TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Drywall Trabalho de Produtos Inovadores

Por:   •  3/10/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.343 Palavras (6 Páginas)  •  74 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

  1. INTRODUÇÃO

O avanço da tecnologia na construção civil é surpreendente. Pesquisas apontam cada vez mais o crescimento de novas técnicas, trazendo para o mercado materiais inovadores, mais resistentes, leves, econômicos, que não agridam a natureza e ofereçam maior segurança.

Devido as facilidades e vantagens na construção civil o sistema construtivo conhecido como Drywall que é uma alternativa a alvenaria comum tem uma utilização crescente no Brasil a cada ano. Essa pesquisa tem como proposito de detalhar o sistema Drywall, suas características e benefícios a alvenaria convencional, sendo algumas delas uma maior mobilidade dentro de obra, facilidade em conservar a obra limpa, menor peso, menor custo global da obra e cronograma mais enxuto. As placas, em seu processo de fabricação, contam com diversas etapas, desde a extração da gipsita, tratamento para a formação de gesso, criação das placas em diferentes dimensões e a soma de componentes que mantem características para diferentes usos das placas.

Sua montagem também conta com passos que podem divergir para cada projeto, porém, na grande maioria das vezes compõem na montagem da estrutura metálica cuja composição é por montantes e guias, sendo elas fixadas em uma determinada ordem e distancia uma da outra, fixação das placas de acordo com a necessidade do local e preenchimento do espaço entre as placas e as montantes, com fibra de vidro ou outro material que corrija o isolamento acústico e térmico das placas.

O Drywall é favorável para reduzir a transmissão de ruídos. Igualando com o gesso cartonado que é ideal para a maioria dos ambientes, não deve ser usado em condições úmidas em ambientes como cozinhas, banheiros e áreas semelhantes. Aparência do Drywall foram referenciadas de uma maneira técnica e usual, sugerindo com que o usuário saiba exatamente o potencial deste produto e principalmente as possibilidades de utilização que irão criar um custo menor na edificação e uma grande produtividade, que foi observado, para que o usuário consiga unir e dirigir a sua necessidade ao produto. Com os anos o crescimento médio do drywall tem sido de 15% ao ano, diversas opções de plantas para residências vêm ajudando e ficando mais atrativo ao consumidor.

  1. FABRICAÇÃO

Um painel de gesso consiste de uma camada de gesso imprensado entre duas camadas de papel. O gesso é aquecido para eliminar a água, em seguida, re-hidratada ligeiramente para produzir o hemi-hidrato de sulfato de cálcio. O gesso é misturado com fibras (tipicamente de papel e / ou fibra de vidro), plastificante, agente espumante, cristal gesso finamente moído como um acelerador, amido ou outro quelato como um retardador, vários aditivos que podem diminuir míldio e aumentar a resistência ao fogo (fibra de vidro ou vermiculita) e cera ou emulsão silanos para menor absorção de água (CORBIOLLI 1995).

  1. MODELOS

 Atualmente a três tipos de placas de gesso (Drywall), que se diferenciam pelo tom de cobertura do papel cartão. A placa de gesso é comumente feita com uma das bordas das três bordas diferentes ao tratamento cônico, onde as longas bordas da placa são afiladas com um vasto chanfro na parte da frente para permitir que materiais de junção possam ser nivelados. Utiliza-se na borda fio liso, usado em toda a superfície que receberá uma fina camada (revestimento do skim) de acabamento de gesso, e, finalmente, chanfrada em todos os quatro lados, usando-se especialmente produtos especializados (SILVA, 2010).

[pic 2]

           https://casa.abril.com.br/construcao/drywall-entenda-como-funciona-esse-sistema-de-construcao/

Figura 1: Placas de gesso.

Placa branca (ST): é a variedade mais básica (Standard) dentre as três, grandemente aplicada em forros e paredes de ambientes secos e que serão acabados com pintura posteriormente.

Placa verde (RU): Prestigiado pelo termo “placa de Drywall verde”, as placas de gesso acartonado são resistentes à umidade (RU) possuem coloração esverdeada apenas para sinalização visual que as diferem das demais. No processo de fabricação, são acrescentados na mistura do gesso alguns aditivos hidrofugantes que normalmente são à base de silicone, fazem com que reduzem a taxa de absorção da água pelo material. Dessa forma, enquanto as chapas Standard apresentam uma taxa de absorção de água de até 70%, a placa de Drywall verde deve apresentar a taxa máxima de até 5% de absorção. As paredes em Drywall do tipo RU não são à prova d’água, sua utilização em ambientes como saunas, não devem ser instaladas, pois nesses locais a umidade costuma ser constante, não podendo também em ambientes externos.

Placa rosa (RF): tem a característica de ser resistente ao fogo (RF) e conta com uma situação análoga a descrição da chapa RU. Sua composição química é essencial e responsável por suas qualidades a resistência ao fogo, sendo sua coloração rosada apenas para diferenciá-la. No caso dessa chapa específica, sua espessura, que pode ser de 12,5 e 15mm, interfere diretamente a sua atuação de acordo com ensaios feitos pela ABNT.

[pic 3]

           https://www.escolaengenharia.com.br/drywall/

Figura 2: Parede Drywall

  1. INSTALAÇÃO

O profissional capacitado irá executar a montagem facilmente. Em construção comercial em grande escala, o trabalho de instalação e acabamento Drywall é muitas vezes dividido entre a mecânica do Drywall, ou cabides, que instalam o gesso, e os círios e fazem a aplicação cobrindo as cabeças com fixador composto Drywall. O Drywall pode ser classificados em cinco níveis de acabamento, sendo eles o nível 0, mais vistos em construções temporárias ou quando a decoração final é indeterminada, como em paredes de lojas de shoppings; o nível 1 é utilizado em áreas que ficariam fora da vista do público, mais vistos em sótãos; já o nível 2 é encontrado em garagens ou similares a áreas de armazenamento, tanto no nível 1 quanto no 2 são aceitáveis marcas de ferramentas e sulcos. Ambos os níveis 3 e 4, requerem que sua superfície seja preparada para ser revestida com um primer de Drywall antes de acabamentos finais e não aceitam marcas de ferramentas ou sulcos, a diferença é a decoração final, sendo o nível 3 uma pintura mais grosseira, sem muitos detalhes. O nível 4 é uma pintura com mais detalhes e que exige um belo acabamento, porém sem brilho. Para tintas brilhosas, semi brilhosas ou com textura, em ambientes com muita iluminação é usado as técnicas para o nível 5, esse nível também requer o revestimento com primer e não pode existir marcas de ferramentas e sulcos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)   pdf (491.1 Kb)   docx (468.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com