TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EDUCAÇÃO DIGITAL

Monografia: EDUCAÇÃO DIGITAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/10/2014  •  Monografia  •  2.375 Palavras (10 Páginas)  •  251 Visualizações

Página 1 de 10

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

CURSO DE PEDAGOGIA

EDUCAÇÃO DIGITAL.

Joice de Campos Matias – R.A. C01916-0

Rafaela Belmira Abud– R.A. C284HB-9

Regiane Alves de Souza– R.A. C309BF-2

Michele Fernanda S Bardela – R.A. C346BA-2

Bruna de Oliveira Fonseca – R.A C361E1-9

Beatriz Camargo da Silva – R.A B82ICI-3

Sorocaba

2014

Joice de Campos Matias – R.A. C01916-0

Rafaela Belmira Abud – R.A. C284HB-9

Regiane Alves de Souza– R.A. C309BF-2

Michele Fernanda S Bardela-R.A. C346BA-2

Bruna de Oliveira Fonseca-R.A. C361E1-9

Beatriz Camargo da Silva -R.A. B82ICI-3

EDUCAÇÃO DIGITAL.

Universidade Paulista - UNIP

Sorocaba – SP –2014

Sumário

1 RESUMO 4

1.1 INTRODUÇÃO 5

2 OBJETIVO 6

3 EDUCAÇÃO DIGITAL 7-8

4 CONCLUSÕES 9

5 ANEXO ENTREVISTA 10/11/12

6 ANEXOS IMAGENS...................................................................................................13

7 REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFIA..............................................................................14

1 RESUMO

Eeste trabalho é resultado de uma pesquisa e entrevista realizada na escola E.M “Tereza Ciambelli Gianini” localizada no bairro Nova Sorocaba.

Teve como proposta discutir na entrevista as tecnologias educacionais, neste sentido propõe-se refletir a respeito da chamada sociedade da informação e comunicação, e como este conteudo vem influenciando o processo educativo e comportamental das crianças e professores nas escolas diante da proposta de informatização.

As escolas tem por fim um papel primordial, que é formar cidadãos para a sociedade atual, aonde o proprio trabalho assume uma nova conceituação. Na medida em que um trabalho informatizado possui escritórios virtuais, não necessitando de tantos deslocamentos e sim mais interação, estas questões exigem a reflexão do papel da escola neste momento histórico onde a tecnologia não pode construir-se em mero instrumento de uma educação arcaica.

Para isso é preciso a contribuição do maior agente principal: O professor estes necessitam de formação para estabelecer a critica das informações dentro e fora da escola diferente de antigamente onde o professor era visto como transmissor de conhecimentos e hoje deve atuar como mediador e conselheiro participativo.

1.1 INTRODUÇÃO

A chegada das tecnologias de informação e comunicação (TIC) na escola evidencia desafios e problemas relacionados aos espaços e aos tempos que o uso das tecnologias novas e convencionais provocam na pratica que ocorrem no cotidiano das escolas. Para entede-los e supera-los é fundamental reconhecer as potencialidades das tecnologias disponiveis e a realidade em que as escolas se encontram inseridas. Indentificando as caracteristicas do trabalho pedagogico que nela se realizam, de seu corpo docente e discente,de sua comunidade interna e externa.

Este conhecimento favorece a incorporação de diferentes tecnologias(computadores,internet,TV,videos...) existem nas escolas a pratica pedagogica e outras atividades escolares nas situações em que possam trazer comtribuições significativas. As tecnologias são utilizadas de acordo com os propositos educacionais e as estrategias mais adequadas para propiciar ao aluno a aprendizagem, não se tratando da informatização do ensino que reduz as tecnologias a meros instrumentos para instruir aos alunos.

No processo de incorporação das tecnologias nas escolas, aprende-se a lidar com a diversidade, a abrangencia e a rapidez do acesso a informação, bem como novas possibilidades de comunicação e interação. o que propicia novas formas de aprender, ensinar e produzir conhecimento, que se sabe incompleto, provisório e complexo. Os topicos apresentados no trabalho “Educação Digital” tem foco em experiencias de uso das tecnologias nas escolas e em teorias que as fundamentam, e defendem as necessidades de um paradigma inovador que supera a educação centrada na tranmissão de informação, na segregação de alunos e professores a um espaço de aprender e ensinar limitados pelas paredes de um sala, propondo um encontro da era digital com a escrita e a oralidade propiciando pelo uso de TIC como ensejo a comunicação interativa, a aprendizagem colaborativa e ao desenvolvimento da criatividade.

2 OBJETIVO

O principal objetivo desse trabalho é a entrevista realizada em uma escola para saber como a “EDUCAÇÃO DIGITAL”influencia na maneira de trabalhar dos professores nas escolas e, explicar como as escolas reagem e se posicionam em relação a nova era da tecnologia.

A entrevista consiste em exemplificar detalhadamente sobre como são realizadas as atividades tecnologicas e em que ambientes são aplicados estes tipos de estudos avaliando sua qualidade considerando seus aspectos positivos e negativos, ou seja, como

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com