TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EGE – GRADUAÇÃO DE ENGENHARIA ELÉTRICA AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL

Por:   •  10/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.954 Palavras (8 Páginas)  •  312 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

DECEENG – DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS E ENGENHARIAS

EGE – GRADUAÇÃO DE ENGENHARIA ELÉTRICA

AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL

JEFERSON JULIANO FAURO - 476335

MARLON CARGNELUTTI -  645207

PALOMA VERIDIANE DAPPER - 645088

VIRGÍNIA CRISTINA SAMRSLA CZYZESKI - 644805

SISTEMA DE SEMÁFOROS

Ijuí - RS

2013

JEFERSON JULIANO FAURO - 476335

MARLON CARGNELUTTI - 645207

PALOMA VERIDIANE DAPPER - 645088

VIRGÍNIA CRISTINA SAMRSLA CZYZESKI - 644805

SISTEMA DE SEMÁFOROS

Trabalho apresentado à disciplina de Automação Industrial para obtenção da aprovação parcial pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÍ.

PROFESSOR : GILSON BATISTA

Ijuí - RS

2013

LISTA DE FIGURAS

Figura 1 - Controlador Lógico Programável.        

Figura 2 - Estrutura de um programa em Ladder.        

Figura 3 - Display de 7 segmentos.        

Figura 4 - Representação interna nas configurações anodo e catodo comum.        

Figura 5 - Circuito Integrado 4511.        

Figura 6 - Circuito inicial desenhado no software Protheus.        

Figura 7 - Esquema de ligação do 4511.        

Figura 8 - ...        

Figura 9 - ...        

Figura 10 - Bancada de ligação da CLP.        

Figura 11 - Circuito final do sistema de semáforos.        

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        

1. CONTROLADOR LÓGICO PROGRAMÁVEL        

1.2 Decodificador 4511 e Display de 7 segmentos        

1.3 O Circuito integrado 4511        

2. SISTEMA DE SEMÁFORO        

2.1 Implementação Prática.        

2.2 Lógica        

3 CONCLUSÃO        

4 . REFERENCIAS        

INTRODUÇÃO

O semáforo, também conhecido como sinaleira é um equipamento utilizado para controlar o trafego de veículos, pedestres e ciclistas. Possui grande aplicação em cidades de médio e grande porte. Geralmente é composto por três sinais luminosos, um verde, um amarelo e outro vermelho. O controle do semáforo permite alternar o direito de passagem em uma interseção. O cálculo dos tempos de controle dos sinais luminosos é determinado a partir das limitações físicas das vias que se interceptam e dos tempos perdidos no controle. Os tempos perdidos equivalem ao tempo em que os veículos e pedestres não podem cruzar a via, tal como os tempos mais utilizados como o sinal amarelo.

O presente trabalho visa elaborar um sistema de controle para semáforos. O projeto deste sistema irá incluir um CLP, display de 7 segmentos e conversores binários ou de 7 segmentos. Para a realização da programação será utilizado o software TwidoSuite ® e será implementado na prática com o objetivo de comprovar a lógica do sistema.

1. CONTROLADOR LÓGICO PROGRAMÁVEL

Um Controlador Lógico Programável ou Controlador Programável (Relé programável ou módulo lógico), conhecido também por sua sigla CLP e pela sigla de expressão inglesa PLC (ProgrammableLogicController), é um computador dedicado, baseado num microprocessador que desempenha funções de controle através de softwares desenvolvidos pelo usuário (cada CLP tem seu próprio software, geralmente a linguagem é padrão Ladder) - controle de diversos tipos e níveis de complexidade. Geralmente as famílias de Controladores Lógicos Programáveis são definidas pela capacidade de processamento e um determinado número de pontos de Entradas e/ou Saídas (E/S), digitais e analógicos.

Os CLPs são compostos por hardware, software, unidade central de processamento (CPU), memória, entradas e saídas. O hardware deve possuir alta confiabilidade, imunidade a ruídos eletromagnéticos, isolação galvânica de entradas e saídas, deve também ser facilmente configurável e de manutenção simples. O software deve possuir uma programação simples com recursos para processamento em tempo real e alta velocidade de processamento.

A CPU é responsável pela tomada de decisões. Através da programação ela analisa o estado das entradas e altera o estado das saídas de acordo com a lógica programada.

A Figura 1, mostra um esquema simplificado de um CLP:

Figura 1 - Controlador Lógico Programável.

[pic 1]

A programação é feita utilizando a linguagem Ladder. A linguagem Ladder é baseada no princípio de contatos elétricos. Cada um dos componentes pode possuir um número infinito de contatos que são limitados pela capacidade de memória do controlador programável. Ladder é uma palavra inglesa que quer dizer escada e este nome está associado à representação gráfica dos contatos: ela é feita horizontalmente, em linhas paralelas, que lembram os degraus de uma escada.

Figura 2 - Estrutura de um programa em Ladder.

[pic 2]

Para a realização da programação foi utilizado o software TwidoSuite® que é compatível com o CLP do modelo TWDLCAE40DRF da marca Schneider Eletric. Essa programação foi anexada ao final deste relatório.

1.2 Decodificador 4511 e Display de 7 segmentos

        O display de sete segmentos, nada mais é do que um invólucro com sete led´s com formato de segmento, posicionados de tal forma a possibilitar a formação de números decimais e algumas letras utilizadas no código hexadecimal. O display de 7segmentos é mostrado na Figura 3.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13 Kb)   pdf (879.4 Kb)   docx (735 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com