TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ELEMENTOS BENEFICOS

Por:   •  8/12/2015  •  Trabalho acadêmico  •  845 Palavras (4 Páginas)  •  440 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

Universidade Federal Rural de Pernambuco

Departamento de Ciências Florestais

ELEMENTOS BENÉFICOS E ELEMENTOS TÓXICOS

Recife, 07 de outubro, 2015

[pic 2]

Universidade Federal Rural de Pernambuco

Departamento de Ciências Florestais

ELEMENTOS BENÉFICOS E ELEMENTOS TÓXICOS

Pedro Paulo B. Interaminense

Recife, 07 de outubro, 2015

INTRODUÇÃO

As plantas absorvem do solo todos os elementos químicos na forma em que está disponível, classificando-os de acordo com a necessidade geral das plantas.

Os elementos químicos absorvidos pela planta podem ser classificados em: essenciais, que são os nutrientes das plantas das quais ela não vivem. Uteis ou benéficos, que são os nãos essenciais, a planta pode viver sem eles, porém, a presença desses faz com que a planta se desenvolva com mais eficácia como, por exemplo, Na, Se, Si, Co e Al. E os tóxicos, que essenciais ou não, são prejudiciais as plantas.


DESENVOLVIMENTO

A Classificação para elementos benéficos se dá quando o elemento é apenas essencial para algumas espécies, ou sob condições especificas, onde se observa a absorção.

Sódio(Na)

 A essencialidade do Na esta relacionada somente em espécies halofitas, pois tem mais facilidade de substituir o potássio pelo sódio, e também em espécies C4 e CAM. A característica do Na, está na expansão celular e no equilíbrio hídrico das plantas.

 O sódio tem função de ativar as enzimas e função osmótica que esta na execução da abertura dos estômatos e osmorregulação nos vacúolos.

 Os sintomas de toxidez de Na nas plantas estão associados na redução do crescimento e na produção além do amarelecimento e murchamento das folhas.

Silício(Si)

 O silício é considerado benéfico para a maioria das plantas, e a capacidade de absorção varia de espécie para espécie. O efeito do seu beneficio  está mais relacionado a funções estruturais e de defesa da planta.

 O Si é transportado pelo xilema e depositado no apoplasma e uma vez depositada o silício se torna imóvel. Geralmente as gramíneas apresentam maior acumulo, é utilizado silicato para aumentar o teor de Si no solo para aumentar a produtividade. Ameniza estresses bióticos e abióticos.

Está incluindo na lista como micronutriente.

Selênio(Se)

 As propriedades químicas do Selênio e do Enxofre são bastante parecidas e quando absorvido pode ser incorporado em aminoácidos no lugar do outro.

O Selênio é essencial para os humanos e animais, pois é uma ativador enzimático, antioxidante e um componente do tRNA. Nas plantas o Selênio atua da mesma forma no entanto é considerado apenas benéfico, pois sem Se as plantas crescem normalmente, mas com o Se as plantas apresentam maior crescimento e produtividade.

Colbato(Co)

 Outro elemento benéfico é o cobalto (Co), que está ligado a microrganismos fixadores de N2. Portanto, em leguminosas dependentes da fixação os sintomas visuais de deficiência de Co são típicos sintomas de deficiência de N. O teor de Co nas sementes dessas plantas tem grande importância quando cultivadas em solos com deficiência do elemento.

Alguns efeitos benéficos do Co para as leguminosas. Sendo constituinte da cobalamina (coenzima B12, vitamina B12), componente que transporta oxigênio para a respiração bacteriana nas raízes.

Alumínio(Al)

 O Al é o cátion mais abundante na crosta terrestre, com participação na estrutura de vários minerais primários. A liberação de Al da fase sólida para a fase líquida do solo está diretamente ligada ao processo de acidificação do solo.

  O Al está implicado na redução da disponibilidade e absorção de P do solo, e também na inibição competitiva da absorção de nutrientes catiônicos, como o Ca2+, Mg2+, K+ e micronutrientes. O alumínio tem a ação mais fixada no sistema radicular, o que torna as raízes, indistintamente, mais grossas e curtas. Essa alteração marcante no sistema radicular se deve ao efeito do alumínio no processo de divisão celular.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (114.2 Kb)   docx (29.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com