TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O EXPERIMENTO DE FLUÍDOS: ELEVADOR HIDRÁULICO

Por:   •  17/8/2020  •  Relatório de pesquisa  •  1.256 Palavras (6 Páginas)  •  494 Visualizações

Página 1 de 6

 

RELATÓRIO FÍSICA APLICADA

EXPERIMENTO DE FLUÍDOS: ELEVADOR HIDRÁULICO

Belo Horizonte

Maio/2020

  1. Introdução

Beatriz Alvarenga (2009) define hidrostática como sendo o estudo dos corpos em equilíbrio. Tal palavra teve origem na língua grega, com a junção de duas palavras, onde hidro significa água e estática significa corpos rígidos em equilíbrio. Este ramo da física possui este nome, pois o primeiro fluido a ser estudado foi a água, no entanto, toda substância fluida e de fácil escoamento, que altera sua forma quando recebe a ação de pequenas forças (líquidos e gases) é estudado pela hidrostática.

O estudo da hidrostática teve origem com o cientista Arquimedes, matemático, físico, engenheiro, inventor e astrônomo, que viveu na Grécia, entre os anos 287 – 212 a.C.

 

Arquimedes formulou o princípio da alavanca. Demonstrou com detalhes matemáticos que um pequeno peso a certa distância de um fulcro iria equilibrar um grande peso próximo do fulcro e que os pesos e as distâncias estavam em proporção inversa. Conta-se que, a propósito do princípio da alavanca, Arquimedes teria dito: “Dê-me um ponto de apoio e posso mover o mundo. (BRENNAN, 2008, p. 15)”.

Outro importante nome que não pode ser deixado de citar, quando falamos de hidrostática, é o francês Pascal (1623 – 1662). Ele teve inúmeras contribuições no campo da física, ao desenvolver estudo baseados em descobertas feitas pelo italiano Torricelli, sobre a pressão atmosférica.

Um dos princípios utilizados por Pascal foi o teorema de Stevin que é enunciado da seguinte forma: "A diferença entre as pressões de dois pontos de um fluido em equilíbrio é igual ao produto entre a densidade do fluido, a aceleração da gravidade e a diferença entre as profundidades dos pontos."

[pic 1]

                         FIGURA 1    

O Princípio de Stevin é regido pela seguinte equação:                       , onde:[pic 2]

[pic 3]

         é a diferença entre as pressões,   a densidade, g a aceleração da gravidade e        a diferença entre as profundidades.[pic 4][pic 5]

No ano de 1653 Pascal enunciou e provou o que chamamos de “Princípio de Pascal”. Segundo Halliday e Resnick (2009), o princípio de Pascal pode ser descrito como: a pressão é diretamente proporcional a força e inversamente proporcional à área, sendo que esta se distribui de maneira uniforme por todos os pontos do fluido.

[pic 6]

                                                             

                                                                                FIGURA 2

Pascal utilizou conceitos (pressão, densidade, etc) e princípios (Princípio de Stevin) da hidrostática para enunciar seu próprio princípio, e é através dele que é possível mostrar como se dá o funcionamento de um elevador hidráulico, onde um corpo com grande massa pode ser levantado com uma força menor do que a necessária, sem a utilização de nenhum dispositivo.

De acordo com a figura 1 apresentada, o funcionamento do equipamento ocorre pois o pistão da direita apresenta área n vezes maior que o pistão da esquerda. Desta forma temos a seguinte relação:

[pic 7]

Onde:

Fa = força aplicada sobre  o pistão menor.

Aa = área do pistão menor;

Fb = força aplicada sobre  o pistão maior.

Ab = área do pistão maior;

Ao se aplicar uma força Fa diretamente no pistão de área Aa, ocorrerá um acréscimo de pressão que refletirá em todo o fluido. Sendo assim, como a área Ab do pistão b é maior que a do pistão “a”, a força a ser aplicada sobre o pistão “b” deve ser proporcionalmente maior em função de sua área.[pic 8][pic 9]


  1. Objetivo

O objetivo deste experimento, é entender e reconhecer que as pressões nos líquidos se transmitem em todas as direções com os conhecimentos aplicados ao Princípio de Pascal e Hidrodinâmica. Através da construção de um Elevador Hidráulico, a partir de materiais que possuam preços acessíveis, e a partir de tal construção, fazer simulações para ver o comportamento do equipamento.

  1. Material

  • Seis pesos de 200 gramas (cada);
  • Duas seringas de vidro de diâmetros diferentes;
  • Água com corante;
  • Uma mangueira.

[pic 10]

 

  1. Procedimento

Para realização deste experimento utilizaremos uma bancada para montagem.

As seringas de vidro de diâmetros diferentes, contendo água com corante, foram acopladas a uma mangueira. O equipamento montado funcionará como um elevador hidráulico, e durante a demonstração posicionou-se primeiramente quatro pesos (totalizando 800 gramas) sobre o êmbolo da seringa de diâmetro maior, e a metade dos pesos, ou seja, dois pesos, totalizando 400 gramas, sobre o êmbolo da seringa de diâmetro menor. Sendo assim, houve um deslocamento vertical (elevação), do êmbolo da seringa de maior diâmetro, conforme figura 2.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (284.7 Kb)   docx (635.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com