TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo De Caso Empresa Natura

Por:   •  15/12/2013  •  1.212 Palavras (5 Páginas)  •  1.230 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA

Trabalho Final da Disciplina

Planejamento Estratégico

Fortaleza

2013

Estudo de Caso

Empresa Natura

Trabalho acadêmico apresentado à disciplina de Planejamento Estratégico para obtenção de avaliação.

Fortaleza

2013

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 4

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 MISSÃO, VISÃO E VALORES 4

2.2 ESTRATÉGIA GENÉRICA 5

2.3 ESTRATÉGIA COMPETITIVA 5

2.4 AMBIENTE EXTERNO – OPORTUNIDADES E AMEAÇAS 6

2.5 AMBIENTE INTERNO – FORÇAS E FRAQUEZAS 6

3 DESENVOLVIMENTO E CRESCIMENTO DA EMPRESA 7

4 CONCLUSÃO 7

1 INTRODUÇÃO

O planejamento estratégico por diferenciação foi a estratégia utilizada pela natura para se sobressair no mercado de cosméticos tanto nacional como internacional

Esse artigo traz uma análise sobre a empresa Natura e sua atuação no mercado, assim como as estratégias utilizadas para predominar nele.

A Natura é uma empresa brasileira que atua no mercado de cosméticos em diversos países, no Brasil ela é a empresa líder deste mercado.

Este trabalho busca explanar e analisar a missão, visão e valores da empresa em estudo, assim como identificar estratégias utilizadas para tomada de decisões, análise do ambiente externo e interno, ou seja, averiguar e argumenta o que está presente nesta empresa e foi visto e estudo na disciplina de planejamento estratégico.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 MISSÃO, VISÃO E VALORES

A missão representa a motivação da empresa ser criada, esta ligada ao presente, devendo também responder as cinco perguntas básica ( O que fazer?/ Para quem?/ Como fazer?/ Para quê?/ Onde?) para a sua criação.

De acordo com o que foi estudado, e analisado a missão da natura “Nossa Razão de Ser é criar e comercializar produtos e serviços que promovam o Bem-Estar/Estar Bem.” (Natura, [2012?], online) representa muito bem e de forma sucinta as ferramentas a serem utilizados para a criação da missão de uma empresa, visto que a missão deve apresentar sua razão de existir e o motivo de ser criada.

Para a visão além de estar ligada ao futuro sempre há a necessidade de estabelecer uma data, um limite no futuro do objetivo a ser atingindo.

“A Natura, por seu comportamento empresarial, pela quantidade das relações que estabelece e por seus produtos e serviços, será uma marca de expressão mundial, identificada com a comunidade das pessoas que se comprometem com a construção de um mundo melhor através da melhor relação consigo mesmas, com o outro, com a natureza da qual fazem parte, com o todo.” (Natura, [2012?], online)

A visão da empresa em estudo pode-se constatar como a sua visão demonstra um desejo a ser conquistado, ou seja, é algo que a empresa almeja.

Os valores de uma empresa são o que a caracteriza, para a Natura eles buscam ajudar a sociedade sem gerar prejuízos no âmbito econômico, social e ambiental.

“Buscamos criar valor para a sociedade como um todo, gerando resultados integrados nas dimensões econômica, social e ambiental. Acreditamos que resultados sustentáveis são alcançados por meio de relações de qualidade, por isso buscamos manter canais de diálogo abertos com todos os nossos públicos.” (Natura, 2013, online)

No âmbito

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com