TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Distúrbios Alimentares

Por:   •  17/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  4.715 Palavras (19 Páginas)  •  272 Visualizações

Página 1 de 19

[pic 1]

Distúrbios Alimentares

Nome: Ana Carolina Silva   R.A: c7746-26

Curso:Nutrição

Turma: N1AT15

Sumário:

1- Resumo................................................................................................................3

2- Introdução...........................................................................................................3

3- Referencial teórico...............................................................................................3

4- DISTURBIO ALIMENTAR COMPROMETE MASSA OSSEA DE ADOLESCENTE, REVELA PESQUISA DA FMUSP..............................................................................................3;4

5- CONVIVENCIA FAMILIAR PROBLEMATICA PODE DESENCADEAR QUADROS DE ANOREXIA..............................................................................................................4;5

6- BULIMIA NERVOSA...............................................................................................................5;6.

7- DESNUTRIÇÃO....................................................................................................6;7.

8- DRUNKOREXIA...................................................................................................7;8.

9- ORTOREXIA NERVOSA......................................................................................9;10.

10- ANEMIA........................................................................................................10;11.

11- Transtorno de Compulsão Alimentar.................................................................11.

12- OBESIDADE..............................................................................................12;13;14.

13- VIGOREXIA...................................................................................................14;15.

14- Conclusão....................................................................................................15;16.

15- Referências..............................................................................................16;17;18.

Resumo

Nesta pesquisa, podemos identificar os distúrbios alimentares mais comuns, de forma especifica, em alguns casos e a forma que a doença se propaga normalmente. Conscientizando a população de que as pessoas que sofrem com distúrbios alimentares precisam de ajuda, de apoio, e o mais importante, precisam ser entendidos do modo que pensam.

Os distúrbios apresentados como: anorexia, obesidade, anemia, vigorexia, compulsão alimentar, bulimia, desnutrição, ortorexia e drunkorexia, são identificados como uma forma de informação para a população de maneira que possa ocorrer praticas educativas no meio em que vivemos.

Introdução

Os distúrbios alimentares apresentam uma grande importância na saúde mundial, e estão muito distantes de seres doenças raras, quando atualmente é um dos maiores problemas de saúde mundial.

Os distúrbios alimentares são os mais variáveis possíveis: ingestão de, apenas, alimentos saudáveis, alcoolismo, consumo exagerado de fontes de proteína, dentre outras. Nesta pesquisa, o leitor poderá identificar alguns distúrbios, sendo eles: anorexia, obesidade, anemia, vigorexia, compulsão alimentar, bulimia, desnutrição, ortorexia e drunkorexia. Entender quais são suas diferenças, sintomas e qual o papel do profissional da saúde nestes casos. Reforçando a importância da consciência geral sobre essas doenças para que sejam descobertas com antecedência e assim as evitarem. E assim, ajudar a amenizar os quadros já existentes.

Referencial teórico

DISTURBIO ALIMENTAR COMPROMETE MASSA OSSEA DE ADOLESCENTE, REVELA PESQUISA DA FMUSP

O artigo revela a pesquisa, que foi realizada pela endócrino pediatra Mariana Moraes Xavier, pela faculdade de medicina USP(FMUSP) que teve por finalidade de um estudo com 35 adolescentes do sexo feminino, com o quadro de anorexia nervosa e outros distúrbios não especificados(TANE), concluindo-se que após um ano de tratamento nos grupos de anorexia e bulimia, não houve melhoras no quadro da perda de densidade óssea, e mesmo com a volta de uma alimentação a massa óssea não foi recuperada.

O estudo também revela que quanto mais cedo se começa um distúrbios alimentar, mais complicações haverá na fase adulta com maiores chances de sofrer fraturas. O fato de um distúrbio causar a desnutrição nesse período, pode se comprometer a massa óssea para toda a vida, mas com um diagnóstico precoce, pode se diminuir a chance da perda da massa óssea.

O estudo também contou com as pacientes do ambulatório do programa de atendimento, Ensino e pesquisa em transtorno alimentar na infância e adolescência-Ambulatório de bulimia e transtornos alimentares(PROTAP) do instituto de psiquiatria(IPq) do hospital das clinicas(HC) da FMUSP.

Entre as meninas participantes, 21 apresentaram anorexia nervosa e 14 tinham casos de outros distúrbios alimentares, entre idade de 10 e 12 anos, sem terem a primeira menstruação (amenorreia) mas com massa corpórea normal. Depois do tratamento concluísse que as participantes tiveram uma grande dificuldade, das 35 participantes, 17 tiveram internação hospitalar, 21 apresentaram transtornos psiquiátricos ligados aos distúrbios alimentares, também havendo em alguns casos ausência da menstruação. O tratamento foi intenso com acompanhamento médico, nutricional e psiquiátrico e no final foi constatado a melhora nutricional e hormonal das pacientes, tendo melhora de peso, proporção entre peso e altura.

REFERÊNCIAS:

AUTORA: MARIANA MORAES XAVIER

PUBLICAÇAO: AGENCIA USP DE NOTICIAS

EDITORA : Bruna Romão SAÚDE

18/03/2013

CONVIVENCIA FAMILIAR PROBLEMATICA PODE DESENCADEAR QUADROS DE ANOREXIA

Uma pesquisa realizada no instituto de psicologia(IP) da USP pela pesquisadora Elaine Soares Neves Lange, teve por finalidade mostrar que a convivência problemática entre mães e filhas teriam um desencadeamento para distúrbios alimentares, como a anorexia.

Foi reunido mulheres anoréxicas, entre 14 há 30 anos com suas respectivas famílias, e foi detectado um problema chamado Transgeracionalidade. Os quadros mostraram que as mães anoréxicas, também tiveram uma convivência conturbada com suas mães, também houve o fato em que os filhos, muitas vezes não são a maior preocupação dos pais, havendo então uma busca, de maneiras para se chamar a atenção, e se tornar o centro das atenções. Com isso os pais passam a se preocupar mais com a filha que está doente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.2 Kb)   pdf (161.8 Kb)   docx (41.2 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com