TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de determinação de finura do cimento Portland

Por:   •  4/4/2019  •  Ensaio  •  682 Palavras (3 Páginas)  •  451 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA

DO TOCANTINS

CAMPUS PALMAS

 BACHARELADO EM ENGENHARIA CIVIL

VINÍCIUS FERREIRA NARDI

RELATÓRIO DE ENSAIO: determinação do índice de finura do cimento Portland composto

PALMAS-TO

2018


FOLHA DE INTENÇÕES E APRESENTAÇÃO

Este ensaio tem como finalidade determinar a finura do Cimento Portland, um tipo de cimento muito utilizado na construção civil devido a sua grande capacidade de resistência. O ensaio foi completamente realizado dentro das normas técnicas para garantir efetividade e qualidade, com o auxílio do professor os próprios alunos efetuaram o ensaio.


ÍNDICE

1- OBSERVAÇÕES GERAIS        1

2- DESCRIÇÃO DA AMOSTRA        1

3- METODOLOGIA        1

4- APRESENTAÇÃO E ANÁLISE DE RESULTADOS        2

5- CONCLUSÃO        3

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        3



1- OBSERVAÇÕES GERAIS

Esse ensaio tem como finalidade calcular o índice de finura do Cimento Portland CP II Z 32, de modo a analisar as condições necessárias para o seu uso. A NBR 11579 foi devidamente seguida para realizar o experimento e conseguinte esses dados foram comparados usando a NBR 11578 que diz a respeitos dessas especificações.

2- DESCRIÇÃO DA AMOSTRA

A mostra utilizada foi de cimento Portland CP II Z 32 que é um tipo de cimento composto, neste caso contém adição de material pozolânico que adiciona ao cimento uma menor taxa de permeabilidade. Para a realização do ensaio foram conferidos uma amostra de 50 gramas e o cimento foi comprado em um estabelecimento especializado da cidade de Palmas.

3- METODOLOGIA

Esse ensaio foi realizado em laboratório no Instituto Federal do Tocantins sobe a supervisão do Prof.Dr. Moacyr Salles Neto.

Inicialmente foi usado uma balança com precisão de 0,01g para retirada da amostra que conferiu uma amostragem com massa inicial de 49,972g. O principal equipamento utilizado neste ensaio foi uma peneira com abertura de 75m, a peneira foi devidamente limpa e em seguida encaixada no fundo.[pic 2]

[pic 3]

Figura 1-Pesagem do material. Fonte: Autor

A primeira peneirada foi realizada para retirar os grãos mais finos, essa operação durou 5 minutos até que todos grãos passem pela malha.

A segunda etapa se iniciou limpando a parte inferior da peneira para retirar as partículas mais finas, foi utilizado um bastão de PVC para o auxílio do procedimento. E então se procedeu mais um peneiramento que durou 20 minutos e todo material que passou pela malha de 75m foi descartado.[pic 4]

Foi realizado novamente a limpeza da parte inferior da tela antes de se iniciar a terceira etapa, que se deu por imprimir movimentos rápidos de vaivém no conjunto durante 60 segundos. Nesse intervalo de 60 segundos todo o material recolhido no fundo não pode ultrapassar 0,05g e esse processo da terceira etapa deve ser repetido até que a massa de cimento seja inferior a 0,05g. Nesse ensaio esse último passo foi realizado cerca de 10 vezes até que desse certo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (271.7 Kb)   docx (656.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com