TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O CIMENTO PORTLAND – DETERMINAÇÃO DA FINURA POR MEIO DA PENEIRA

Por:   •  18/6/2020  •  Relatório de pesquisa  •  1.066 Palavras (5 Páginas)  •  268 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE TIRADENTES

DIRETORIA DE GRADUAÇÃO

COORDENAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL

JONNATHAN SIQUEIRA RAMOS

CIMENTO PORTLAND – DETERMINAÇÃO DA FINURA POR MEIO DA PENEIRA 75 µm (n° 200) – NBR 11579

Relatório de aula prática apresentado à Universidade Tiradentes como parte da medida de eficiência da disciplina Materiais de Construção II, turma N03, do curso de Engenharia Civil.

Prof. Me. Hilton Porto

ARACAJU/SE

09/2019

INTRODUÇÃO

O cimento Portland é um material industrial de grande valor agregado, sendo o constituinte de maior preço no concreto. Como todo produto industrializado, o cimento apresenta variações em suas características ao longo do tempo, muitas vezes excedendo ao que poderia supor como adequado. (PINTO, 2006)

Pinto (2006) cita que deve ser levado em consideração todas as variações do cimento como um elemento responsável, também, no desempenho negativo do produto final. Ainda com Pinto (2006), existem diferentes tipos de cimento e esses apresentam diferentes características e desempenhos. A alteração dos tipos de cimento ou até mesmo a marca, devem ser precedidas de uma boa investigação para que possa dimensionar os impactos que o produto final pode sofrer.

A par desses cuidados, Pinto (2006) explica que deve-se ter em mente que ensaios em cimentos Portland podem ser demorados e por muitas vezes o cimento já está aplicado, porém, ensaios mais simples como a determinação dos tempos de início e fim de pega, finura e resíduo insolúvel, podem fornecer dados para explicar possíveis alterações no comportamento do cimento.

Pinto, Ribeiro e Staling (2006), cita que a finura do cimento está relacionada com o tamanho dos grãos do material, sendo, então, definida durante o processo de fabricação.

De acordo com Brooks e Neville (2013), a finura é uma propriedade importante do cimento, pois, é através desse fator que se determina a resistência do cimento, por exemplo (um cimento com finura elevada pode gerar um concreto mais resistente).

A NBR 11579 (ABNT, 2012) determina o método de ensaio para a determinação da finura do cimento Portland com o emprego da peneira 75 µm durante a execução do dito ensaio, através de procedimentos manual ou mecânico. A NBR 11579 (ABNT, 2010), ainda prescreve que os resultados são expressos em porcentagem, em massa, de cimento cuja as dimensões ficam retidas na peneira citada acima.

OBJETIVOS

Determinar a finura do cimento Portland através do método de ensaio prescrito na NBR 11579 (ABNT, 2010), pelo procedimento manual e/ou mecânico.

MATERIAIS UTILIZADOS

Balança com resolução de 0,01 g;

Conjunto de peneiramento, composto por tampa, peneira 75 µm (n° 200) e fundo;

Pincel médio;

Pincel pequeno;

Bastão de PVC;

Flanela;

Registrador de tempo;

Vidro relógio;

(50 ± 0,05) g de cimento;

PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL

ELIMINAÇÃO DOS FINOS

Primeiramente foi assegurado que a peneira estava seca, limpa e apta para prosseguir o ensaio. Ao anexar a peneira no fundo, o cimento é colocado sobre a sua tela.

O operador tampou o conjunto e o segurou com as duas mãos, executando um suave movimento de vaivém horizontal com os pulsos, de modo que garantiu que o cimento se espalhou por toda a tela da peneira e evitando toda e qualquer perda de material.

Foi peneirado até que todos os grãos passaram pela malha da peneira, fato que ocorreu em XX minutos.

ETAPA INTERMEDIÁRIA

A peneira, então, é tampada e o fundo foi retirado do conjunto para que, com o bastão, fosse dado suaves golpes no rebordo exterior do caixilho da peneira afim de se desprender todas as partículas aderidas a tela e ao caixilho. Com o pincel médio, toda a superfície inferior da tela da peneira foi limpa e, em seguida, a mesma foi acoplada fundo.

A tampa é retirada da peneira e o peneiramento é novamente executado com suaves movimentos de vaivém horizontal, por XX minutos. A cada XX minutos o conjunto sofreu giros e a tela foi limpa. Nessa etapa todo o material passante foi desprezado.

ETAPA FINAL

Para o peneiramento final, a tampa da peneira foi acoplada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (46.1 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com