TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ECO TELHADO DE POLÍMEROS

Por:   •  24/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  828 Palavras (4 Páginas)  •  140 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

UNIVERSIDADE SALVADOR – UNIFACS

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA E ARQUITETURA

CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA

ANA VICTORIA VIEIRA DE OLIVEIRA ANDRADE

ECO TELHADO DE POLÍMEROS

Salvador

2016

ANA VICTÓRIA VIEIRA DE OLIVEIRA ANDRADE

ECO TELHADO DE POLÍMEROS

 

[pic 2]

Salvador

2016


SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        

1.2        OBJETIVO        5

1.3        METODOLOGIA        

1.4        RESULTADOS ESPERADOS        5

1.5        CRONOGRAMA        

1.6        REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        


  1. INTRODUÇÃO

A partir da revolução industrial o tratamento do lixo sofreu um impacto significativo, pois, até então, as famílias produziam lixo em pequenas quantidades. O lixo orgânico tinha origem nos restos de alimentos, papéis, papelões e tecidos. Até este momento praticamente não se falava em reciclagem destes materiais.

Com o início da revolução industrial, iniciou-se um movimento de migração de muitas famílias do campo para a cidade. Tais famílias buscavam os grandes centros, pois, acreditavam que teriam melhores condições de vida e trabalho. A revolução trouxe também a produção em escala e em grande quantidade e variedade de produtos (e embalagens), que ao serem consumidos passaram a gerar também grande volume de descarte de materiais, descarte este que até então que não existia, pois, as embalagens e recipientes eram reutilizados pelas famílias, como por exemplo, as garrafas de cervejas e refrigerantes de vidro.

A quantidade de lixo industrializado per capita está relacionada diretamente com o grau de desenvolvimento dos países, de forma que países menos desenvolvidos têm grande parte de lixo orgânico, e os países mais desenvolvidos possuem em sua maioria, lixo industrializado.

No Brasil, produz-se cerca de 500 gramas per capita de lixo por dia, sendo parte de lixo orgânico (250 gramas) e parte de lixo industrializado (250 gramas). A produção do lixo industrializado no Brasil é crescente e o tratamento destes produtos é inadequado. Na maioria dos casos (88% do lixo residencial) os resíduos são destinados a grandes locais a céu aberto, denominados de “lixões”. Estes locais são altamente danosos ao meio ambiente, pois os produtos lá depositados produzem o Chorume (“líquido poluente, de cor escura e odor nauseante, originado de processos biológicos, químicos e físicos da decomposição de resíduos orgânicos”), que pode contaminar o solo e lençóis freáticos e o gás metano, que contamina o ar.

A partir destas informações iniciou se uma pesquisa sobre reciclagem e utilidades que os materiais descartados têm para a sociedade, um dos trabalhos que chamou a atenção foi a eco telha, pelo fato de ter uma fácil fabricação, com baixo custo e não ser muito divulgada.

  1. OBJETIVO

Reeducar, conscientizar e promover, uma vida mais sustentável para a população utilizando para isso a menor parte possível dos recursos naturais e assim promover um mundo mais sustentável, reduzindo futuras patologias no meio ambiente.

A Reciclagem dos diversos polímeros em eco telhados que incorpora valores de forma inovadora à preocupação com o meio ambiente e diminuir o impacto ambiental gerado pela poluição dos mesmos. Além propor um novo visual para a fachada da edificação e melhorar a incidência de luz.

  1. METODOLOGIA

A metodologia utilizada por este trabalho compreende no processo de fabricação dos ecos telhados com os mais diversos polímeros onde o primeiro passo é encerar o molde uma vez e esperar secar, fazer o polimento do molde para fácil desmontagem esse processo é feito por 2 vezes.

Depois prepara a resina em um recipiente, em seguida coloca o catalisador e aplica com pincel em todo o molde, depois aplica uma camada de fibra, torna a aplicar outra camada de resina, em seguida coloca o granulado de pet por cima. Por último coloca mais resina e espera a secagem para poder dar o acabamento com uma lixa.

  1. RESULTADOS ESPERADOS

A partir da montagem dos Telhados Eco, espera-se que os mais variados polímeros (pneus, pets, pvc, etc.) que antes eram descartadas e ficavam por muito tempo para se decompor no meio ambiente sejam aproveitadas, através da montagem de telhados que não agridem o meio ambiente, propondo uma utilidade a esses dejetos e a fim de diminuir a poluição, além disso, quando instalado proporciona mais luminosidade ao ambiente, consequentemente gerando uma economia de energia.

  1. CRONOGRAMA

ETAPAS

2016

Fev

Mar

Abr

Mai

Jun

Jul

Ago

Set

Out

Nov

Dez

Definição do Tema

Levantamento Bibliográfico

Elaboração do Anteprojeto

Entrega do Anteprojeto

Obtenção do Material Bibliográfico

Leitura e Análise do Material Coletado

Elaboração do TFG

Qualificação do TFG

Levantamento de Dados

Análise dos Dados Coletados

Revisão

Entrega do TFG

  1. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
  1. http://paposustentavel1.blogspot.com.br/2011/03/o-lixo-e-revolucao-industrial-historia.html Acessado em 06 de Setembro de 2016
  2. http://www.aguanajarra.com.br/nossa-causa/?id=12 Acessado em 06 de julho de 2016
  3. http://meumundosustentavel.com/eco-glossario/reciclagem-de-garrafas-pet/
  4. Acessado em 06 de julho de 2016
  5. http://permaculturabr.ning.com/profiles/blogs/como-construir-telhados-com
  6. Acessado em 06 de Setembro de 2016
  7. http://www.advivo.com.br/blog/gustavo-belic-cherubine/artigo-de-r-abramovay-desenvolvimento-sustentavel-qual-a-estrategia-para-o-brasil
  8. Acessado em 06 de Agosto de 2016
  9. http://www.2quartos.com/tipos-telhados-vantagens-desvantagens-cada/
  10. Acessado em 06 de Agosto de 2016
  11. http://engiobra.com/polimeros-usados-na-construcao-civil/
  12. Acessado em 06 de Agosto de 2016
  13. http://fait.revista.inf.br/imagens_arquivos/arquivos_destaque/U8nT9wKRxmNmgZL_2014-4- 22 de Agosto de 2016

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (185.5 Kb)   docx (23.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com