador está situado no infinito e as retas projetantes são paralelas umas às outras e incidem perpendicularmente no plano. A representação tridimensional em que o objeto se situa num sistema de 3 eixos coordenados (axonometria).Os 3 eixos isométricos x, y e z formam entre si ângulos de 120°. Os eixos oblíquos formam com a horizontal um ângulo de 30° e suas medidas dos eixos principais permanecem inalteradas. Cada um desses eixos corresponde a uma dimensão do objeto.

Entre as perspectivas não cônicas, as isométricas são as mais utilizadas nos escritórios de projeto devido à sua versatilidade e facilidade de montagem. Porém, apresenta desvantagens, dados que vários pontos nos objetos representados criam ilusões de óptica, ocupando o mesmo local no plano dimensional quando eles têm localizações diversas no espaço.

Cotagem

A cotagem, no sentido mais estrito, é a representação gráfica no desenho das características de um elemento, através de linhas, símbolos, notas e valor numérico numa unidade de medida1 . A cotagem normaliza o intercâmbio das informações entre as diversas partes envolvidas no projeto.

De forma mais ampla, a cotagem pode significar a indicação das medidas, ou características, com a utilização do letreiro técnico, sem indicação de unidade (por exemplo, a medida é descrita por 50, e não por 50 mm). 2

Cotagem em desenho técnico. NBR 10126.

Linhas

No desenho técnico são utilizados diversos tipos de linhas para indicar o estado de uma aresta ou contorno em determinada vista. São utilizadas linhas contínuas grossas para arestas visíveis; contínuas finas para linhas projetantes, de chamada, de cotas, etc.; linhas tracejadas médias para linhas e arestas invisíveis; linhas traço ponto finas para representar centro de arcos, circunferências ou traço ponto fino e grosso para indicar cortes na peça; e linhas de ruptura (ou ziguezague), para indicar cortes parciais ou rupturas nas peças.

A norma NBR 08403 estabelece as espessuras (larguras) dos tipos de linhas utilizados na representação técnica. As larguras das linhas devem ser escolhidas, conforme o tipo, dimensão, escala e densidade de linhas no desenho. Para diferentes vistas de uma peça, desenhadas na mesma escala, as larguras das linhas devem ser conservadas.

Considerando a espessura da linha contínua grossa 1, teremos que a linha tracejada média possui espessura 0,5; a linha contínua fina possui espessura 0,25; a linha traço ponto fina também 0,25; as linhas de corte também teriam 0,25, exceto em suas terminações, onde é necessário aumentar sua espessura para 1; e por fim a linha de ruptura teria 0,5 de espessura. A tabela abaixo ilustra a proporcionalidade dos tipos de linha e suas aplicações.

Contornos e arestas visíveis 1

Contornos e arestas invisíveis 0,5

Linhas de projeção / cotas 0,25

Eixos de simetria / centro 0,25

Cortes 1 – 0,25 - 1

Ruptura 0,5

Ziguezague 0,5

Tabela. Tipos de linha, aplicações e características.

Embora existam espessuras padrão, no desenho manual é impraticável medir as espessuras das linhas. Porém, é imprescindível observar a proporcionalidade entre elas, principalmente no quesito espessura. Outros fatores também são importantes, como a proporção entre traços e espaços nas linhas tracejadas. Recomenda-se aqui que as linhas tracejadas sejam feitas com proporção de cerca de 4 mm cada traço, espaçados de 2 mm.

Para as linhas traço ponto, também é importante manter uma proporcionalidade, mantendo um traço de 6 mm de comprimento, espaço de 2 mm seguido de um ponto, em seguida mais um espaço de 2 mm e em seguida repete-se o procedimento. Por se tratar de recomendações, as dimensões podem ser adaptadas segundo a necessidade. No entanto, tanto os comprimentos dos traços quanto os espaços devem ser ampliados ou reduzidos proporcionalmente.

Outro quesito ao qual se deve prestar atenção é o cruzamento das linhas de centro (traço ponto). Uma vez que essas linhas são utilizadas para determinar precisamente a localização de um centro de arco, circunferência ou furo deve-se sempre realizar o cruzamento das linhas com traços. Nunca deve ser realizado o cruzamento em espaços ou pontos.

Legenda

Elas são uma espécie de etiqueta que fica posicionada no canto inferior direito da folha e fornece informações imprescindíveis ao desenho, à norma sugere a máxima dimensão que a legenda pode ter, no entanto o tamanho da legenda pode ser também condicionado pela quantidade de informações necessárias ao desenho que estamos fazendo. As informações vitais que deve possuir uma legenda são:

Identificação do projetista / desenhista;

Empresa proprietária do desenho / projeto;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com