TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Organização Possui Uma Política Ambiental Documentada

Pesquisas Acadêmicas: Organização Possui Uma Política Ambiental Documentada. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/5/2013  •  585 Palavras (3 Páginas)  •  526 Visualizações

Página 1 de 3

Resumo

O objetivo deste artigo é estudar o chamado Sistema de Gestão Ambiental (SGA) e a adesão à certificação ISO 14.001 no Brasil e, especificamente, caracterizar e analisar o Sistema em uma organização do setor de autopeças. A pesquisa discute a evolução da Norma Ambiental ISO 14.001 no Brasil e no Mundo, as questões ecopolíticas e ecológicas, a ética e responsabilidade ambiental empresarial, a competitividade e as estratégias empresarias referentes à gestão ambiental, os investimentos ambientais e os stakeholders (clientes, empregados, concorrentes). O estudo de caso constitui-se de uma pesquisa de campo, com amostra aleatória de 68 funcionários e entrevista com o coordenador do Sistema de Gestão Ambiental. Na análise de dados foram abordadas questões sobre treinamento, modificação da carga de trabalho, cumprimento das Normas Ambientais, a prática de coleta seletiva, o grau de comprometimento da gerência e dos funcionários, entre outros.

1.0 - Introdução

A pesquisa acadêmica demonstra a evolução e a relação entre meio ambiente e certificação ambiental (IS0 14.001), especificamente no setor automobilístico, a relação dos stakeholders - clientes, empregados, concorrentes, a relação das empresas perante a adesão do certificado e as questões ecopolíticas e ecológicas.

Num segundo momento, será desenvolvida a questão do posicionamento ambiental estratégico, apresentando a ISO 14.001 no mundo, especificamente no Brasil e os investimentos ambientais; e num terceiro momento, a importância da certificação e rotulagem ambiental, a ética e responsabilidade ambiental, a competitividade e as estratégias envolvidas neste contexto.

Por fim, será apresentado um estudo de caso, enfatizando a implantação do sistema de gestão ambiental e a adesão da certificação ISO 14.001, em uma empresa de autopeças, fabricante de estruturas de bancos automotivos. O público pesquisado constitui-se de funcionários da área produtiva, da área administrativa e entrevista com o coordenador do Sistema de Gestão Ambiental com intuito de detectar os impactos do sistema, os problemas e a causa para tal investimento.

A empresa está em processo de implantação do Sistema de Gestão Ambiental (SGA) e a adesão à certificação ISO 14.001 que estava prevista para o primeiro semestre de 2004; porém não foi realizada devido às condicionantes da Fundação Estadual do Meio Ambiente (FEAM) que estão em andamento, pois a Licença de Operação (L.O) emitida pela FEAM constam algumas condicionantes a serem cumpridas pela organização.

A proposta da pesquisa visa identificar os impactos e as perspectivas da implantação do Sistema de Gestão Ambiental na organização, com destaque para empregados-gerência, as transformações no sistema produtivo, as normas de operação e a relação com fornecedores e clientes.

O trabalho acadêmico tem como objetivo principal caracterizar e analisar a implantação do sistema de gestão ambiental em uma organização do setor de Autopeças

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com