TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento Em Camadas

Dissertações: Desenvolvimento Em Camadas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2014  •  15.408 Palavras (62 Páginas)  •  280 Visualizações

Página 1 de 62

Desenvolvimento Multicamadas em Csharp (C#(csharp)) - Exemplo prático

Desenvolvendo uma aplicação Multicamadas para Windows em C#

Camada de Dados.

Introdução

Os aplicativos multicamadas dividem a funcionalidade em várias camadas separadas por agrupamentos lógicos onde estão as suas funcionalidades. Esse artigo é o primeiro de uma série, as quais apresentam um exemplo prático e simples abordando o desenvolvimento em multicamadas em C#.

Estes artigos atendem a solicitação de vários leitores que pediram um exemplo do desenvolvimento em C# ao terem acompanhado a série anterior do desenvolvimento de uma aplicação para disk-pizza feita em VB.NET.

A Programação Orientada a Objetos (POO) possibilita uma abordagem simples para a utilização de dados usando objetos. Neste exemplo, as camadas estarão dispostas no mesmo computador, mas os conceitos e funcionalidades aqui descrios poderão ser utilizadas de forma igual em ambientes distribuídos.

Estrura em três camadas:

A Figura 1 - Camadas da Aplicação apresenta a estrutura básica de um aplicativo exemplo que será desenvolvido em C# com a base de dados em SQL Server.

<!--[if !vml]-->

<!--[endif]-->

Figura 1 - Camadas da Aplicação

Camada de Dados:

Também conhecida como camada de informações, responsável por maner os dados pertencentes ao aplicativo. Essa camada normalmente armazena dados em um sistema gerenciador de banco de dados relacional (SGBDR) (Deitel et al 2002). No exemplo que é apresentado será utilizado o SQL Server 2005, nada impede que o leitor utilize outro, desde que adapte as strings de conexão e declarações de objetos na linguagem. É recomendável porém, que seja utilizado o SQL Server 2005 ou o SQL Server 2005 Express Edition.

Camada Intermediária:

A camada intermediária implementa a lógica de negócio e a lógica do controlador. Essa camada atua como intermediário entre os dados da camada de apresentação e os clientes do aplicativo. A lógica do controlador processa os pedidos do cliente e recupera do banco de dados. A lógica de negócios representam os métodos correspondentes as regras do negócio e garante que os dados sejam confiáveis, antes que o aplicativo servidor atualize o banco de dados ou apresente os dados aos usuários. Exemplos:

<!--[if !supportLists]-->• <!--[endif]-->Antes de gravar os dados de um cliente no banco de dados, na camada lógica de negócios, poderia haver uma regrar para checar se a data de nascimento do cliente por exemplo não é maior que a data atual.

<!--[if !supportLists]-->• <!--[endif]-->Se os campos obrigatórios foram preenchidos com dados válidos, etc...,

Ou seja, as regras de negócio dizem como os usuários/clientes podem e não podem acessar dados do aplicativo e como os aplicativos processam os dados. (Deitel et al, 2002).

Camada de Apresentação:

Também conhecida como camada de interface com o usuário ou camada superior, que no caso do exemplo que será apresentado são os formulários tipo Windows, se fosse uma aplicação para Web seriam os navegadores. A camada de apresentação interage com a camada intermediária para fazer pedidos e recuperar dados da camada de dados. Então, a camada do cliente exibe para o usuário os dados recuperados pela camada intermediária.

Cenário

Sistema de Controle de Apólices de Seguros de Veículos

Este visto no Diagrama de ER representa um modelo simplificado de um sistema de controle de apólices de seguro para veículos automotores.

Ao examinar a Figura 2 - Sistema Controle de Apólices de Seguro - Baseado em (Guedes, 2006) percebe-se:

a) Que um cliente para ser cliente efetivamente precisa possuir no mínimo uma apólice, podendo ter mais carros segurados, no entanto uma apólice pertence de forma exclusiva a um cliente.

b) Que uma apólice pode ser paga em várias parcelas. Que uma apólice refere-se a um veículo de um modelo determinado. E que esse mesmo modelo de veículo pode estar segurado em outra apólice de outro cliente.

c) Que um sinistro pertece a uma única apólice. Mas esta apólice pode ter uma ou mais sinistros ocorridos. Que o sinistro cadastrado pode ser de um tipo ou mais e representar vários danos.

Nota: Para fins didáticos este modelo está simplificado, faltam campos, poderíamos aplicar mais regras de normalização, como por exemplo a marca do veículo poderia estar em uma tabela separada e assim por diante. Porém isso foge ao escopo do objetivo principal que é o aprendizado do desenvolvimento em camadas.

Diagrama de Entidade Relacionamento

A Figura 2 - Sistema Controle de Apólices de Seguro - Baseado em (Guedes, 2006) representa o Digrama de ER explicado anteriormente.

Figura 2 -Sistema Controle de Apólices de Seguro - Baseado em (Guedes, 2006)

Objetivo do primeiro artigo:

Preparar a camada de dados, a qual será acessada pelos métodos da classe intermediária que representam a lógica do controlador, no caso do exemplo apresentado.

Mão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (63.6 Kb)  
Continuar por mais 61 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com