TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CRESCIMENTO FISICO E DESENVOLVIMENTO AMBIENTAL

Por:   •  7/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  821 Palavras (4 Páginas)  •  353 Visualizações

Página 1 de 4

Introdução

Este trabalho será uma consolidação baseada em cinco trabalhos individuais, apresentaremos uma junção dos três aspectos para uma melhor gestão ambiental dentro de uma empresa. Falaremos também sobre as premissas da economia clássica e seus equívocos sobre desenvolvimento sustentável no planeta em relação aos recursos naturais, os problemas ambientais considerando os limites ao crescimento físico e os problemas ambientais considerando a relação meio ambiente versus economia.

Justificativa

Os problemas ambientais começaram a existir em maior escala no início da industrialização e vem se intensificando gradativamente. É comum notícias na televisão falando sobre o aumento do buraco na camada de ozônio, poluição e escassez da água, desmatamento, espécies em extinção entre outros.

Para que uma sociedade obtenha um bom desenvolvimento sustentável, um meio ambiente equilibrado é preciso que haja um equilíbrio entre o consumo e os recursos naturais que são utilizados.

Segue exemplo de uma empresa que se preocupa com a sustentabilidade não somente em nosso país, mas, sim no mundo inteiro:

De acordo com o site da Faber Castell, estima-se que cerca de 20 bilhões de lápis pretos e coloridos para todos os tipos de escrita, desenho e pintura sejam produzidos em todo o mundo a cada ano usando diferentes tipos de madeira. Desse número, cerca de 50% dessa produção ocorre na China. Os fabricantes europeus fabricam por volta de 2 bilhões por ano. Para obter sua independência em relação às madeireiras e, ao mesmo tempo, conseguir manter a demanda crescente, a Faber-Castell iniciou um projeto pioneiro de plantio há mais de duas décadas em um antigo pasto com solo arenoso pobre. Essa ação provou ser um projeto florestal único no setor, localizado no meio do cerrado brasileiro, na região de Prata (Minas Gerais), a mais de 2500 km de distância da floresta amazônica. Atualmente, o projeto cobre 10 mil hectares e está certificado desde 1999 pelo seu manejo ambientalmente adequado, socialmente benéfico e economicamente viável. O pinus usado para a plantio é de uma espécie tropical chamada de Pinus Caribea, que cresce rapidamente, mesmo em condições desfavoráveis e tem fácil replantio. Utilizando tecnologias modernas de plantio e levando totalmente em consideração o solo, a água, a flora e a fauna existentes, esse projeto florestal representa um ciclo fechado ecologicamente perfeito, renovando cerca de 20 m³ de madeira por hora.

Desenvolvimento

No final do século XX a crescente preocupação com os danos ambientais causados pela ação do homem na busca pelo progresso material gerou na sociedade um intenso debate questionando a busca cada vez maior do crescimento econômico pelos países e que discutia a existência de limites físicos impostos pelo meio ambiente a esse crescimento.

Alguns pensadores economistas clássicos, como Nicholas Georgescu-Roegen, Jose Eli da Veiga, Arilson da Silva Favareto, defendem que os recursos naturais nunca irão acabar e que se não estivéssemos captando estes recursos desde a revolução industrial, o planeta poderia até estar pior do que se encontra hoje. Já Ignacy Santos defende a biodiversidade, ele fala em seu livro “Caminhos para o desenvolvimento sustentável” (2002), que se deve rever e modernizar as técnicas de utilização dos recursos naturais, ele ainda afirma que, todas as atividades econômicas são dependentes do ambiente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (48.6 Kb)   docx (13.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com