TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenho experimental

Resenha: Desenho experimental. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/6/2014  •  Resenha  •  918 Palavras (4 Páginas)  •  424 Visualizações

Página 1 de 4

Delineamento Experimental

É o processo de planejar e conduzir um experimento, incluindo a sua implantação, de modo que seja possível recolher dados que possam ser analisados, usando as metodologias estatísticas apropriadas, e que conduzam a conclusões válidas e objetivas.

Exemplo: Estudar o efeito da Classe Social (Alta, Média ou Baixa) no peso das crianças. (Fator: Classe Social, três níveis qualitativos).

Estudar o efeito de Dose do Adubo (0, 20, 40, 60 e 80 kg/ha) na produção de uma determinada cultura. (Fator: Doses de adubo, cinco níveis quantitativos, crescentes e igualmente espaçados).

Estudar o efeito da Idade (I1:10-15, I2:15-20 e I3:25-30 meses) e Sexo (M e F) no peso dos animais. Fatores: Idade e Sexo com três e dois níveis, respectivamente. Os tratamentos são as combinações dos níveis dos fatores, que são seis, ou sejam: I1/M, I1/F, I2/M, I2/F, I3/M, I3/F.

Um fator pode ser de efeito fixo ou aleatório.

Fator de efeito fixo: Os níveis do fator são fixados (escolhidos) pelo pesquisador.

Exemplos: Os exemplos das Classes Sociais, Dose do Adubo, Idade e Sexo apresentados anteriormente são exemplos de fatores de efeitos fixos.

Fator de efeito aleatório: Os níveis do fator é uma amostra aleatória da população dos possíveis níveis.

Exemplo: Suponhamos que o Governo do Estado queira saber se a marca da vacina interfere no controle de uma determinada. Como existem no mercado várias marcas, o experimentador casualiza t marcas para o experimento. O experimento trará informações sobre a população de vacinas, não apenas para os t tratamentos. Este é um caso de fator de efeito aleatório.

Delineamento Inteiramente Casualizado (DIC)

Quando não se utiliza o princípio do controle local em virtude da certeza da homogeneidade das condições experimentais;

Os tratamentos são designados às parcelas sem qualquer restrição, ou seja, de forma completamente aleatória (sem controle local);

Exige uniformidade entre as unidades experimentais, devendo os experimentos ser conduzidos sob condições devidamente controladas e homogêneas;

Delineamento básico mais simples.

Vantagens:

Delineamento bastante flexível por depender apenas do número de parcelas experimentais;

ANAVA simples;

O número de graus de liberdade do erro experimental é máximo.

Desvantagens:

Exige homogeneidade total das condições experimentais, limitando o seu emprego;

Em situações experimentais onde não houver uniformidade das condições experimentais, o emprego inadequado do DIC pode conduzir a estimativas elevadas do erro experimental reduzindo a precisão do experimento.

Modelo estatístico

yij = m + ti + eij , onde yij = valor observado na unidade experimental que recebeu o tratamento i, repetição j; m= efeito geral da média; ti = efeito do tratamento i; eij = erro aleatório (resíduo).

A análise da variância é uma ferramenta muito usada para testes de hipóteses. Esse procedimento estatístico consiste em particionar a variação total em partes devidas a cada uma das Fontes de Variação envolvidas no experimento. Em um DIC têm-se duas fontes de variação, ou seja: o fator em estudo (tratamentos) e o erro aleatório.

Delineamento em Blocos Casualizados – (DBC)

Experimento com dois fatores sem interação. Um fator Tratamentos com t níveis, b repetições e tb unidades experimentais (ou parcelas). As parcelas não são homogêneas, mas podem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com