TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenho: Técnico Moderno

Por:   •  19/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.247 Palavras (5 Páginas)  •  226 Visualizações

Página 1 de 5

Faculdade Anhanguera de Joinville

Curso: Engenharia Civil

Disciplina: Desenho Técnico

Professor: Edson A. Hardt

Nome

 Edmilson Duarte

 Anthony Ricardo Cavalli de Paula

 Daiane Albrecht

 Simone Silveira

 Ildo Carlos Bonato

RA

 1575125860

 2485746372

 2484662618

 1512261607

 2490758794

Atividades Práticas Supervisionadas

Joinville, 10 de Abril de 2015


INTRODUÇÃO

Nesta ATPS, abordaremos os tópicos apresentados não só em sala de aula, mas também em pesquisas realizadas junto ao livro texto (ref. PLT 180 – Anhanguera Educacional – Desenho Técnico Moderno – 4ª Edição – Arlindo Silva – Carlos Tavares Ribeiro – João Dias – Luís Sousa).

Assim, discutiremos como são representadas basicamente os elementos do desenho técnico, suas interpretações para a execução e a utilização de ferramentas computacionais como recursos para desenvolvimentos de projetos, entre outros.

DESENVOLVIMENTO:

Exercício referente a ATPS:

  1. Apresentação de representações básicas de elementos do desenho técnico, sua interpretação para a execução e a utilização de ferramentas computacionais como recurso para desenvolvimento de projetos:

ETAPA 1

PASSO 1

Tópicos básicos relacionados ao desenho técnico e seus respectivos pontos relevantes:

Desenho Técnico pode ser definido por tópicos como:

  • Forma de expressão gráfica que tem por finalidade a representação de forma, dimensão e posição de objetos de acordo com as diferentes necessidades requeridas pelas diversas modalidades de engenharia e também da arquitetura;

  • Utiliza-se de um conjunto constituído por linhas, números, símbolos e indicações escritas normalizadas internacionalmente;

  • Linguagem gráfica universal da engenharia e da arquitetura;

Assim, temos pontos relevantes como:

  • Perspectivas: utilizada quando se quer ter uma visão espacial, rápida, de determinado objeto;

  • Vistas múltiplas: é uma das representações mais usadas na Engenharia, e se baseia no conceito de projeção ortogonal;
  • Linhas: em desenho técnico existe a necessidade de utilizar tipos de linhas diferentes de acordo com o elemento a ser representado, facilitando a interpretação dos desenhos e sua compreensão.

ETAPA 2

PASSO 1

Estudo de caso junto a empresa mecânica da região:

Empresa: Winter Ferramentaria

Cidade/UF: Joinville/SC

Contato: Sr. Hans Kruger

Cargo: Projetista

Contato: Sr. Rodrigo

Cargo: Gerente de Produção

Roteiro da entrevista:

  1. Como são captadas as informações necessárias para o desenvolvimento do projeto ?

R.: O Cliente nos direciona quanto as suas necessidades, finalidades, idealização, aplicação, etc., e sobre estas, efetuam-se as projeções das peças necessárias para o atendimento dos requisitos, já obedecendo os padrões e processos para as finalidades produtivas.

  1. Quais as dificuldades encontradas na captação destas informações ?

R.: Por não haver normalmente um esboço do Cliente, cabe-nos a busca por todas as informações para este atendimento, e concepção do produto. Estas informações são realizadas através de reuniões, e trocas de e-mails, onde são encaminhados ao Cliente prévias dos projetos realizados, bem como amostras do produto pré-fabricado (protótipo). Estes processos são bem longos, e acarretam diversos problemas, até a conclusão e aprovação do projeto, liberando assim a produção do mesmo.

  1. Quais são as etapas deste projeto até sua aprovação ?

R.: São diversas etapas até chegarem ao Setor de Projeto, passando pelo Setor Comercial, etc., mas resumindo, são feitas reuniões junto ao Cliente, definição de um cronograma para atender a concepção do projeto e sua produção, o desenvolvimento do projeto dentro dos tópicos abordados com o Cliente, apresentação do projeto ao Cliente, avaliações e revisões dos projetos, validações, produção de protótipo, novas avaliações e revisões tanto do protótipo quanto do projeto, e após a aprovação final, encaminha-se um cronograma para fins de produção da peça e entrega ao Cliente. Todos estes processos geram em média (04) quatro meses de trabalho, para sua plena conclusão.

  1. Como são encaminhadas à produção ?

R.: Hoje os projetos são desenvolvidos e encaminhados a produção através de sistema, já alinhado aos equipamentos e demais maquinários disponíveis na empresa. Esse processo facilita todos os andamentos na composição do produto, além de reduzir situações de erros na fabricação do produto.

  1. Quais as dificuldades encontradas na interpretação dos projetos pelo usuário produtivo ?

R.: Hoje, dificilmente temos alguma objeção junto ao projeto pelo operador, pois devido a implementação de algumas padronizações e nomenclaturas na empresa, e, o investimento feito na aquisição e implementação de softwares integrados entre Engenharia / Projetos / Produção, o próprio operador da produção pode visualizar o projeto de forma 3D, assim tendo todo o entendimento da peça à ser desenvolvida. Essas padronizações, nos orientam quanto a modulação do produto para fins de montagem, tipo ou classe de uma furação, fragilidade da peça, etc..

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)   pdf (152.3 Kb)   docx (345.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com