TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Distribuiçao Linux

Tese: Distribuiçao Linux. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/11/2014  •  Tese  •  681 Palavras (3 Páginas)  •  168 Visualizações

Página 1 de 3

DISTRIBUIÇÕES LINUX

Existem atualmente dezenas de distribuições Linux. Abaixo, apenas alguns exemplos.

Debian é um sistema operacional de distribuição não comercial e livre de Linux. Como o Debian se baseia no projeto GNU, normalmente é chamado de Debian GNU/Linux. Atualmente várias distribuições comerciais se baseiam no debian como, por exemplo, Kurumin e Ubuntu. O nome "Debian" vem da junção do nome do principal fundador, Ian, com o de sua esposa, Debra.

Ubuntu é um sistema operacional não comercial patrocinada pela Canonical e baseada na distribuição Debian. Atualmente, é uma das mais populares distribuições Linux. O nome "Ubuntu" é uma palavra sul-africana que significa “humanidade para com os outros” ou "sou o que sou pelo

que nós somos".

Mandriva é uma distribuição que está disponível em versão gratuita e em versão paga. Ela é uma das poucas distribuições Linux com presença global e surgiu da fusão da empresa brasileira Conectiva e da empresa francesa MandrakeSoft. O nome "Mandriva" vem da junção dos nomes "Mandrake" e "Conectiva".

SUSE é uma distribuição comercial com versões para empresa, servidor, computação em nuvem e virtualização. O nome "SUSE" vem de um acrônimo em língua alemã para "Software und System-Entwicklung" e que significa "Software e Desenvolvimento de Sistemas".

Mint é uma distribuição não comercial de origem irlandesa e baseada nas distribuições Debian e Ubuntu. Hoje a versão mais popular, pois seu visual se assemelha bastante com a versão do Windows Seven, tendo grande aceitação e vários elogios dos usuários.

O nome "Mint" significa "hortelã" em inglês, por isso a cor e o formato do logo lembra essa planta.

APLICAÇÕES DO SISTEMA OPERACIONAL

Do “ponto de vista” do kernel, as aplicações do sistema, bem como qualquer outro programa, rodam no que é chamado “modo usuário”, logo, a diferença entre aplicações de sistema e aplicações do usuário se dá pelo propósito de cada aplicação. Aplicações do sistema são necessárias para fazer o sistema funcionar, enquanto as aplicações do usuário são todos programas utilizados pelo usuário para realizar uma determinada tarefa (como um processador de texto, por exemplo).

Entre as aplicações de sistema pode-se citar o init, o getty e o syslog.

• INIT

É o primeiro processo lançado após o carregamento do kernel na memória, e é ele o responsável por continuar o processo de boot lançando os outros programas. É o init o responsável, também, por garantir que o getty esteja sendo executado (para que os usuários possam entrar no sistema) e por adotar processos órfãos (processos filhos no qual o pai morreu), pois no Linux todos os processos devem estar em uma mesma árvore, e possuírem um pai (excluindo o processo init, que não tem pai).

• GETTY

Provê o serviço responsável pelo login dos usuários em terminais textos (virtuais ou não). É ele que lê o nome do usuário e a senha e chama o programa login para validá-los; caso estejam corretos é lançado um shell, caso contrário o processo todo é reiniciado.

• SYSLOG

É responsável por capturar as mensagens de erro geradas pelo kernel ou por outras aplicações de sistema, e por mostrá-las posteriormente quando o administrador do sistema solicitá-las.

Administrador ou Super Usuário

É a pessoa que gerencia e administra toda configuração do sistema, tem direito a fazer qualquer coisa no computar, tal como mudanças de configuração, ajustes no sistema, instalação de programas etc. O login cadastrado para conta do administrador é o Root.

O Root é cadastrado no momento da instalação do sistema, pois essa é uma das exigências feitas durante o processo de instalação. ou seja para reconhecer como super usuário do Sistema Linux é necessário, na inicialização do sistema que o usuário digite o root e a senha apropriada.

Usuário

O Linux é um sistema multiusuário, o que significa que é possível o uso de várias pessoas, inclusive ao mesmo tempo. Cada usuário é reconhecido pelo sistema quando inicia suas atividades mediante apresentação de um nome e senha, ou seja é possível cadastrar vários usuários num mesmo computador. Porem o privilegio é de somente usuário ou seja ele não tem como fazer alterações no sistema, uma vez que as alterações esta permitida somente para o usuário cadastrado no Root.

...

Baixar como  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »