TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ELEVADOR HIDRAULICO

Por:   •  13/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.057 Palavras (5 Páginas)  •  1.819 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL

CAMPUS DA REGIÃO DOS VINHEDOS

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS, DA NATUREZA E DE TECNOLOGIA

DENER PAGNUSSAT

DENILSON DIONATTAN DA COSTA DA SILVA

PROJETO DE UM ELEVADOR HIDRÁULICO

BENTO GONÇALVES

2016

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO.........................................................................................................................3
  2. DESENVOLVIMENTO DO PROJETO DO ELEVADOR HIDRÁULICO .....................4

  1. CONCEITO BÁSICO DE UM ELEVADOR HIDRÁULICO ..................................................4
  2. REPRESENTAÇÃO DO ESQUEMA HIDRÁULICO .............................................................4
  3. DIMENSIONAMENTO DO SISTEMA HIDRÁULICO .........................................................5
  4. PERDA DE CARGA .................................................................................................................7
  5. CONSIDERAÇÕES FINAIS .....................................................................................................9
  1. CONCLUSÃO ........................................................................................................................10
  2. REFERÊNCIAS .....................................................................................................................11

   

  1. INTRODUÇÃO

Esse trabalho tem como objetivo o dimensionamento de um elevador hidráulico, nele será realizado o projeto do sistema hidráulico utilizando o software FluidSIM da Festo, além de dimensionamento do cilindro hidráulico, bomba, tubulações e reservatórioo. Após ser calculados todos os componentes vai ser levado em conta a perda de carga e recalculado o cilindro para os novos valores.

  1. DESENVOLVIMENTO DO PROJETO DO ELEVADOR HIDRÁULICO

2.1 CONCEITO BÁSICO DE UM ELEVADOR HIDRÁULICO

O conceito básico de um elevador hidráulico é um carro sendo levantado utilizando uma bomba hidráulica, um pistão dirigido por fluidos montados dentro de um cilindro. Como mostrado na Figura 01.

[pic 1]

                                   Figura 01 – Esquema básico elevador hidráulico

O sistema básico é o cilindro sendo conectado a um sistema de bombeamento, em geral o fluído utilizado é óleo, mas pode ser utilizado outros fluidos incompressíveis. O sistema hidráulico básico é dividido em três partes: O reservatório, a bomba e a válvula.

A bomba força o fluido do tanque em um tubo, levando ao cilindro. Quando a válvula é aberta, o fluido de pressurização escoará pelo caminho da mínima resistência e retornará ao tanque de fluido. Mas quando a válvula está fechada, o fluido de pressurização não tem lugar para ir, exceto o cilindro. Conforme o fluido entra no cilindro, ele empurra o pistão para cima, erguendo o carro do elevador.

2.2 REPRESENTAÇÃO DO ESQUEMA HIDRÁULICO

Com auxílio do programa FluidSIM, foi desenvolvido e testado o esquema hidráulico do projeto do elevador conforme mostra a Figura 02.

No esquema hidráulico representado na Figura 02, são demonstrados e citados os itens que se encontram nesse cojunto, tais como unidade hidráulica, filtro, válvula direcional, válvula direcional de redundância e clindro de dupla ação com amortecimento.

[pic 2]

                             Figura 02 – Esquema Hidráulico

2.3 DIMENSIONAMENTO DO SISTEMA HIDRÁULICO

Para ser feito o dimensionamento do pistão requerido no elevador, primeiramente foi estipulado qual a carga que o elevador deveria levantar, para nosso projeto já levando em conta o peso próprio e o coeficiente de segurança do projeto, nossa carga de elevação será de 10 toneladas. O segundo ponto para a definição do pistão; qual pressão iremos utilizar, e esta foi definida em 60 bar. Utilizando a Equação 01. Encontramos a área necessária para o nosso pistão.

[pic 3]

Equação 01 – Equação da Pressão.

P= Pressão [Pa]

F= Força [N]

A= Área[m²]

Assim foi encontrado que o diâmetro mínimo da haste necessária seria de 134,6mm, então foi adotado um diâmetro de 6” ou seja 152,4mm.

Tendo o diâmetro da haste e sabendo que a elevação seria de 2 metros foi calculado o volume necessário de óleo para erguer o pistão utilizando a Equação 02.

[pic 4]

Equação 02 – Equação do Volume.

V= Volume[m³]

A= Área[m²]

h = Comprimento [m]

Foi calculado que o volume do pistão será de 0,0365m³. Sabendo o volume necessário para o pistão foi escolhida uma bomba com vazão que encha o pistão com uma velocidade aceitável, não muito demorado e nem muito de pressa. A bomba escolhida ficou com vazão de 126,3 litros por minuto, coforme é mostrado na Tabela 01.

[pic 5]

Tabela 01 – Bombas PFR 20, Parker.

Utilizando a bomba escolhida o pistão levará 18 segundos para sair do ponto mínimo e chegar ao ponto máximo, tendo assim uma velocidade de 0,111 m/s ou 111 mm/s.

O volume do reservatório é calculado pela Equação 03, no nosso caso o volume adotado para o reservatório é de 0,4m³ ou 400 litros.

[pic 6]

Equação 03 – Volume Reservatório.

V= Volume [m³]

Q=Vazão[m³/h]

2.4 PERDA DE CARGA

Para o cálculo de perda de carga foi buscado um escoamento laminar, foi utilizado um comprimento equivalente de acordo com a Tabela 01. O diâmetro da tubulação foi projetado para ser de 2”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)   pdf (281.4 Kb)   docx (89.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com