TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento De Um Software De Jogos De Empresas Ou Simulação Na área De Gestão Em Tecnologia Da Informação

Dissertações: Desenvolvimento De Um Software De Jogos De Empresas Ou Simulação Na área De Gestão Em Tecnologia Da Informação. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/9/2014  •  452 Palavras (2 Páginas)  •  462 Visualizações

Página 1 de 2

A simulação empresarial, também conhecida como Jogos de Empresas, é uma técnica de treinamento e desenvolvimento gerencial que utiliza softwares para simular um mercado competitivo entre empresas participantes de um jogo. É uma técnica de aprendizagem que, gradativamente, está sendo incorporada aos melhores cursos de graduação em administração, ciências contábeis, sistemas de informação entre outros e também nas empresas para treinamento de seus colaboradores.

Com a simulação empresarial, os usuários que interagem com os softwares desenvolvidos para tal propósito, podem desfrutar de um ambiente virtual onde decisões podem ser tomadas e a visualização dos resultados no andamento da chamada “empresa virtual” é imediata. O ambiente da simulação permite que ajustes possam ser feitos e a verificação de cenários possa ser realizada, com a grande vantagem em que nenhum recurso físico do mundo real é envolvido.

O precursor dos jogos de empresas foi o Top Management Decision Game, desenvolvido nos Estados Unidos pela American Management Association em 1956. Os primeiros jogos de empresas consistiam em uma adaptação, para o ambiente empresarial, dos simuladores existentes na área militar. Mas foi com a evolução e a popularização dos computadores que os jogos de empresas tiveram um grande impulso. As novas máquinas permitiram que fossem elaborados modelos de jogos mais complexos e com um alto nível de precisão. A introdução dos computadores permitiu, ainda, que os dados fossem processados com maior rapidez, tornando os jogos mais dinâmicos. Atualmente as simulações empresariais são um importante instrumento de treinamento e desenvolvimento das habilidades gerenciais.

2. Justificativa

O desenvolvimento de um software para simulação empresarial facilita a assimilação de erros por parte dos usuários e evita que os mesmos se repitam em uma situação real. Os usuários são agentes ativos no processo, proporcionando um clima motivacional favorável ao aprendizado e a simulação dá a eles a oportunidade de desenvolver capacidades no uso de ferramentas quantitativas, permitindo ainda integrar conhecimentos adquiridos isoladamente nas áreas funcionais de uma empresa, assim como a inter-relação ente elas.

Quando utilizado como jogo empresarial ou educativo, os competidores adquirem experiência no processo de tomada de decisões em gestão empresarial, assim como na avaliação de resultados e análise de desempenho. O jogo desenvolve habilidades na análise e interpretação de relatórios econômicos-financeiros das empresas e do mercado;

Também o processo da tomada de decisões, quando realizado em equipe, permite o desenvolvimento de habilidades inter-pessoais (estilos comportamentais).

Podem ser simuladas empresas de comércio, industriais e de serviço e várias decisões podem ser tomadas, especificamente de acordo com a empresa. Exemplos: política comercial dos diversos tipos de serviços (preço dos contratos, propaganda, contratos prévios máximos); empregados (admitidos, demitidos, salário, treinamento, participação nos,lucros, horas-extras); equipamentos (compra, prazo de compra, venda); finanças da empresa (empréstimo, tipo de empréstimo, aplicação, ampliação do estabelecimento, aluguel de instalações);

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com