TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento de software da empresa

Seminário: Desenvolvimento de software da empresa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/11/2013  •  Seminário  •  1.226 Palavras (5 Páginas)  •  395 Visualizações

Página 1 de 5

Questão 1

As organizações utilizam diversos recursos para atingir os seus objetivos. Contratam pessoas, adquirem máquinas e equipamentos, utilizam fábricas, lojas e escritórios para realizar suas atividades. Além disso, buscam utilizar a tecnologia como uma forma de aumentar a produtividade dessas organizações. Entretanto, a utilização das tecnologias impacta a organização do trabalho.

Considerando que os sistemas de informações fazem parte da tecnologia, é possível dizer que um sistema de informação é afetado pela forma como a organização trabalha (seus procedimentos)? Ou, o inverso, a adoção do sistema poderá definir outras formas de execução dos procedimentos organizacionais e assim afetar a forma como a organização trabalha?

Justifique sua resposta, apresentando uma situação real ou hipotética. Também pode ser feita pesquisa em qualquer fonte externa ao material didático (internet, livros, artigos, revistas, entrevistas, vídeos, entre outras fontes), que seja devidamente referenciada. (3,0 pontos)

Sim para as duas perguntas, sim para a primeira pergunta, pois o sistema de informação pode ser mondado conforme a necessidade da organização, como exemplo itens em um sistema de chamados podem ser reorganizados, adicionados e excluídos conforme for necessário, mas a segunda pergunta também está correta, pois há a possibilidade de adotarem um sistema que junto com ele venha regras de uso as quais não podem ser modificadas e a organização adota exatamente para moldar sua maneira de trabalhar de acordo com aquele sistema.

Questão 2

Empresas de desenvolvimento de software

O processo de desenvolvimento de software vem sofrendo uma série de transformações. Visando aumentar a produtividade e melhorar a qualidade do produto final, diversas metodologias vêm sendo adotadas. Geralmente as empresas dessa área de negócios possuem uma estrutura organizacional flexível, onde as equipes são responsáveis pela execução de projetos. Um projeto envolve a alocação de um gerente, analistas de sistemas, programadores, arquitetos de dados, administradores de banco de dados, analistas de testes e de documentação, dentre outros. Os profissionais podem atuar em diversos projetos. Além disso, existem ferramentas que são adequadas a projetos específicos (tais como linguagem de programação e ferramenta de banco de dados), enquanto que outras são comuns a todos os projetos (tais como ferramentas de gerenciamento de projeto e ferramentas Case).

Assim, as empresas organizam suas equipes visando desenvolver softwares que atendam as necessidades e demandas de seus clientes. Para isso, utilizam também sistemas de controle financeiro e vendas que permitem o registro dos dados financeiros decorrentes das vendas dos softwares pelos representantes e facilitam a geração de relatórios para os diretores e responsáveis pelas respectivas áreas.

O que você deve fazer:

A situação relatada permite analisar a empresa de desenvolvimento de software como um sistema organizacional, e, ao mesmo tempo, pode-se observar os sistemas de informação que esta empresa possui. Assim, crie um quadro destacando as entradas, o processamento e as saídas do sistema organizacional e dos sistemas de informação da empresa. (3,0 pontos)

ENTRADA

PROCESSAMENTO

SAÍDA

Funcionários.

Metodologias adotadas.

Ferramantas adequadas.

Analise de requisitos para criação do software.

Criação do software.

Documentação .

Baterias de testes.

Software criado e entregue em funcionamento.

Boleto para pagamento

Questão 3

Muitas pessoas se perguntam: o que é informação? Existe alguma diferença entre dado e informação? E entre informação e conhecimento? A confusão entre os conceitos pode levar muitas empresas a terem grandes gastos inúteis, por exemplo, armazenando um monte de dados achando que estavam armazenando informação ou conhecimento, isso é possível? Ouvimos muitos termos relacionados como processamento de dados, sistemas de informação, gestão de conhecimento, entre outros.

Assim, apresente: (2,0 pontos)

- Conceito de dados, informação e conhecimento.

Dado: forma bruta, simplesmente o dado, não necessariamente tenha informação útil, ou seja, simplesmente algo que existe.

Informação: é o dado trabalhado, dando um significado ao dado, ou seja , dados com importância.

Conhecimento: é um conjunto de informações aos quais pode se refletir, filtrar e associar dose de inteligência conceitos, informações experiências e tirar próprias conclusões.

- Relate, entre 10 a 15 linhas, como ocorre o processo de transformação (dado → informação → Conhecimento)

Dado algo bruto como por exemplo a palavra “pão” simplesmente “pão” o que não tem nada a mais atribuído nenhum valor ao não ser a própria palavra pão, já ao saber que pão é um alimento isso é uma informação, que é feito de trigo outra informação, que existe diversos lugares onde comprar como padarias, mercados, armazéns , etc.Outras informações, mas o conhecimento já seria uma união de informações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com