TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Determinação da composição granulométrica

Por:   •  3/12/2018  •  Ensaio  •  1.701 Palavras (7 Páginas)  •  225 Visualizações

Página 1 de 7

ENGENHARIA CIVIL[pic 2]

LABORATÓRIO - RELATÓRIO

Disciplina: Materiais de Construção II

Professor: Francisca Itaynara de Sousa                Data da Entrega: 03/12/2018

Ensaio:

Determinação da composição granulométrica.

VI Período

 Nota

Nome dos Componentes do Grupo - 1

1- Elisete Pereira

 

2- Francisco Daniel Nunes Araújo

3- Inácio de Sousa Coutinho Neto

4- Kelly Saraiva Mota

5- Keven Barbosa Cunha

6- Lais Mirelly dos Santos

7- Pedro Henrique da Silva Rocha Pereira

8- Raynara Karoline da Silva Oliveira

Floriano-PI

Dezembro/2018


Sumário

1 - Introdução                                  02

2 - Fundamentação Teórica                        03

3 - Objetivos                                  05

4 - Materiais e Métodos                                         06

5 - Resultados e Discussão                                         08

6 - Conclusão                         10

Referências         _                 11


  1. Introdução

Granulometria é o termo utilizado para medir a proporção relativa, em porcentagem, dos diferentes tamanhos dos grãos que constituem o agregado. A composição granulométrica tem grande influência nas propriedades futuras das argamassas e concretos. É determinada por meio de peneiramento, através de peneiras com determinada abertura constituindo uma série padrão.

O presente relatório se trata de uma aula prática que foi realizada no laboratório de Materiais de Construção, da Faculdade de Floriano no horário das 18h: 20 mim às 20h: 00mim do dia 23/11/2018, com a orientação da professora Francisca Itaynara de Sousa, com a análise granulométrica da amostra de partículas sólidas, através de um conjunto de peneiras compreende a determinação do tamanho das mesmas, bem como da frequência com que ocorrem em uma determinada classe ou faixa de tamanho.

Tivemos por base para o ensaio a ABNT-NBR NM248 que objetiva determinação granulométrica, permitindo identificar qual tipo de solo.


  1. Fundamentação Teórica

A granulometria é uma medida da distribuição do tamanho dos grãos, e o ensaio granulométrico é o procedimento utilizado para a determinação da porcentagem em cada série de peneiras, com faixas especificadas em norma para o tamanho das partículas, para determinar as dimensões das partículas do agregado.

De acordo com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), a norma que institui a determinação da composição granulométrica é dada pela NBR NM 248. Por definição, a série normal e intermediária é um conjunto de peneiras sucessivas, que atendam às normas NM-ISO 3310-1 ou 2 com a abertura das malhas estabelecidas na tabela abaixo:

Série Normal

Série Intermediária

75 mm

-

-

63 mm

-

50 mm

37,5 mm

-

-

31,5 mm

-

25 mm

19 mm

-

-

12,5 mm

9,5 mm

-

-

6,3 mm

4,75 mm

-

2,36 mm

-

1,18 mm

-

600 µm

-

300 µm

-

150 µm

-

Quanto à dimensão máxima caracteristica, define-se como a grandeza associada à distribuição granulométrica do agregado, correspondente a abertura nominal, em milímetros, da malha da peneira da série nominal ou intermediária, na qual o agregado apresenta porcentagem retida acumulada igual ou inferior a 5% em massa (NBR NM 248).

A NBR 7217 trata da determinação da composição granulométrica de agregados e da execução do ensaio. Estabelece-se portanto uma relação entre a massa mínima por amostra de ensaio e a dimensão caracteristica do agregado.

Quanto à execução do ensaio, deve-se encaixar as peneiras previamente limpas de modo a formar um único conjunto de peneiras, com abertura de malha em ordem crescente da base para o topo. Caso não seja possível promover a agitação mecânica do conjunto, classificar manualmente toda a amostra em uma peneira para depois passar para a seguinte, com tempo não inferior a dois minutos.

Promover a agitação mecânica dos grãos pela peneira e remover o material retido na peneira para uma bandeja identificada. Escovar a tela em ambos os lados para limpar a peneira. O material removido pelo lado interno é considerado como retido e o desprendido na parte inferior como passante.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)   pdf (376.6 Kb)   docx (200.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com