TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTUDO DE CASO EMPRESA FAMILIAR

Por:   •  20/3/2014  •  679 Palavras (3 Páginas)  •  470 Visualizações

Página 1 de 3

Empresa Familiar e a Importância da Assessoria Administrativa e Contábil

O Caso da Empresa CONQUISTA CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL LTDA ME

RESUMO

A empresa familiar ocorre de longa data, desde que os membros das famílias negociavam seu trabalho, na área de produção e na área de prestação de serviço, para obter seu sustento e sua sobrevivência. Este trabalho discute alguns dos principais aspectos relacionados com a administração das empresas familiares, trazendo com o estudo do caso da Empresa Conquista Capacitação Profissional Ltda ME. Apesar dos esforços da Sócia Majoritária em manter a empresa, devido ao rompimento entre os sócios, a situação financeira em que se encontra a falta de uma assessoria contábil e a inadimplência, foi inevitável a falência da organização.

1.INTRODUÇÃO

Este estudo visa demonstrar as possíveis causas que levaram a empresa Conquista Capacitação Profissional Ltda ME a encerrar suas atividades.

A empresa foi constituída pela Senhora Silvia Mattos Meirelles e o Senhor Roberto Castro Meirelles em julho de 2008 no bairro de São Marcos em Salvador - BA.

A atividade da empresa era basicamente a formação de profissionais em diversas áreas como: Informática, Telemarketing, Manutenção de Computadores e Práticas administrativas.

A empresa Conquista Capacitação Profissional Ltda ME está discriminada como uma empresa familiar dentre suas diversas formas administrativa tradicional apresentando grande influencia e participação ao quadro empresarial. Nesse sentido, quando se consulta a literatura especializada, percebe-se, por exemplo, de acordo com Lethbridge (1997), que em nível mundial, empresas controladas e administradas por familiares são responsáveis por mais da metade dos empregos e, dependendo do país, geram de metade a dois terços do PIB. Essas estimativas são enquadradas como muito conservadoras, uma vez que o Brasil apresenta entre seis e oito milhões de empresas, 90% das quais são empresas familiares (RICCA, 2007).

Neste formato a Conquista Capacitação Profissional Ltda ME, esteve ativa por quase seis anos, seu funcionamento esteve diretamente ligado a prestação de serviço, e seus contratos não estavam parametrizados de acordo com normas contábeis, nem seus lucros e gastos passavam por controles de um profissional da área contábil.

Dentre as coisas que os seres humanos consideram de maior importância podem se destacar a convivência com sua família e o desempenho de suas atividades trabalhistas. Deste modo a empresa Conquista Capacitação Profissional Ltda ME, empresa familiar tem a interessante possibilidade de agrupar essas duas necessidades, tornando o trabalho mais harmonioso e produtivo. Nesse sentido, quando os vários cargos são preenchidos com integrantes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com