TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dispositivo Móveis na Saúde

Por:   •  21/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.256 Palavras (10 Páginas)  •  240 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE

CENTRO DE TECNOLOGIA

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA BIOMÉDICA

DISCIPLINA SISTEMAS DE INFORMAÇÕES NA SAÚDE

PROFESSORA HELIANA BEZERRA SOARES  

DISPOSITIVOS MÓVEIS

Discentes:  Adrielly Rosana da Costa Lima; Allyson Soares da Silva; Beatriz Vasconcelos de Oliveira; Ciro Evandro da Silva Lobo e Thaynan Ivis Patrício.

NATAL – RN

13/11/2018

Introdução

Esse trabalho tem como objetivo apresentar a área da Computação Móvel (CM), definindo o conceito, citando seus pontos positivos e negativos na área da saúde e as principais considerações de desenvolvimento, tanto em software e hardware quanto em relação a sua  infraestrutura.

Também iremos destacar os principais dispositivos que se encaixam na CM, e as principais tecnologias de desenvolvimento para aplicações móveis no mercado. Que de antemão podemos citar como exemplo o Java 2 Micro Edition - J2ME e o Super Waba.

E com relação a área da saúde, iremos descrever alguns exemplos dessa aplicação de dispositivos móveis nesse ramo; como o aplicativo médico Epocrates que informa sobre doenças, medicamentos alternativos, guias de laboratório, dicionário médico e interações medicamentosas, o software HandMed o qual realiza a captura automática de sintomas e monitoramentos na saúde do paciente através de questionários preenchidos pelos próprios pacientes e profissionais da saúde, e a iniciativa do Instituto do Coração - InCor em oferecer no seu sistema suporte a dispositivos móveis.

Computação Móvel

Um dispositivo adequado para a aplicação CM é aquele que pode ser transportado facilmente pelo usuário, ter capacidade de realizar processamento e trocar informações via rede sem fio. Dessa forma, é necessário que esses aparelhos tenham tamanho reduzido e não precise de cabos para conectá-lo permanentemente com fonte de energia elétrica ou rede de dados, ou seja,  os dispositivos móveis.

Essa aplicação combinada a internet dá origem ao termo wireless web, que é utilizado para denominar uma rede de computadores sem a necessidade do uso de cabos, funcionando por meio de equipamentos que usam radiofrequência, comunicação via ondas de rádio, ou comunicação via infravermelho. Wireless é a transferência de informação entre dois ou mais pontos que não estão fisicamente conectados                                                                             

Em resumo, a CM é  basicamente  uma solução em que a aplicação móvel funcione, ou seja, quando acessada por um dispositivo móvel auxilia na transferência de dados para onde e de onde o usuário necessitar, e também dá suporte a protocolos de comunicação wireless.

Essa aplicação também é bastante vantajosa na área da saúde, pois representa redução do tempo de espera de pacientes e profissionais, melhora do fluxo de trabalho, redução de tarefas manuais, melhor organização na documentação trabalhada, entre outros benefícios oferecidos. Em contrapartida há algumas desvantagens, como questões de segurança, complexidade, custo de implementação e manutenção e poucos profissionais especializados.

Para se desenvolver aplicações em computação móvel devem ser consideradas três pontos principais: infraestrutura, hardware e software, que por sua vez são divididos em subitens a serem analisados.

Hardware

O hardware refere-se a parte física dos dispositivos móveis e podem ser subdivididos em características relevantes a serem mencionadas, como: interface com usuário, protocolos e linguagens de marcação, modalidade e vida útil da bateria.

Um dos desafios para o desenvolvimento de aplicações móveis são as interfaces, pois se comparadas com os PCs estão em desvantagem. Para minimizar esses fatores as aplicações devem promover um design arrojado e funcional. Além disso, temos uma diversidade ampla quando falamos de protocolos e linguagem de marcação de hipertexto.

Outro fator a ser estudado é a mobilidade que se torna cada vez mais possível devido a autonomia em relação às fontes de energia, com dispositivos que utilizam de baterias cada vez mais duradouras. Por fim temos as modalidades, que são como categorias diferentes de interação com o usuário, por exemplo: desenvolvimento de funções via voz e adaptação de teclados para melhorar a digitação.

Software

O software é o produto ou serviço que é ofertado, sendo influenciado diretamente pelo hardware e infraestrutura. Entre suas principais características estão: foco da aplicação, plataforma, ferramentas e serviços.

O foco da aplicação está ligado a como pretendemos realizar aquilo que foi proposto, de forma a utilizar as características dos dispositivos móveis a favor do serviço. Já a plataforma se caracteriza pelo suporte à parâmetros como avaliabilidade, escalabilidade e performance, que são fatores que as diferenciam. O subitem de serviços está relacionado com as aplicações já ativas e que possam dar suporte aos usuários e suas necessidades.

No início dos anos 2000, o desenvolvimento de aplicações móveis era um ramo novo no mercado, consequentemente as ferramentas de desenvolvimento eram mínimas, e muitas destas não eram desenhadas para suportar a computação móvel. Atualmente, existem inúmeras ferramentas para esta área, desde as mais simples, para iniciantes, até aquelas mais complexas, voltadas para os profissionais.

Infraestrutura

A principal questão que abrange a infraestrutura são as redes de computação móvel, o que traz a complexidade e o aumento dos custos. Dentre suas características, podemos citar: cobertura, compatibilidade, segurança e cobrança.

A cobertura é um item importante devido a necessidade de alguns usuários de serviços de conexão ativa, ou seja, que precisam estar conectados sempre. Porém a rede wireless ainda não nos permite acesso em qualquer local, existem áreas fora da cobertura.

Quando tratamos de compatibilidade, nos referimos ao fator da heterogeneidade entre as redes de telefonia do mundo. Essa divergência se dá principalmente pela rápida expansão da área e pela falta de padronização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.8 Kb)   pdf (146.1 Kb)   docx (29 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com