TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTUDO DE CASO: EMPRESA DE VENTILADORES PARA FORNOS

Dissertações: ESTUDO DE CASO: EMPRESA DE VENTILADORES PARA FORNOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2013  •  324 Palavras (2 Páginas)  •  963 Visualizações

Página 1 de 2

ERGONOMIA – EXERCÍCIO

ESTUDO DE CASO: EMPRESA DE VENTILADORES PARA FORNOS

A empresa produz condicionadores de ar para indústrias do ramo. No momento o quadro de funcionários da organização e composto por 180 funcionários que se dividem em 3 turnos.

Produz 1500 equipamentos condicionadores de ar por dia. Mantendo 5 linhas de montagem diferentes, compostas por 6 a 10 colaboradores do sexo masculino, que trabalham com esteiras rolantes. Cada linha produz um tipo exclusivo de produto para um veiculo especifico. Na linha dois as peças pesam mais que 70 quilos, nas demais não ultrapassam 20 quilos.

As peças encontram-se dispostas em uma bancada que fica sitiada em posição superior a esteira e em alguns postos de forma lateral.

A última tem como função inspecionar a qualidade das peças.

Apresenta uso de gabaritos rotativos posicionados em frente cada posto de trabalho;

Vislumbra-se rodízios de trabalhos, diminuição da altura da bancada, instalação de gabaritos para aparafusamento das peças, instalação de dispositivos automáticos de furação e fixação;

Questões

1-) O que a empresa poderia fazer/implementar como melhorias para evitar afastamentos e acidentes no trabalho?

Resposta: A empresa pode implantar o sistema ergonômico, visando melhoria nas condições de trabalho e redução de acidentes.

2-) Supondo que a empresa esteja sendo implantada, e selecionando funcionários, como a ergonomia poderia ajudar na seleção dos candidatos?

Resposta: Selecionando os funcionários com o perfil adequado para o posto de trabalho isso ajuda ter melhor funcionário para trabalhar em cada posto e proteção de acidente.

3-) Qual a importância da ergonomia para a redução de custos para a empresa?

Resposta: A ergonomia ajuda na prevenção de acidentes o que diminui as despesas com funcionários afastados ou até mesmo pagamento de indenização.

4-) Você trocaria os trabalhadores dos postos de trabalhos após algumas horas (de um posto para outro e vice verso), ou os manteria fazendo sempre a mesma tarefa? Porque?

Resposta: Manteria no mesmo posto, porque cada funcionário foi contratado para trabalhar em um posto especifico e tem suas habilidades e o perfil que cada posto exige.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com