TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenho técnico

Artigo: Desenho técnico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2013  •  1.562 Palavras (7 Páginas)  •  598 Visualizações

Página 1 de 7

ETAPA 4

Passo 1

Estude o capítulo 4 que traz informações importantes sobre projeção ortogonal e responda as questões abaixo:

a) Existem dois métodos para representação de peças em Projeções ortogonais. Defina quais são esses métodos de representação, de que região eles se originam e qual é o adotado pela ABNT?

Resposta: Existem dois métodos para a representação de peças em projeções ortogonais: o método europeu, também chamado método do 1º diedro, e o método europeu, também chamado método do 3º diedro. (Falta complementação de resposta) pagina 41 PLT

Resposta da Internet(verde): NÃO SEI SE ESTÁ CERTO, PRECISAMOS CONFIRMAR!!

No método do primeiro diedro, o objeto a projetar se encontra entre o observador e o plano de projeção, ao contrario do método do terceiro diedro que o plano de projeção encontra- se entre o observador e o objeto a projetar e este é o método regulamentado pela ABNT.

b) Defina qual é o objetivo principal da representação do desenho técnico através de projeções.

Resposta: O objetivo primordial do desenho técnico é definir a forma e a dimensão de um denominado objeto. A leitura de um desenho deve, por isso, ser isenta de ambiguidades e proporcionar ao leitor todos os dados necessários para a fabricação. O desenho funciona como elo entre concepção e a fabricação.

c) A representação de peças no Desenho técnico é feita principalmente com projeções ortogonais paralelas de múltipla vistas. Comente e exemplifique quantas vistas são necessárias para representar um desenho técnico.

Resposta: A representação de peças em desenho técnico é feita principalmente com projeções ortogonais paralelas de múltiplas vistas. A projeção de uma figura sobre um plano é formada pela projeção de todos os seus pontos. A figura a ser projetada pode não ser plana, e em geral não o é. Será por isso necessário, usar mais do que um plano de projeção para projetá-lo conveniente e completamente.

(Preciso de ajuda-Achei no livro, porém não consegui entender muito bem para colocar no papel.) Pagina 47 PLT.

Resposta da Internet (verde): NÃO SEI SE ESTÁ CERTO, PRECISAMOS CONFIRMAR!!

Basicamente são necessárias três vistas, mas isso não se torna um padrão para todos os objetos como: esferas que são representados por apenas uma vista e desenhos simples sem muitos detalhes que em muitas vezes em apenas duas vistas já são evidentes todos os detalhes.

d) Quando existem detalhes a serem projetados que não são paralelos (oblíquos) aos planos de projeção, são usados, obrigatoriamente, planos de projeções paralelos a esses detalhes, de modo a representa-los na sua verdadeira grandeza. Explique a alternativa do uso de vistas auxiliares.

Resposta:Há peças que necessitam de dois planos auxiliares de projeção, visto que contêm detalhes oblíquos em relação ais três planos de projeção. (Preciso de ajuda!! Temos que explicar com nossas palavras e no livro não há explicação disto)

Resposta da Internet (verde): NÃO SEI SE ESTÁ CERTO, PRECISAMOS CONFIRMAR!!

As vistas auxiliares são empregadas para mostrar as formas verdadeiras das superfícies inclinadas contidas nos objetos representados, quando existem detalhes a serem projetados que não são paralelos aos planos de projeção;

Resumindo são usadas para observar com mais clareza detalhes que não são vistos em uma única vista.

Passo 2

Comece a preparar os desenhos para a conclusão do desafio proposto inicialmente, Execute detalhes das peças em separado em formato A4 com as devidas margens e a legenda. O desenho deverá conter a peças projeções. As cotas serão colocadas em outra etapa.

Etapa 5

Passo 1

Leia atentamente o capítulo 7, onde são mostrados os detalhes de cotagem, e responda aos questionamentos abaixo:

a) A cotagem requer a aprendizagem de um conjunto de regras e princípios, os quais permitem uma fácil e correta interpretação da peça, sendo imprescindível para sua definição, fabricação e controle. Quais são os elementos de uma cotagem?

Resposta: Cotas: São números que indicam as dimensões lineares ou angulares do elemento. A unidade das cotas lineares é o milímetro, usada nos países que adotaram o Sistema Internacional (SI) de unidades, na área da engenharia mecânica. Se houver dúvidas em relação as unidades usadas, ou se forem usadas outras unidades que não o milímetro, estas devem ser obrigatoriamente indicadas no campo apropriado da legenda. A unidade das angulares é o grau (º) independentemente da unidade usada nas cotas lineares.

Linhas de chamada:São linhas a traço continuo normalmente perpendicular à linha de cota, que a ultrapassam ligeiramente, e que têm origem no elemento a cotar.

Linhas de cotas: São linhas retas ou arcos, normalmente com setas nas extremidades, a traço continuo fino, paralelas ao contorno do elemento cuja dimensão define.

Setas:As setas ou flechas como são normalmente chamadas, não são mais do que as terminações da linha de cota de acordo com a norma ISSO 129:1985. Em engenharia mecânica devem ser usadas preferencialmente setas cheias, enquanto em engenharia civil se adotam os traços ou pontos. Em situações em que o espaço disponível não seja suficiente para a colocação das setas ou traços, usam-se pontos (ultimo caso).

Símbolos: Em cotagem, existe um conjunto de símbolos denominados símbolos complementares de cotagem, que permitem identificar diretamente a forma de alguns elementos, melhorando a interpretação do desenho.

Exemplos:

- Ø – Diâmetro

- R – Raio

- □ – Quadrado

- SR – Raio Esférico

- SØ – Diâmetro esférico

A norma brasileira que trata da cotagem em desenho técnico é a NBR 10126.

b) Qual é a regra a ser seguida quanto às orientações das cotas?

Resposta: As cotas devem ser orientadas sempre em relação a legenda da folha de desenho de tal modo que sejam lidas em duas diferentes perpendiculares entre si, a partir do canto inferior

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com