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Desenvolvimento De Sofwere

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Por:   •  6/11/2014  •  2.005 Palavras (9 Páginas)  •  215 Visualizações

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3 DISPOSITIVOS MOVEIS

A tecnologia em novos Softwares e computadores surgiu o que no mementos vem se destacando, os dispositivos moveis. Os dispositivos moveis como Tablet, Iphone, Celulares, Palmtop, agora tem processadores mas potentes, memórias expansivas, os filmes que outrora eram imensos agora continuam com a mesma qualidade mas com um tamanho acessível a varias dispositivos moveis. E citando também a tecnologia das nuvens. Que permite gravar grandes quantidades de dados que podem ser acessados por qualquer dispositivo com Wi-Fi ou outras alternativas que acessem a Internet.

O Java 2 Micro Edition (J2ME) foi desenvolvido para contemplar toda a diversidade computacional existente nos dispositivos móveis. A tecnologia J2ME conseguiu abstrair conceitos e técnicas para homogeneizar o desenvolvimento em dispositivos móveis de forma completamente transparente. O perfil de informação de dispositivos móveis, conhecido como MIDP (Mobile Information Device Profile) surgiu como solução para diferenciar alguns dispositivos que apesar de possuirem características semelhantes, ainda assim são tecnologicamente diferentes. O perfil MIDP contempla os aparelhos celulares e é o responsável pela definição das APIs necessárias para a persistência de dados.

A persistência de dados, na computação, refere-se ao armazenamento não-volátil de dados, por exemplo, o armazenamento em um dispositivo físico como um disco rígido. Quando se grava um arquivo no disco, por exemplo, o dado está sendo "eternizado", ou seja, deixa de ficar volátil na memória RAM e passa a ser escrito num dispositivo que armazena a informação de modo que ela não desapareça facilmente.

Pode-se dizer que de maneira geral, o termo persistência é associado a uma ação que consiste em manter em meio físico recuperável, como banco de dados ou arquivo, de modo a garantir a permanência das informações de um determinado estado de um objeto lógico.

Na orientação a objetos, chama-se de "objetos persistentes" aqueles que permanecem existindo mesmo após o término da execução do programa. Associados à persistência estão o gerenciamento dinâmico da memória e o armazenamento de objetos em bases de dados. Somente é possível "eternizar" um objeto quando este não possui "dados dinâmicos" (runtime), ou seja, dados que só fazem sentido no contexto do tempo em que estão executando, como sockets, por exemplo. Os objetos que possuem dados de tempo de execução, se congelados, após sua recuperação os dados que não fazem mais sentido no contexto do novo tempo são ignorados ou perdidos.

3.1 AS THREADS

A thread é uma divisão do processo principal de um programa. Todavia, nem todos os processos são divididos em múltiplas threads, assim como nem todos os processadores são capazes de trabalhar “tranquilamente” com uma enormidade de threads.

Os mais recentes processadores vêm com especificações quanto aos núcleos e às threads. Isso vai permitir que o processamento de uma tarefa seja

executado em paralelo com o gerenciamento do aplicativo. Implementados auxiliam no desempenho da execução sendo possível a execução em processadores separados realizando assim varias tarefas em paralelo, visando um aproveitamento do dispositivo na execução da aplicação.

3.2 SINCRONISMO DE PROCESSOS

Compartilhar recursos, acessar arquivos ao mesmo tempo e dados compartilhados sem gerar informações inconsistentes se deve a conceito de sincronismo de processos no qual o desenvolvedor deve criar um mecanismo para ordenar a execução de processos. Como foco em dispositivos moveis, com tamanho e algumas aptidões como de armazenamento e processamento reduzidas se torna primordial o correto planejamento e uma codificação bem elaborado no quesito de sincronismo de processos.

3.3 INTERFACE COM O USUÁRIO

Parte fundamental de um software, deve ser muito bem planejada para os dispositivos moveis, visando a tela reduzida e a entrada de informação pelo touch screen diretamente ou pelo uso de teclados exibidos na tela.

Tendo em vista estas dificuldades ergonômicas a elaboração de uma interface amigável e indispensável para o desenvolvimento para dispositivo móvel no qual o desenvolvedor deve levar em questão:• Formulários de entrada de dados claros e intuitivos,aproveitado e se enquadrando na tela reduzida do dispositivo.

• Comunicação com o usuário clara e coesa.

• Utilizar os recursos de movimentações do dispositivo e fala como meio para entrada de informações para a aplicação.

• Utilização de formas já abituais na programação para estes dispositivos.

• Disponibilização dos campos sem serem sobrepostos pelos recursos do dispositivo como: Teclados simulados, GPS, Leitores de Códigos e Captação de Imagens.

3.4 CRIAÇÃO E MANIPULAÇÃO DE BANCO DE DADOS

A dificuldade que os dispositivos moveis tem em se tratando de recursos como memória e processador para a persistência de dados também se aplica a questão de armazenamento de dados em forma de bancos de dados dependendo não apenas do espaço disponível mas do suporte a este tipo de aplicação. Alguns dispositivos permitem o suporte a recursos de liguagem como destacado antes e outros suportam banco de dados como SQL, OracleLite e SQL Sever Mobile Edition, que possibilitam alto níveis de pesquisa usando a codificação SQL.

Devemos levar em consideração a quantidade de dados a serem armazenados para um melhor recurso para o mesmo, banco de dados no dispositivo ou nas nuvens, apenas o recurso da linguagem.

3.5 SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO

Como Atender aos críticas de gestão da segurança da informação

Com a tecnologia criando cada vez mais equipamentos que disponibilizam informações de maneira rápida e surpreendente, como o caso de televisores e outros eletrodomésticos com acesso a internet, tabletes, PDA’s, celulares e uma gama de aparelhos que permitem a conexão aonde quer que estejamos, e com a facilidade de qualquer pessoa ter acesso a internet, seja pelo contrato direto ou utilização de pontos de acesso alguns até gratuitos e sem verificação. Ficamos com a dúvida: será que no meio virtual estou seguro?

Não, nem no meio virtual existe uma real segurança, e os investimentos

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